Logo Escolas Médicas

Ensino Médico em Portugal

Portugal: Universidade de Évora vai abrir curso de Biologia Humana

01/07/2009 00:14:04

 
Ensino Superior
 
Universidade de Évora vai abrir curso de Biologia Humana 
30.06.2009 - 19h38 Lusa
A Universidade de Évora vai abrir no próximo ano lectivo um curso de Biologia Humana, com a duração de três anos, que constitui o primeiro ciclo da formação em medicina, revelou hoje o reitor da academia alentejana.

"Este novo curso designa-se de Biologia Humana e constitui-se, pelo seu conteúdo e pela sua formatação, como o primeiro ciclo da formação em medicina", afirmou Jorge Araújo. Segundo o reitor, o novo curso, com três anos de formação, já está registado na Direcção-Geral de Ensino Superior e vai avançar no ano lectivo de 2009/2010, com 20 vagas.

"É um curso concebido em moldes modernos, onde as ciências são ministradas de forma integrada, e prepara os futuros médicos para uma visão mais integrada da ciência e com conhecimentos mais actualizados da Biologia", disse, explicando que "quem o frequentar estará em condições de concorrer depois ao segundo ciclo". Uma das vantagens do novo curso, segundo Jorge Araújo, é o facto de "os alunos que frequentem o 12º ano e que pretendem seguir medicina poderão entrar no primeiro ciclo com notas mais baixas".

"Este curso dá acesso a medicina, mas também a outras vias profissionais, como a de análises clínicas", explicou, mostrando-se optimista quanto a uma "boa adesão" por parte dos alunos. A ideia, segundo Jorge Araújo, "é que um dia" este curso possa constituir-se como o embrião de uma eventual Faculdade de Medicina em Évora. Esta possibilidade poderá surgir com a construção de um novo hospital central em Évora, cuja construção deverá arrancar dentro de dois anos para estar concluída em 2013, num investimento da ordem os 100 milhões de euros.

comentários
1 a 5 de um total de 5 Escrever comentário Escrever comentário   Diminuir Tipo de Letra Aumentar Tipo de Letra  

Loading

Comentário 01.07.2009 - 00h39 - Manuel Fernandes, Aveiro
Mentira, senhor ads, as pessoas não se podem matricular á priori, só se abrirem vagas especiais de segundo ciclo (o que não acontece em Medicina) e só se for reconhecida a sua formação anterior como igual, o que só poderia acontecer se tivessem frequentado uma primeira parte (e não primeiro ciclo) do ciclo de estudos mestrado integrado em Medicina.
Comentário 30.06.2009 - 23h16 - Duarte Rosa, Lisboa, Portugal
abre-se então mais um curso trampolim para medicina...enfim...o zé povinho é tao estupido... eu estudo medicina e sei perfeitamente como é o primeiro ciclo deste curso. Medicina só é bem dada nas faculdades de medicina. Medias mais baixas? mas esta gente é parva? as pessoas que nao entrarem em medicina, serao as primeiras a concorrer para este curso, aumentando a sua media (ja que as pessoas que n entram em medicina tem medias altas). Alias, as faculdades de medicina so abrem vagas de 2º ciclo se assim bem quiserem. Mais um logro em ano de eleiçoes!! aproveita TVI e revista sábado!!! Enxovalhem mais os alunos de medicina que nos precisamos!!!
Comentário 30.06.2009 - 21h23 - ads, asd
Mentira senhor nuno lopes, os mestrados integrados(todos eles, não só medicina) têm uma subdivisão interna em 2 ciclos como tal qualquer pessoa que tenha equivalência aos conteúdos ministrados no 1º ciclo pode matricular-se tendo acesso assim ao 2º ciclo.
Comentário 30.06.2009 - 21h15 - Telmo Andrade, Dublin, Irlanda
Tambem podem ir para Badajoz, ali bem perto ou para a simpatica Republica Checa ou a metropolitana Londres. Todos eles bem mais pragmaticos que no Portugal dos corporativinhos. Alias a Universidade de Evora com isto mostra algum desespero. Eu estudei la e tenho muitas, muitissimas reservas.
Comentário 30.06.2009 - 20h15 - Nuno Lopes, Évora, Portugal
Errado. O curso de medicina é um mestrado integrado, não estando subdividido em 1º e 2º ciclos autonomos, ao contrario deste novo curso. Não há a minima possibilidade deste curso dar acesso a um segundo ciclo em medicina pois tais 2º ciclos não existem de forma isolada do 1º. O que este curso é, é um curso de Biologia aplicada ao Homem, muito semelhante á medicina é certo, uma vez que a propria medicina é biologia humana e patologia, MAS este curso não é medicina, e como tal não confere habilitação de médico, não podendo os seus graduados exercer a profissão de medico. Se querem um curso de medicina a unica hipotese é seguirem para as actuais faculdades de medicina, com cursos reconhecidos e validados, e que são de facto cursos para o exercicio da medicina.

Fonte: Publico PT

enviar para amigo >>  
compartilhe >>
voltar

deixe sua opinião

Médicos, Residentes, Professores, Coordenadores de Escolas Médicas

clique aqui

Estudantes,
Acadêmicos de Medicina

clique aqui

NEWSLETTER

Nome:
Email:
Banner Banner

EscolasMedicas.com.br © 2010

Logo Hidea