24/01/2014
No mesmo dia em que a USCS (Universidade Municipal de São Caetano) anunciou que vai oferecer curso de Medicina a partir de 2014, o prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), revelou que a cidade também articula com o governo federal para ter um campus da Universidade Federal do ABC na área da saúde.
Com isso, a cidade passaria a ter duas opões de curso na área. Atualmente, o ABC só oferece a formação na Faculdade de Medicina, em Santo André. Na USCS, as inscrições foram abertas nesta quarta (18) e o vestibular ocorrerá no dia 16 de fevereiro. As aulas terão início em março e o investimento é de R$ 4 milhões.
Já com a UFABC, a articulação está em fase de carta de intenção e o Paço aguarda resposta da União. "Nós temos toda condição e estrutura para isso, inclusive com espaço para residência", destacou Pinheiro.
Na Federal, o curso seria gratuito e abrigaria outras especialidades de saúde. Já na USCS, a graduação é paga. O curso de Medicina terá mensalidade de R$ 5,2 mil. O prefeito disse que vai estudar a possibilidade de amenizar o custo.
Hospital São Caetano
O início do curso de Medicina foi a segunda boa notícia na área da saúde em São Caetano em menos de 10 dias. Como o RD revelou, o secretário estadual de Saúde, David Uip, garantiu na última sexta (13), durante agenda no ABC, que o Hospital São Caetano, atualmente subutilizado no município, será um hospital estratégico, que vai fazer a retaguarda na rede de saúde e contará com recursos dos governos estadual e federal.