Escolas Médicas do Brasil

Enade vai avaliar 450 mil universitários do país

 24/02/2010

 
publicado em 24/02/2010 às 08h10:

 

Enade vai avaliar 450 mil universitários do país

O exame está previsto para ser aplicado no dia 7 de novembro

 

José Cruz/Agência BrasilFoto por José 

O MEC (Ministério da Educação) já definiu as diretrizes do próximo Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), que avalia calouros e formandos para medir a qualidade dos cursos de graduação. O exame será aplicado a cerca de 450 mil universitários.

 

A prova foi marcada para o dia 7 de novembro, às 13h. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União nesta terça-feira (23).

O Enade é obrigatório para faculdades federais e particulares. A participação das estaduais e municipais é facultativa.

No ano passado, o exame foi aplicado em 8 de novembro a cerca de 1,1 milhão de alunos de 22 carreiras. O MEC avalia anualmente um determinado grupo de cursos, que volta a ser revisto depois de três anos.

Em 2010, serão avaliados estudantes dos cursos de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia. Pela primeira vez também serão avaliados estudantes dos cursos superiores de tecnologia em agroindústria, agronegócios, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

 


Uma nota do MEC informa que, este ano, deverão participar do Enade os calouros dos bacharelados mencionados que, até o dia 2 de agosto, tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária do curso. Também serão convocados os estudantes que estejam prestes a se formar e tenham concluído pelo menos 80% da carga horária do curso.

 

Para os cursos superiores de tecnologia, serão considerados ingressantes aqueles que, até o dia 2 de agosto, tiverem concluído entre 7% e 25% da carga horária mínima do currículo. Serão considerados concluintes quem tiver concluído pelo menos 75% da carga horária.


TAGS