Logo Escolas Médicas

Ensino Médico em Cuba

Venezuela banca ensino de brasileiros

28/02/2006 14:55:49

 

 

Santa Helena de Uairén - Venezuela  

17/10/2005

A Venezuela pagará a estudantes pobres do Brasil o curso universitário ao qual a maioria deles não teria acesso no país. Um grupo de 54 brasileiros embarca dia 25 para Cuba, onde estudará Medicina com tudo pago pelo governo de Caracas. Eles esperam que no retorno o governo brasileiro já tenha decidido pela revalidação dos diplomas, assim como outros 3 mil brasileiros que estudam em países latino-americanos. Esta é só a primeira turma de tantas quantas desejarem ir para a Escola Latino-Americana de Ciências Médicas de Cuba, diz a coordenadora do programa, professora Ísis Lorz, que atua na cidade de Santa Helena de Uairén, na Venezuela, na fronteira com a localidade brasileira de Pacaraima, no estado de Roraima.

O presidente Hugo Chávez tem cedido aos países vizinhos parte das vagas universitárias oferecidas por Cuba por meio do acordo de cooperação assinado há um ano. A Missão Sucre foi lançada em 2003 para atender aos estudantes de classes populares excluídos do ensino superior.O projeto só foi possível após o governo criar a Universidade Bolivariana, instalada em antigos prédios da empresa estatal Petróleos da Venezuela, desocupados depois da demissão de metade dos 39 mil empregados que participaram da greve de 2002 contra Chávez.

Em Cuba, o grupo de estudantes ficará junto por seis meses. Depois desse período, serão distribuídos nas universidades e passarão a viver em casas de famílias cubanas, também como forma de incorporar a cultura do país. "Vão ser tratados como filhos" garante a coordenadora da Missão Sucre. O governo venezuelano pagará todas as despesas, incluindo alimentação, uniforme e material didático. Estão previstas duas aulas teóricas e quatro práticas diretamente com a comunidade. Depois de formados, os jóvens médicos terão que trabalhar por um ano na Venezuela ou em Cuba. Cumprida essa espécie de residência médica, estarão livres para exercer a profissã onde quiserem.

Fonte: Gazeta do Povo - Curitiba

enviar para amigo >>  
compartilhe >>
voltar

deixe sua opinião

Médicos, Residentes, Professores, Coordenadores de Escolas Médicas

clique aqui

Estudantes,
Acadêmicos de Medicina

clique aqui

NEWSLETTER

Nome:
Email:
Banner Banner

EscolasMedicas.com.br © 2010

Logo Hidea