Logo Escolas Médicas

Ensino Médico em Portugal

PORTUGAL: Finalistas de Medicina marcam RGA

19/08/2008 21:51:17

 

 

Finalistas de Medicina marcam RGA para primeira semana de Setembro
Os estudantes do 6.o ano de Medicina da Universidade de Coimbra agendaram uma Reunião Geral de Alunos (RGA) para a primeira semana de Setembro para debater as implicações da decisão dos órgãos de gestão da Faculdade relativamente ao polémico exame teórico, boicotado pelos 230 finalistas ao longo do ano lectivo.
Conforme foi anunciado a semana passada, os conselhos Científico e Pedagógico da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra decidiram agendar duas chamadas, a realizar nos dias 9 e 17, e reduziram a ponderação do exame de 30 para 15% da nota final do 6.o ano. No caso de falta de comparência ou de desistência, é atribuída ao aluno uma classificação de zero.
Fernando Correia, porta-voz dos estudantes, diz conhecer a opinião de alguns dos colegas relativamente a esta decisão, no entanto, só depois da RGA é possível apurar o que os estudantes vão fazer: aceitar a realização do exame ou continuar a boicotá-lo, sendo que, dessa vez, a falta significa nota zero.
Defendendo um «modelo de avaliação mais justo e adequado à conjuntura actual», os finalistas consideram esta decisão da escola «menos lesiva» e «francamente tardia», continuando, no entanto, a ser «extremamente prejudicial», podendo mesmo «hipotecar» o futuro dos jovens, numa altura em que «se dedicam exclusiva e incansavelmente» à preparação do exame de acesso ao internato médico.
Ou seja, lamentam, «a manutenção da obrigatoriedade do exame coloca os alunos de Coimbra em desvantagem face aos restantes colegas a nível nacional», dizem numa nota à comunicação social. Na mesma nota, os estudantes frisam que a atribuição de zero valores aos alunos que não realizarem a prova «vem demonstrar que, tal como os alunos vêm dizendo, esta avaliação não é necessária nem para garantir a qualidade formativa do 6.o ano, nem para outorgar uma competência que é a obtenção de uma licenciatura».  

enviar para amigo >>  
compartilhe >>
voltar

deixe sua opinião

Médicos, Residentes, Professores, Coordenadores de Escolas Médicas

clique aqui

Estudantes,
Acadêmicos de Medicina

clique aqui

NEWSLETTER

Nome:
Email:

EscolasMedicas.com.br © 2010

Logo Hidea