Escolas Médicas do Brasil

IMPORTANTE :- Expansão: Novas Universidades

 17/09/2007


Novas Universidades | Por Transformação | Por Desmembramento | Consolidadas

NOVAS UNIVERSIDADES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC | UFABC
A Universidade Federal do ABC (UFABC) terá sede na cidade de Santo André e será integrada por três centros acadêmicos: o Centro de Ciências Naturais e Humanas, o Centro de Matemática, Computação e Cognição e o Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Quando da sua plena implantação, serão oferecidos 19 cursos de graduação. No seu primeiro ano de funcionamento, a UFABC atenderá 1.500 alunos.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA | UNIPAMPA
A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) contará com dez pólos, sediados nos municípios de Bagé, Jaguarão, São Gabriel, Santana do Livramento, Uruguaiana, Alegrete, São Borja, Itaqui, Caçapava do Sul e Dom Pedrito. Quando de sua completa implantação, A UNIPAMPA oferecerá 56 cursos de graduação que atenderão a cerca de 12.000 alunos.

NOVAS UNIVERSIDADES CRIADAS POR TRANSFORMAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO | UFTM
A Universidade Federal do Triângulo Mineiro, com sede em Uberaba, tem origem na Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro. Com a criação da universidade, serão implantados os cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Nutrição, Psicologia e Letras. Os novos cursos permitirão o ingresso anual de 240 novos estudantes.

UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ | UFTPR
No Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná são oferecidos, atualmente, cursos de ensino médio, técnico, de graduação e de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). Cerca de 12.500 alunos, 1.300 docentes e 560 funcionários técnico-administrativos estão distribuídos nas unidades localizadas nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Campo Mourão, Medianeira, Pato Branco/Dois Vizinhos e Cornélio Procópio. A criação da UFTPR significará a abertura de novas oportunidades de formação superior para a população da região, contribuindo para o seu desenvolvimento sócio-econômico. 

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO | UFERSA
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) foi criada a partir da Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM), no Rio Grande do Norte. A UFERSA será voltada para a área das ciências agrárias. Serão oferecidos seis novos cursos de graduação: Ciência da Computação, Engenharia de Produção, Administração, Engenharia de Pesca, Ciências Biológicas e Engenharia de Alimentos. A criação da UFERSA permitirá o ingresso de 150 novos estudantes por ano.

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E DO MUCURI | UFVJM
A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) foi criada a partir das Faculdades Federais Integradas de Diamantina (Fafeid). Com a transformação da instituição em universidade, serão criados novos cursos, resultando em um aumento de 660 vagas anuais. Inicialmente, serão implantados cursos de bacharelado e licenciatura em Física, Química, Ciências Biológicas e Educação Física e de bacharelado em Engenharia Hídrica, Sistemas da Informação e Turismo.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS | UNIFAL
A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) foi criada a partir da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas. Inicialmente, serão oferecidos dez novos cursos de graduação, com cerca de 400 vagas no total. A criação da UNIFAL permitirá, desta forma, ampliar e diversificar a oferta de cursos de graduação, contribuindo para a formação dos recursos humanos necessários ao desenvolvimento econômico e social da região.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE | UFCSPA
A Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (FUFCSPA) será criada a partir da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA). Atualmente, a FFFCMPA oferece três cursos de graduação (Medicina, Biomedicina e Nutrição), cinco cursos de pós-graduação stricto sensu e 15 cursos de pós-graduação lato sensu. Com a transformação da FFFCMPA em Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (FUFCSPA) serão oferecidos cinco novos cursos de graduação: Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Licenciatura em Ciências Biológicas.
 

NOVAS UNIVERSIDADES CRIADAS POR DESMEMBRAMENTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) foi criada a partir do desmembramento da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Quando de sua plena implantação, a UFGD oferecerá 26 cursos de graduação e atenderá a 8.000 alunos.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi criada a partir do desmembramento da Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A universidade terá como sede o município de Cruz das Almas e contará com campi nos municípios de Amargosa, Cachoeira e Santo Antônio de Jesus. Quando de sua plena implantação, a UFRB oferecerá 30 cursos de graduação, que atenderão a 8.000 alunos por ano.

UNIVERSIDADES CONSOLIDADAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO | UNIVASF
A Universidade Federal do Vale do São Francisco funciona em instalações provisórias desde março deste ano. A sede fica em Petrolina – PE e ainda existem os campi de Juazeiro e São Raimundo Nonato. Em Petrolina são oferecidos, no CEFET local, os cursos de Medicina, Psicologia, Enfermagem, Zootecnia e Administração, com 40 vagas anuais (com exceção do curso de Medicina, que tem dois ingressos anuais e oferece, portanto, 80 vagas). Em Juazeiro, no espaço doado pela prefeitura, os cursos de Engenharia Civil; Engenharia Mecânica; Engenharia Agrícola e Ambiental; Engenharia de Produção; e Engenharia Elétrica, com 40 vagas anuais (com exceção do curso de Engenharia de Produção, que tem dois ingressos anuais e oferece, portanto, 80 vagas). E, em São Raimundo Nonato, um curso de Arqueologia, com 30 vagas anuais. Em janeiro de 2006 será realizado novo vestibular. Serão oferecidos dois novos cursos: de Medicina Veterinária em Petrolina e de Ciência da Computação em Juazeiro.
 O MEC está financiando, através de convênio plurianual no valor de R$ 18.000.000,00 (dezoito milhões) assinado no dia 03/08/2005, a construção das instalações definitivas do campus de Petrolina e de Juazeiro (os campi deverão funcionar em instalações provisórias por mais seis meses).

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS | UFT
A Universidade Federal de Tocantins (UFT) foi criada em outubro de 2000, efetivando suas atividades em maio de 2003. Com mais de 8 mil alunos, a UFT mantém 25 cursos de graduação e um curso de mestrado, oferecidos em sete campi, o que permite a estudantes de várias regiões o acesso ao ensino superior público. A autorização, em 2005, de 395 vagas para servidores técnico-administrativos permitirá consolidar as atividades no campus.


TAGS