Escolas Médicas do Brasil

Criação de curso de Medicina em Rio Verde é de competência estadual

 12/02/2012

Procuradoria da República Municipio de Rio Verde

Criação de curso de Medicina em Rio Verde é de competência estadual

 Sex, 27 de Janeiro de 2012 15:02

MPF se posiciona sobre o processo que questionava a ausência de aprovação do MEC para a criação da graduação na Fesurv

Após analisar o processo que investiga a criação do curso de Medicina na Universidade de Rio Verde (Fesurv), o Ministério Público Federal declinou a atribuição do caso para a Promotoria de Justiça da comarca daquele município. De acordo com a decisão da procuradora da República Sabrina Menegário, por ser uma instituição municipal, compete ao Conselho Estadual de Educação à aprovação para a criação do curso. Desta forma, a competência é estadual.

De acordo com a apuração do MPF, o Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Saúde (CNS) seriam responsáveis apenas nos caso em que as instituições de ensino fossem privadas ou federal. Ao consultar o CNS, o MPF recebeu a seguinte resposta: o Conselho “emite parecer de análise de Autorização, Reconhecimento e Renovação de Curso da Área  de Saúde sobre todos os processos que são encaminhados pelo Ministério da Educação”. Não havia qualquer processo relacionado à Universidade de Rio Verde em tramitação naquele Conselho.

Já o MEC se posicionou da seguinte forma: “a instituição (Fesurv) é parte do Sistema Estadual de Ensino de Goiás, nos termos do art. 17, II, da Lei n° 9.394/96, devendo as informações relacionadas à sua regularidade ser solicitadas junto ao Conselho de Educação e/ou Secretaria de Educação do Estado”.

Destaca-se que o Conselho Estadual de Educação aprovou a criação do curso. Em sua posição, no processo, a entidade estadual informa que “para a criação do curso de Medicina na Universidade de Rio Verde foram consideradas, além da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Constituição do Estado de Goiás, a LC Estadual n° 26/98 e demais normativas do Conselho”.

Irregularidades
De acordo com reportagem publicada no jornal O Popular, de 24 de janeiro, o Conselho Regional de Medicina (Cremego) estaria questionando a criação do curso de Medicina. A entidade também questionava a cobrança de mensalidade de R$ 3mil, já que a instituição é municipal.

Assessoria de Comunicação Fones: (62) 3243-5454
E-mail: 
ascom@prgo.mpf.gov.br
Site: www.prgo.mpf.gov.br
Twitter: http://twitter.com/mpf_go


TAGS