Escolas Médicas do Brasil

Médicos graduados em outros países cursam disciplinas em Tubarão

 13/05/2006

MÉDICOS GRADUADOS EM OUTROS PAÍSES CURSAM DISCIPLINAS EM TUBARÃO/SC

 

A Unisul foi credenciada pela UFSC para receber neste semestre 54 médicos formados em outros países. Eles estarão cursando três disciplinas isoladas com o objetivo de revalidar os diplomas.A busca para tornar válido todos os anos de estudos no próprio país, trouxe os 54 médicos graduados na Bolívia, Argentina, Peru e Chile, para a Unisul de Tubarão. O objetivo é a convalidação da sua formação no Brasil, trabalho que é realizado apenas por universidades federais. A Unisul acabou sendo credenciada pela UFSC, para oferecer três disciplinas isoladas com caráter de extensão.

"É uma parceria. Participar está sendo muito importante para o curso e para a Unisul. Podemos assim mostrar nosso trabalho e divulgar para outras regiões" - contou a secretária da coordenação de Medicina, Raquel Roberge da Silva.

A partir de 2002 este profissionais graduados no exterior, mas que já atuavam no Brasil, passaram a ter que revalidar o seu diploma para continuar atuando em território nacional.

Para o médico Peruano, Abelardo Bigilio Gileaja, a Unisul abriu as portas da universidade disponibilizando as disciplinas. "Estamos muito contentes por aqui, é uma cidade tranqüila e bonita, o ambiente da Unisul é muito bom e estou relembrando minha graduação há mais de vinte anos" - disse.

Foi o desejo de realizar o sonho profissional, que há vinte anos, vários jovens procuravam em outros países cursos que no Brasil não eram encontrados em suas regiões. Formados e com diploma na mão, voltavam para a cidade de origem para exercer a profissão. Este, por exemplo, foi o caso do médico do Acre, Gilson de Souza.

"A maioria dos Estados no Brasil não tinha faculdades naquela época, mas existia convênios equiparando, então esta foi a chance de ir para outro país estudar",  explicou.


Fonte: Unisul


TAGS