Logo Escolas Médicas

Ensino Médico em Portugal

PORTUGAL: Reitor da Fernando Pessoa lamenta criação de mais um curso de medicina

24/07/2008 22:58:08

 

Medicina: Reitor da Fernando Pessoa lamenta criação de mais um curso numa universidade pública

24 de Julho de 2008, 11:17

Porto, 24 Jul (Lusa) - O reitor da Universidade Fernando Pessoa lamentou hoje a criação de mais um curso de Medicina numa escola pública por "razões meramente políticas", assegurando porém que a instituição mantém o seu projecto de ter também o curso.

O governo aprovou a criação de um novo curso de Medicina na Universidade do Algarve que deverá arrancar já no ano lectivo 2009/2010, destinando-se a alunos "já licenciados numa das ciências relacionadas com a saúde".

Em declarações à Lusa, Salvato Trigo, reitor da Universidade Fernando Pessoa, no Porto, salientou que em causa não está um curso de Medicina, mas sim uma pós-graduação, contudo, na sua opinião, "não seria necessário mais um curso de Medicina no ensino público, porque já tem cursos a mais".

No entanto, "este anúncio não prejudica a sequência do processo de candidaturas do sector privado" à abertura de um curso de Medicina, disse, em declarações à Lusa.

No entanto, "nada prejudica a intenção legítima da UFP", frisou.

Na sua opinião, "o Estado não pode condicionar as intenções do sector privado", apenas pode regulá-lo.

A UFP aguarda, desde 2000, a aprovação por parte do governo de um curso de Medicina na instituição.

Salvato Trigo referiu que a UFP "reúne todas as condições legais e técnicas" para ver aprovado o seu projecto na área da Medicina e que tal ainda não aconteceu por "razões meramente políticas".

O novo curso do Algarve durará quatro anos, "na sequência de um 1º ciclo de três anos de licenciaturas em ciências relacionadas com a saúde", referiu fonte governamental.

O curso, que é hoje oficialmente apresentado, resulta de uma parceria com a Universidade Nova de Lisboa.

Existem actualmente cursos de medicina na Universidade dos Açores (ciclo básico), na Universidade da Beira Interior, Universidade de Coimbra, na Universidade de Lisboa, Universidade da Madeira (ciclo básico), na Universidade do Minho, na Universidade Nova de Lisboa, na Faculdade de Ciências Médicas da universidade do Porto e no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, também na Universidade do Porto.

JAP/MP.

Fonte: JAP/MP

enviar para amigo >>  
compartilhe >>
voltar

deixe sua opinião

Médicos, Residentes, Professores, Coordenadores de Escolas Médicas

clique aqui

Estudantes,
Acadêmicos de Medicina

clique aqui

NEWSLETTER

Nome:
Email:

EscolasMedicas.com.br © 2010

Logo Hidea