25/09/2009
O Curso de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), vinculado à estrutura do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC), foi reconhecido recentemente pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), por meio da Resolução nº 145/2009-CEE.
Para o reitor, José Augusto Oliveira, o reconhecimento é resultado do esforço da administração atual da universidade feito para estruturar o Curso e “dar a seus alunos o direito de um aprendizado com qualidade e a formação adequada para atuar no mercado de trabalho”.
Durante o período das várias verificações para autorização de funcionamento do Curso de Medicina da Uema, foram sendo atendidas as recomendações não só quanto ao prédio e suas instalações, mas também quanto ao pessoal de apoio administrativo e, sobretudo, quanto ao corpo docente, hoje composto de doutores, mestres e especialistas.
A diretora do Curso, professora Rose Marie Gomes, considera o reconhecimento de grande importância para a instituição. “Com este as responsabilidades aumentam, no que tange ao crescimento, desenvolvimento e qualificação dos estudantes de medicina no CESC/Uema”.
Funcionamento
O curso atende a todas as normas exigidas para o seu funcionamento, com laboratórios de anatomia, microbiologia, farmacologia, parasitologia, histologia, anatomia patológica e o projeto do ambulatório para assistência médica que está sendo concluído. “Além disso, já temos 10 alunos desenvolvendo trabalhos de iniciação científica”, conclui a professora.
O curso de Medicina foi criado em 22 de março de 2002, iniciou as aulas no dia 25 de novembro de 2005 e foi autorizado a funcionar no dia 14 de dezembro de 2006. Tem uma turma – a primeira – com 24 estudantes, que deve se formar no próximo ano.