Logo Escolas Médicas

Artigos & Matérias

Tsunami de lama que cobre o Planalto - Evandro G. de Souza

13/12/2015

 A água lava, lava, lava tudo
 A água só não lava,/ A lama dessa gente...
(Adaptado de: A água Lava tudo).
Jorge Gonçalves / Paquito / Romeu Gentil, 1955)
 
Estamos todos perplexos com as últimas notícias envolvendo o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto. São tantas as denúncias de corrupção que nem consigo mais acompanhá-las. Primeiro foi o Mensalão, depois a Operação Lava Jato com todos seus desdobramentos e parece que a coisa não vai terminar tão cedo.
 
Há alguns dias foi preso um senador da base governista acusado de prejudicar as investigações da Operação Lava Jato. Este parlamentar teria sido flagrado na tentativa de prejudicar investigações e de destruir provas contra ele. Como diria um conhecido político nacional: Nunca antes na história deste país, o que eu completo: foi preso um líder político do Governo no Senado! E o mais interessante que, junto com ele, foram detidos o presidente do banco, seu chefe de gabinete e o advogado que defende outro preso desta operação. Foi um serviço completo; bem que esta fase da intervenção poderia ser denominada: Operação Cabelo, Barba e Bigode!  
 
Por mais incrível que pareça este Senador da República, com a maior cara de pau, afirmou que pretendia oferecer uma rota de fuga para um ex-Diretor da Petrobrás por razões humanitárias, pois ficou com penhinha dele e de seus familiares! O filho dele, que não é nada bobo, gravou toda a conversa entre o Senador, seu chefe de Gabinete e o advogado e, depois encaminhou o material para a Polícia Federal. Precisamos acabar com a corrupção neste país, prender os envolvidos, devolver os valores surrupiados para os cofres públicos. Na altura dos acontecimentos só nos resta pedir ao magistrado do Paraná: Senhor Juiz, não pare agora.  (Stop The Wedding de Arthur Resnick / Kenny Young – versão de Luiz Keller, 1966.)
 
O que ainda estará reservado para nós? Parece que já estamos no fundo do poço. Porém, ainda há muita sujeira pra ser retirada. E os parlamentares estão muito mais preocupados em levar vantagem com esta situação, do que com os problemas deste país.  Como afirmava Justo Veríssimo, personagem de Chico Anysio: Quero que o povo se exploda! Parece que, realmente, esta é a intenção deles. Estão pouco ligando para nós, a não ser durante o período eleitoral para garantir a sua permanência no Congresso Nacional. E os brasileiros, que possuem memória curta, acabam elegendo a camarilha novamente.
 
Parece que o lamaçal parlamentar está atravessando a Praça dos Três Poderes e se aproximando do Palácio do Planalto com maior volume e muito mais rápido que possamos imaginar, pois já foi iniciado o impeachment da mandatária desta nação e deflagrado o processo de cassação do Presidente da Câmara dos Deputados. O país está parado, a economia aos frangalhos e os nossos congressistas procurando obter vantagens se posicionando a favor ou contra um destes personagens.
 
Aí, fico pensando. A Polícia Federal está investigando vários Ministros deste Governo e do anterior. Parece que a PF está agindo pelas beiradas até chegar ao núcleo central, isto é, no Chefão! Será que os dirigentes deste país não sabiam o que estava ocorrendo durante estes 13 anos de mandato do PT? Nada viram, nada ouviram e nada perceberam? Tenho minhas dúvidas e acho muito difícil acreditar na versão deles.  Enfim, esta é mais uma tarefa para o judiciário e por enquanto eu só posso afirmar que: Naquela cela tá faltando ele/ E a vez dele tá chegando enfim...(Sérgio Bittencourt). Pensem nisto!
 
Evandro Guimarães de Sousa
Pneumologista em São Paulo.
 

enviar para amigo >>  
compartilhe >>
voltar

deixe sua opinião

Médicos, Residentes, Professores, Coordenadores de Escolas Médicas

clique aqui

Estudantes,
Acadêmicos de Medicina

clique aqui

NEWSLETTER

Nome:
Email:

EscolasMedicas.com.br © 2010

Logo Hidea