18/08/2011
CM News
24/06/2011 08:32:00
24/06/2011 - Curso de medicina da Gama Filho, do Rio, é considerado insatisfatório pelo MEC. Sem autorização do ministério, instituição oferece este ano cem vagas em unidade na Barra da Tijuca, no Rio
ANTÔNIO GOIS - DO RIO
A Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, está oferecendo vagas de seu curso de medicina, avaliado como insatisfatório pelo Ministério da Educação, em um novo campus, sem autorização do governo.
A instituição atravessa atualmente uma crise financeira. Recentemente ela passou a ser gerida pelo grupo educacional Galileo, que prometeu injetar recursos para salvar uma das mais tradicionais universidades privadas do Rio.
O curso de medicina da Gama Filho foi alvo de uma supervisão do MEC que terminou, ao final do ano passado, por ordenar a redução de 400 para 170 no total de vagas que podem ser ofertadas anualmente.
"SEM CONDIÇÕES"
A decisão do ministério se baseou em um relatório técnico que identificou "ausência de condições mínimas de funcionamento de curso que apresenta conceito preliminar de curso insatisfatório".
No edital do vestibular deste ano, a Gama Filho, no entanto, ofereceu 200 vagas para o curso de medicina, divididas em dois campi: metade em sua sede, na Piedade (zona norte do Rio), e metade na Barra da Tijuca (zona oeste), região com poder aquisitivo maior.
O problema é que a instituição possui autorização do Ministério da Educação somente para a oferta do curso em sua sede.
AUTORIZAÇÃO
Para oferecer vagas de medicina em um endereço diferente do original, a universidade necessita de uma nova autorização por parte do ministério.
A Secretaria de Educação Superior do MEC afirmou à Folha que já notificou a instituição após a denúncia de irregularidade.
O processo agora está em análise e pode resultar em suspensão das vagas oferecidas no campus não autorizado da Gama Filho.
Vagas são em área já atendida antes, diz Gama Filho
DO RIO
Procurada pela Folha, a Gama Filho limitou-se a responder, em nota, que "já apresentou manifestação ao Ministério da Educação sobre as supostas irregularidades requerendo seu arquivamento em razão das infundadas alegações".
No entender da instituição, por já ter oferecido vagas em medicina em outro campus na zona oeste, no bairro de Jacarepaguá, "a oferta na Barra visa retornar à zona oeste as vagas a ela destinadas para atender às necessidades da população e às políticas públicas de saúde para a região".
Apesar de estarem ambos localizados na zona oeste carioca, os bairros de Jacarepaguá e da Barra da Tijuca são bastante distintos. De acordo com o Censo de 2000 do IBGE -ainda não há informações relativas ao ano passado-, 79% dos chefes de domicílio na Barra tinham renda superior a dez salários mínimos.
Em Jacarepaguá, essa proporção era de 8%. Na Piedade, bairro sede da universidade, 15%.
O valor da mensalidade do curso de medicina na Gama Filho é de R$ 2.585, se pago até o último dia útil do mês.
Fonte: Folha de São Paulo