Residência Médica UniCesumar

Facig - Parceiro Escolas Médicas do Brasil

ACESSE AS FOTOS AQUI

O CURSO

O Curso de Medicina da FACIG oferece aprendizado com características diferenciadas. O modelo de ensino é fundamentado na relação teoria – prática – tecnologia. Seus discentes têm a oportunidade de cursar disciplinas objetivas e de aprender por meio de uma pedagogia dinâmica, inovadora e sólida.

O Curso de Medicina visa a restauração e manutenção da saúde, promovendo a pesquisa e a prevenção de doenças. Propicia aos discentes conhecimento para que possam cuidar do bem-estar do indivíduo, da infância à idade adulta.

As aulas mesclam atividades práticas e teóricas onde o discente terá contato com instituições de saúde para realização de estágios e internato.

  • Título: Bacharel
  • Duração: 6 anos
  • Vagas: 36 anuais
  • Dias: Horário integral - De 2ª a 6ª- Campus Alfa Sul
  • Horários: das 7:30 hs às 18:00 hs

Mercado: Há uma grande carência de médicos, principalmente, em municípios de menor porte e mais distantes dos grandes centros. O governo federal tem feito esforço para incentivar a ida de médicos para regiões distantes das grandes cidades. A maior demanda vem do Sistema Único de Saúde (SUS), na área de assistência básica à população, que são as unidades de saúde, pronto atendimento, programas de saúde da família entre outros. A área de diagnóstico também tem crescido bastante, como patologia clínica (exames laboratoriais) e por imagem (tomografia, ressonância magnética). Há significativa falta de profissionais especialistas em emergências, terapias intensivas e cirurgia de alta complexidade.

Perfil do Profissional: O Curso de Graduação em Medicina tem como objetivo formar um médico com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

INSTITUCIONAL FACIG

A Faculdade FACIG tem proporcionado aos seus estudantes ensino de excelência, intensa participação acadêmica e desenvolvimento profissional desde o início de suas atividades, no ano de 2002.

Oferece cursos de graduação e pós-graduação em várias áreas do conhecimento, como ciências sociais aplicadas, engenharias, formação de professores, tecnologia da informação e saúde.

Sua fundação foi motivada pelo fato do município ser, na ocasião, o único município de tal porte em todo o Estado de Minas Gerais a não contar com instituição de ensino superior. A constatação veio de uma pesquisa realizada pelo Centro Universitário UNA de Belo Horizonte, cujos mantenedores foram convidados a se instalar no município em parceria com um empresário local.

O convite ao Centro Universitário UNA é um indicativo da estratégia da instituição: ser referência de qualidade no ensino superior no país. Esta foi a primeira instituição de ensino superior da América Latina a obter o certificado de qualidade ISO 9000.

O credenciamento da instituição ocorreu no ano de 2001, sendo oficializado pela Portaria Ministerial de número 262 de 30 de janeiro de 2002. Juntamente com este credenciamento, foi autorizado pelo Ministério da Educação o funcionamento do primeiro curso superior, Administração, cujas aulas foram iniciadas em 2002.

Hoje, são oferecidos 17 cursos superiores, além de vários cursos de pós-graduação lato sensu.

É uma instituição dinâmica, em constante aplicação das mais modernas tecnologias gerenciais e educacionais em suas atividades.

A FACIG possui como lema “exigente, como a vida!”. Objetiva, com isso, cultivar nos jovens a superação aos obstáculos impostos pela vida, bem como transmitir a seriedade de suas atividades acadêmicas.

Por seu posicionamento de mercado, pela qualidade das suas práticas educacionais e pelo amplo emprego de novas tecnologias, em um curto período de tempo, a se consolidou como a mais conceituada instituição de ensino da região. A confirmação é atestada pelo IGC 2009 – Índice Geral de Cursos, calculado pelo Ministério da Educação, onde a FACIG não é apenas a melhor instituição de ensino superior da região, mas superior a 88% das instituições de ensino superior de todo o país.

No ENADE de Administração de 2006, a FACIG obteve o mesmo conceito que a Universidade Federal de Viçosa – UFV.

No IGC 2009, a instituição obteve a classificação de terceira melhor instituição privada de todo o Estado de Minas Gerais entre aquelas com mais de um curso, atrás somente da PUC de Belo Horizonte e do IBMEC. A FACIG foi classificada como superior a todas as instituições privadas dos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

Em 2010, mais um indicador do Ministério da Educação que comprova a excelência do ensino da instituição: o curso superior de tecnologia em Marketing da instituição é o melhor de todo o Estado de Minas Gerais. Este curso é nota máximo do MEC há seis anos seguidos, fato que levou a instituição a ser convidada pelo MEC a fazer parte da Comissão Nacional do ENADE do curso de Marketing.

Desde 2009 cursos da instituição constam entre os cursos “estrelados” do Guia do Estudante.

Em 2010, a instituição obteve duas grandes conquistas, que lhe conferiram projeção nacional. A FACIG foi a vencedora do Prêmio Nacional de Gestão Educacional na categoria Gestão Administrativa Financeira, prêmio concedido pela Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino – CONFENEN – em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES – e com a Associação Nacional dos Centros Universitários – ANACEU. O prêmio visa estimular a divulgação e a disseminação de boas práticas relacionadas à gestão educacional. A relevância do prêmio pode ser constatada pelas instituições vencedoras. Na categoria Responsabilidade Social, a agraciada foi a Fundação Torino, colégio da FIAT Automóveis localizado em Belo Horizonte / MG.

Outra relevante conquista da instituição foi ser finalista do concurso Choque de Gestão promovido pela Revista Exame PME da Editora Abril, onde após concorrer com cerca de 200 empresas de todo o país, dos mais diversos setores, a FACIG se classificou entre as quatro finalistas, tendo sido apresentada na edição da revista do mês de setembro de 2010.

O curso de Direito foi autorizado com nota máxima.

Em 2011, mais uma vez, dados do Ministério da Educação confirmaram a qualidade do ensino da . Conforme o resultado do ENADE, o curso de Gestão Ambiental da FACIG está no seleto grupo dos 10% melhores do país, junto à renomadas instituições, como a Universidade Federal de Viçosa.

Mais um atestado de qualidade foi obtido no início do ano de 2012, quando o Conselho Federal de Contabilidade divulgou os resultados do Exame de Suficiência, tendo a FACIG aprovado 90% dos seus alunos. Esta alta aprovação continuou nos exames seguintes.

Merece destaque, ainda, de que a instituição é uma das três únicas instituições de ensino superior de todo o Estado de Minas Gerais a possuir parceria com a Microsoft, maior empresa de software do mundo, estando seus produtos instalados em mais de 90% dos computadores utilizados em todo o planeta, o que lhe proporciona o título de instituição Microsoft IT Academy e o acesso por toda a sua comunidade acadêmica ao currículo oficial dos cursos da Microsoft.

Em 2012 a FACIG tornou-se a primeira instituição de ensino superior do país a oferecer a seus alunos, para empréstimo, leitores digitais Kindle.

Também em 2012 a instituição passou a investir na capacitação dos seus professores para a adoção de métodos ativos.

A FACIG é integrante da elite das instituições de ensino superior que participa do consórcio STHEM Brasil – Laspau, órgão da Universidade de Harvard. Nossos professores são capacitados nas mais modernas metodologias de ensino.