Escolas Médicas do Brasil

O desafio de ser médico no Brasil

 03/07/2012

O desafio de ser médico no Brasil

Ontem (01/07/2012), o programa Fantástico da Rede Globo mostrou uma reportagem especial sobre o estado precário em hospitais universitários do Brasil, o que chocou a sociedade brasileira. Os repórteres percorreram hospitais universitários públicos e encontraram pacientes espalhados pelos corredores, equipamentos novos e caros encaixotados e salas de cirurgia paradas, sem uso. Como pode um aluno aprender medicina nessas condições?

 

No entanto, a reportagem mostrou somente a ponta do iceberg do problema do sistema de saúde brasileiro. Além da falta de infraestrutura dos hospitais púbicos que os estudantes de medicina encontram para praticar os conhecimentos aprendidos em classe, uma vez graduados, eles defrontam com a ausência de uma carreira médica de Estado, a prática de baixos salários, honorários vis e péssimas condições de trabalho.

 

Para superar os desafios enfrentados pelo sistema de saúde brasileiro, será necessária uma nova estrutura financeira e uma revisão profunda das relações público-privadas. Portanto, o maior desafio enfrentado é político. Questões como o financiamento, a articulação público-privada e as desigualdades persistentes não poderão ser resolvidas unicamente na esfera técnica. Agora é preciso garantir ao sistema de saúde brasileiro sua sustentabilidade política, econômica, científica e tecnológica.

 

Veja abaixo o infográfico que mostra o desafio de ser médico no Brasil atualmente:

 

Infográfico - O desafio de ser médico no Brasil

Infográfico – O desafio de ser médico no Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



TAGS