Faculdade Ceres - FACERES - Parceiro Escolas Médicas do Brasil

Apresentação

O curso de medicina da FACERES já nasceu em alto nível.

Os sete anos de espera para sua autorização pelo MEC fizeram com que as múltiplas faces deste curso fossem amadurecidas pela instituição.

Participaram deste processo mais de 100 pessoas entre professores e funcionários, hospitais e organizações da área da saúde, componentes de 2 governos municipais por 3 mandatos e membros dos mais variados segmentos da sociedade, transcendendo frequentemente os muros da faculdade.

Todos interessados que São José do Rio Preto possuísse uma faculdade de medicina de ponta, de acordo com as mais modernas práticas da educação médica.

Todos cientes de que a cidade possui potencial para isso.

Embora possa parecer óbvio, nas últimas décadas o mundo mudou bastante. O perfil epidemiológico da população, as doenças, o sistema de saúde, os pacientes, os médicos, quem procura um curso de medicina, tudo mudou!

O volume de informações aumentou assustadoramente e de forma incomensurável.

Seria irresponsável as escolas médicas não mudarem.

É temerário para a sociedade que os cursos de medicina continuem a formar médicos praticamente da mesma maneira como se formavam médicos há 100 anos atrás quando o contexto era incomparavelmente diferente do atual.

A cultura da subserviência e a de receber informações sem necessidade da reflexão está ainda amplamente arraigada em grande parcela da população estudantil.

A cultura de proferir verdades absolutas e se apegar a dogmas sem discussão ainda encontra eco entre professores e dirigentes educacionais.

A FACERES teve a ousadia de obedecer fielmente o que determina a lei e as Diretrizes Curriculares Nacionais (2001 e 2014).

Adota de forma integral a metodologia ativa PBL.

É um processo longo, difícil, desgastante e dispendioso.

A FACERES encontra-se preparada para este grande desafio.

Temos a plena convicção de que formaremos excelentes médicos que é o que nossa sociedade mais precisa.

Diferenciais do curso de Medicina

  1. A faculdade é inteiramente dedicada ao seu único curso, o de medicina.
  2. Corpo docente altamente qualificado, com renome profissional e grande experiência no magistério em ensino superior de medicina.
  3. 19 Laboratórios muito bem equipados, com material e tecnologia em grande quantidade, com mais 2 laboratórios de apoio técnico, com excelência em protocolos e prestação de serviços para os alunos.
  4. Um dos maiores centros de treinamento de habilidades médicas e simulação realística do país (quase 2 mil m2).
  5. 11 UBS (unidade básica de saúde) e UBSF à disposição dos alunos para garantir o ensino e o compromisso com o sistema público de saúde e o SUS.
  6. Inserção precoce na rede de atenção à saúde (desde 1º semestre do curso).
  7. 9 hospitais de diferentes complexidades (2ario, 3ario e 4ario) à disposição do curso, 697 leitos disponíveis para o 1º ao 8º semestre do curso e 739 leitos disponíveis para o internato, totalizado 1436 leitos para o curso todo.
  8. 2 UPAS à disposição do curso para treinamento de urgência e emergência no SUS
  9. O centro de medicina geral de família e comunidade Rubens Santana Thevenard, com 25 salas de atendimento, totalmente integrado à rede pública de saúde, atendimento pelo SUS e inteiramente gratuito.
  10. Biblioteca com mais de 12 mil livros em papel, 7 mil livros on line e base de dados com mais de 2 mil periódicos, tudo inteiramente dedicado ao curso de medicina.
  11. Adoção de um projeto pedagógico moderno e inovador, em consonância com as melhores escolas médicas do mundo.
  12. Uso de diversas metodologias ativas de ensino aprendizagem sendo a principal delas o PBL (Problem Based Learning).
  13. Uso intensivo de tecnologias de ensino-aprendizagem (mesas anatômicas digitais, cliquers, simuladores de alta fidelidade, robôs, teleconferências, bancos de dados, etc).
  14. Capacitação obrigatória em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) para atendimento a portadores de deficiência auditiva.
  15. A FACERES é credenciada como Centro A.H.A. (American Heart Association) certificando todos os seus alunos em BLS, ACLS e PALS antes de se formarem.
  16. Possibilidade de intercâmbios curtos na área de saúde e voluntariado.
  17. Oferta de cursos de inglês (terceirizados) dentro da faculdade.
  18. Oportunidades para participar de iniciação científica e pesquisa.
  19. São José do Rio Preto é um dos maiores polos regionais e nacionais na área da saúde, oferecendo assim para o estudante de medicina muitas oportunidades de aperfeiçoamento prático.
  20. São José do Rio Preto é uma das melhores cidades do país para morar e possui um IDH comparável com o de países desenvolvidos. É uma cidade com excelente qualidade de vida.


Conheça nossa infraestrutura

Nossos laboratórios surgiram junto com o curso de medicina da FACERES, e são as mais modernas formas de expressão da educação médica moderna. Confira nos links abaixo:

Laboratório Morfofuncional  Laboratório de Habilidades e Simulação


Laboratórios