Logo Escolas Médicas

Ensino Médico em Portugal

PORTUGAL: Governo tem preconceito com ensino privado

24/07/2008 20:01:44

Governo tem «preconceito» com ensino privado

Críticas ao novo curso de Medicina na Universidade do Algarve

Por: Redação



fFinalistas de Medicina concretizaram boicote geral - Foto Paulo Novais/Lusa

A cooperativa detentora do Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte aguarda autorização para abrir um curso de Medicina e reagiu desta forma à notícia de uma nova licenciatura na Universidade do Algarve.

«Não fiquei surpreendido que o único projecto público que estava em avaliação fosse preferido. Há preconceito em relação ao sector privado», afirmou o presidente da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), uma cooperativa da Gandra, à Lusa.

António Almeida Dias garantiu que a CESPU apresenta, no seu projecto, «argumentos que a Universidade do Algarve não tem» ao nível dos recursos humanos e materiais, investigação, qualidade de ensino e historial de formação dedicada exclusivamente à saúde.

O responsável disse que a prioridade dada à universidade pública do Algarve, face a quatro outras candidaturas, todas de instituições privadas, «é uma decisão política e não técnica», mas «mantém a expectativa» na aprovação do seu curso, tendo em conta as necessidades do mercado.

Seguir o exemplo espanhol

De acordo com o presidente da CESPU, Portugal vai enfrentar uma perda acrescida de médicos entre 2012 e 2017, por aposentação e porque o sector hospitalar privado «começa a necessitar de muito mais recursos».

«Ninguém perde com a abertura de mais faculdades de medicina», sublinhou, afirmando ainda que a oferta privada «passa para o lado do estudante o pagamento da sua formação, libertando o Estado desse financiamento».

Para o dirigente da estrutura universitária da Grandra, Portugal tem «necessariamente» de seguir o exemplo de Espanha, que este ano autorizou mais duas faculdades privadas de Medicina e que, de 2007 para 2008, aumentou o número de vagas de 4.343 para 5.821.

Fonte: IOL Diário - Go

enviar para amigo >>  
compartilhe >>
voltar

deixe sua opinião

Médicos, Residentes, Professores, Coordenadores de Escolas Médicas

clique aqui

Estudantes,
Acadêmicos de Medicina

clique aqui

NEWSLETTER

Nome:
Email:
Banner Banner

EscolasMedicas.com.br © 2010

Logo Hidea