Logo Escolas Médicas

Ensino Médico em Portugal

PCP defende reversão de fecho de serviços de saúde no Porto

06/12/2015 21:11:51

Texto de Pedro Emanuel Santos

CIDADE

NOVOS MÉDICOS PRESTAM JURAMENTO E ENFRENTAM MAR DE INCERTEZAS

A sala Suggia da Casa da Música acolhe este domingo, às 16h30, a cerimónia de Juramento de Hipócrates 2015 de 507 novos médicos, promovida pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos.

Os clínicos são provenientes de todas as escolas médicas do país e concluíram formação superior no último ano letivo.

No entanto, a cerimónia fica ensombrada pela impossibilidade de 113 jovens médicos terem tido acesso à especialidade. “Foram tratados de forma indigna e abusiva por parte da Administração Central do Sistema de Saúde é profundamente lamentável”, criticou Miguel Guimarães, presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos. “Não é aceitável a existência de médicos indiferenciados, nem para a qualidade da medicina nem para os doentes”, acrescentou.

Miguel Guimarães entende mesmo que “os jovens médicos prejudicados têm o direito a exigir perante os Ministérios da Educação e da Saúde, o acesso a formação médica especializada, dadas as expectativas criadas perante a sociedade civil, ao fixarem o numerus clausus, num número demasiado elevado para as nossas reais capacidades formativas ao nível das escolas médicas e das unidades de saúde”.

Este responsável está ainda preocupado com os números da emigração entre a classe médica. “Só no primeiro semestre deste ano emigraram 101 médicos em Portugal, dos quais 41 na região Norte”, denunciou.

“É importante que estes jovens que concluíram a sua licenciatura e agora vão receber a sua cédula profissional e iniciar o Internato do Ano Comum sejam acarinhados e motivados para ficar a trabalhar em Portugal, a trabalhar no Serviço Nacional de Saúde”, salientou Miguel Guimarães. 

A cerimónia deste domingo será presidida pelo bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, e pelo próprio Miguel Guimarães. Abrirá com um concerto do pianista Pedro Burmester.

enviar para amigo >>  
compartilhe >>
voltar

deixe sua opinião

Médicos, Residentes, Professores, Coordenadores de Escolas Médicas

clique aqui

Estudantes,
Acadêmicos de Medicina

clique aqui

NEWSLETTER

Nome:
Email:

EscolasMedicas.com.br © 2010

Logo Hidea