Logo Escolas Médicas

Ensino Médico em Portugal

Saúde: 44 clínicos cubanos exercem em Portugal

12/01/2010 23:18:36

Saúde: 44 clínicos exercem em Portugal

Cubanos sem formação em Medicina Geral

Os 44 médicos cubanos contratados pelo Governo português em Agosto estão a trabalhar numa área para a qual não têm formação. A crítica é da Ordem dos Médicos e da Federação Nacional dos Médicos (FNAM), entidades que consideram ser prejudicial estes clínicos não serem especialistas em Medicina Geral e Familiar, apesar de estarem a trabalhar em centros de saúde do Alentejo (para onde foram destacados 24), Algarve (18) e Ribatejo (2).

Contactada pelo CM, fonte do Ministério da Saúde diz que esta situação não preocupa o Governo, recordando que estão nas mesmas condições 800 médicos portugueses. Assegura ainda que os cubanos cumprem todos os requisitos legais para exercerem em Portugal.

Os clínicos de Cuba têm um contrato por três anos e trabalham 40 horas por semana. Podem realizar até 24 horas por semana em urgência.

Apesar de reconhecer que os médicos realizaram todos os procedimentos com vista a exercerem Medicina em Portugal, o bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, aconselha o Estado a evitar situações em que "contrata para uma especialidade profissionais que não são especialistas".

Já Mário Jorge Neves, da Federação Nacional dos Médicos, pede uma fiscalização por parte da Ordem dos Médicos.

O reparo dos clínicos portugueses surge no mesmo dia em que o novo embaixador cubano em Portugal, Eduardo González Lerner, mostrou disponibilidade do seu país em enviar mais médicos, caso o governo português o solicite.

PORMENORES

CONTRATO

O contrato para a vinda dos médicos foi assinado pelos dois ministérios da Saúde e tem a duração de três anos. Visa colmatar a falta de clínicos no País.

SALÁRIO

Portugal paga ao Estado cubano como empresa fornecedora de mão-de-obra. Os médicos recebem honorários pela deslocação e 100% do seu salário em Cuba.

CURRÍCULO

Os clínicos têm equivalência de curso por uma universidade portuguesa, registo na Ordem dos Médicos e fizeram uma prova de Português.

Manuela Guerreiro com lusa

enviar para amigo >>  
compartilhe >>
voltar

deixe sua opinião

Médicos, Residentes, Professores, Coordenadores de Escolas Médicas

clique aqui

Estudantes,
Acadêmicos de Medicina

clique aqui

NEWSLETTER

Nome:
Email:

EscolasMedicas.com.br © 2010

Logo Hidea