Logo Escolas Médicas

Artigos & Matérias

MEDICINA: Ciência e Arte -Viriato Moura

19/10/2015

MEDICINA: CIÊNCIA E ARTE

  

Não é possível dissociar o binômio ciência e arte da Medicina. Aquele que só conhece a ciência médica e não a pratica com a arte de bem relacionar-se com seus pacientes, não sabe Medicina e nem sequer deve ser considerado plenamente médico.

A adequada relação dos médicos com seus pacientes só será possível se o profissional transpor a barreira reducionista que os reconhece apenas como máquinas que necessitam de ajustes, de reparos, até de troca de algumas peças.

O complexo biopsicossocial que contextualiza o ser humano deve merecer ampla e diversificada atenção dos profissionais que cuidam de sua saúde. Somente atingem esse objetivo aqueles verdadeiramente conscientes de sua quase divina missão de curar quando possível,  trazer-lhes alívio se esse intento não for atingido, ou pelo menos consolá-los quando mais nada lhes podem oferecer.

Desde Hipócrates, que alçou a Medicina a condição de ciência há cerca dois milênios e meio, os médicos valeram-se muito mais da arte médica — visto que ainda não dispunham de conhecimentos científicos suficientes. Os avanços da Medicina/ciência são relativamente recentes — ainda não completaram um século. Porém, a Medicina/arte abranda incômodos e promove curas  desde que o ser humano existe.

Ciência e arte: duas faces da mesma moeda que a Medicina representa. Essa sim, a verdadeira moeda de valor, no âmbito do saber científico, para prevenir, atenuar ou banir sofrimentos, curar doenças e até evitar a morte.

 

Viriato Moura

Membro da Academia de Letras de Rondônia

 

 

enviar para amigo >>  
compartilhe >>
voltar

deixe sua opinião

Médicos, Residentes, Professores, Coordenadores de Escolas Médicas

clique aqui

Estudantes,
Acadêmicos de Medicina

clique aqui

NEWSLETTER

Nome:
Email:
Banner Banner

EscolasMedicas.com.br © 2010

Logo Hidea