Escolas Médicas do Brasil

Formação Médica na Bolívia

 12/01/2012

 

FORMAÇÃO MÉDICA NA BOLÍVIA

O secretário-geral do Colégio Médico de Cochabamba (Bolívia), Anibal Cruz Senzano, apresentou no II Fórum Nacional de Ensino Médico do CFM dados sobre o sistema de formação médica da Bolívia e sobre a participação de estudantes brasileiros neste sistema.

De acordo com Sezano, que é professor de uma escola médica estatal boliviana, existem 76 cursos de medicina na Bolívia (12 estatais e 64 privados). Há aproximadamente 25 mil brasileiros estudando medicina no país. Em algumas escolas, mais de 80% dos estudantes são brasileiros.

Estes estudantes estão majoritariamente vinculados a universidades privadas (98,5%), onde o ingresso é livre - ou seja, não são aplicados exames admissionais nem exigidos cursos preparatórios. Para 2012, existe a previsão de ingresso de dez mil novos alunos brasileiros em escolas médicas bolivianas.

Segundo o levantamento de Senzano, cada brasileiro investe cerca de mil dólares por mês para pagar os estudos e a estadia na Bolívia, enquanto apenas a mensalidade do curso no Brasil custa em média seis mil reais. A estimativa é de que os estudantes brasileiros de medicina movimentam cerca de um bilhão e 500 milhões de dólares por ano no país. "Uma questão importante é saber se a economia que estes estudantes fazem compensa para o Brasil e para o futuro deles mesmos, já que a qualidade de muitas escolas é flagrantemente duvidosa", pondera Senzan


 


TAGS