29/09/2006
O governador em exercício Hermas Brandão sancionou, na quarta-feira, em Jacarezinho, a lei que cria a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), a sexta instituição estadual de ensino superior do Estado. A secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, participou do evento, que reuniu cerca de quatro mil pessoas, entre estudantes, professores, prefeitos, lideranças e moradores da região do Norte Pioneiro.
"A UENP não irá apenas formar profissionais, mas vai participar ativamente do desenvolvimento dessa região", afirmou Hermas, ao sancionar a lei. "A universidade trará o desenvolvimento tão necessário e tão sonhado para todo o Norte Pioneiro. Será a mola propulsora de sua mudança e crescimento", acrescentou o governador em exercício. A região é formada por 46 municípios que serão beneficiados pela UENP.
A secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, ressaltou que a UENP já nasce grande e com recursos. Formada da integração de cinco faculdades da região, possui 7,5 mil alunos, 22 cursos de graduação, 24 de pós-graduação e curso de mestrado em Direito, avaliado como um dos melhores do País.
"Esses números são importantes, mas eles não valeriam nada se não tivéssemos a comunidade de professores, técnicos e alunos que tem assumido compromisso com a educação e com a melhoria do ensino aqui na região", afirmou Lygia. (Assessorias)