Logo Escolas Médicas

Artigos & Matérias

Burocracia - por Aucélio Gusmão

04/07/2014

 
   

                                                         Burocracia

  

Muito do que queremos chamar de gerenciamento, consiste em dificultar que as pessoas façam seu trabalho, mesmo quando este trabalho é executado com critério, honestidade e dedicação. 

Tempo é o recurso mais escasso, a não ser que seja gerenciado. Nada que não pode ser gerenciado, pode ser administrado. São duas sentenças magnas do guru da gestão Peter Drucker. 

Se você pretende ser bem sucedido ao gerenciar e controlar os outros, aprenda a gerenciar e controlar você mesmo. Há um único patrão em todo negócio. O cliente. 

Ele pode despedir todos na companhia, simplesmente ao gastar seu dinheiro em outro lugar. As pessoas querem economizar, e por conta disto, se dispõem a pagar qualquer preço. 

Entender as necessidades humanas é metade do trabalho para satisfazê-las. Nunca esquecer o cliente. A burocracia é criada – equivocadamente – seja com que mérito seja, sem pensar nesta figura chamada cliente, como prioridade. 

Quando a burocracia cresce, há uma tendência de buscar objetivo onde quer que seja, para justificá-la. Burocracia tem uma forte tendência a levar a uma centralização, e esta a uma apoplexia central e anemia das extremidades. 

Trabalho de gestão é ver a organização não como ela é, mas como pode se tornar. Capacidade executiva é decidir rapidamente e conseguir alguém mais para fazer o trabalho.

 Um comitê consiste em um grupo de pessoas importantes que não podem fazer nada, mas juntas decidem que nada pode ser feito. Nada, portanto, é impossível até ser levada para um comitê.

 Em gestão criou-se ações burocráticas que não vingaram. Consultoria e auditoria são duas delas. Hoje já se começa a discutir a validades das mesmas. Grandes organizações que as adotaram como rotina passaram ou passam por severas dificuldades.

 Em um sistema burocrático, o trabalho inútil conduz o trabalho útil (Milton Friedman). Cuidado e atenção deve sobrar, pelo indesejável que pode ensejar.

 No nosso país já se criou medo e neologismo em relação à burocracia. Burocratizar, significando criar dificuldades ao curso das coisas; burocracia, o próprio substantivo.

 A indecisão leva a falta de envolvimento e comprometimento, o que prejudica decisivamente o resultado. Há uma frase atribuída à tenista Martina Navratilova que diz assim: a diferença entre envolvimento e comprometimento é como um café com ovo e presunto; a galinha foi envolvida e o porco teve sua vida comprometida.

 Indecisão é também falta de um líder. O trabalho da liderança, não é da energia, mas liberá-la para os outros, ocasião em que as coisas acontecem. A burocracia, a regra de ninguém, tornou-se a forma moderna de despotismo (Mary Mccarthy).

 Burocracia é um mecanismo gigante para ser operado por gestores de menor qualificação. Burocracia, uma dificuldade para cada solução.

 Aucélio Gusmão

Médico

enviar para amigo >>  
compartilhe >>
voltar

deixe sua opinião

Médicos, Residentes, Professores, Coordenadores de Escolas Médicas

clique aqui

Estudantes,
Acadêmicos de Medicina

clique aqui

NEWSLETTER

Nome:
Email:
Banner Banner

EscolasMedicas.com.br © 2010

Logo Hidea