Escolas Médicas do Brasil

Faculdade de Medicina - Hospital Universitário Clementino Fraga Filho

 29/08/2009

 

FACULDADE DE MEDICINA

Normas para concessão de estágio a alunos estrangeiros

      Abaixo encontram-se as Normas para a concessão de estágio para alunos estrangeiros de graduação em Medicina no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho


O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) é freqüentemente procurado por alunos de Medicina de outras nacionalidades. As solicitações de estágio, que devem ser caracterizados como visita sob supervisão docente, chegam através de vias distintas - chefias dos Serviços Médicos, docentes ou médicos individualmente, Centro Acadêmico Carlos Chagas (CACC) - e nem sempre a Coordenação das Atividades Educacionais (CAE), setor responsável pela oficialização dos estágios de nível superior, tem conhecimento da presença desses estudantes.

Este fato tem gerado situações desagradáveis para toda a instituição. Em 2003/2004, a CAE e a nova direção do Centro Acadêmico Carlos Chagas (CACC) estabeleceram alguns critérios para a concessão de estágios, baseando-se, principalmente, na possibilidade de intercâmbio, de modo que os nossos alunos pudessem, também, visitar instituições estrangeiras. O CACC está ligado à Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina (IFMSA), através da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM), órgão reconhecido pela Associação Brasileira de Escolas Médicas (ABEM), entidades (IFMSA e DENEM) que, entre outras atividades, estimulam, promovem e sustentam (com acomodações,seguro-saúde,etc) o intercambio de alunos de Medicina em vários países do mundo.

Desse modo, ficou estabelecido que a concessão de estágios para estudantes estrangeiros no HUCFF será feita, preferencialmente e sempre que possível, via CACC/DENEM, através de contactos entre CAE, e os critérios adotados em todos os casos seriam aqueles definidos pela IFMSA, considerando-se, sempre, a aprovação inicial do estágio pelo chefe do Serviço ao qual o mesmo foi solicitado.

Observe-se que o aluno estrangeiro é recebido como VISITANTE, estará sempre acompanhado de docente ou de médico do "staff" e a sua presença não poderá comprometer o treinamento dos alunos de Medicina da UFRJ.


TAGS