Escolas Médicas do Brasil

Curso Direito de Impacto – Direito à Saúde

 23/10/2020

Curso imersivo de duas semanas que terá como objetivo o diálogo e a busca de soluções inovadoras para a área do acesso e da eficiência em saúde, através das abordagens do Design Thinking e da Teoria U. A intenção é que cada edição do curso trate de um aspecto dos Direitos Humanos e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, sendo esta primeira edição voltada para a área específica do Direito à Saúde.

Quem Somos: 

Novos Profissionais do Direito

O Novos Profissionais do Direito (NPD) é coordenado por João Paulo Anderson e tem por objetivo fomentar, através de cursos e eventos, o diálogo sobre o direito que vem surgindo a partir da Sociedade da Informação e sua topologia em redes. Já organizou eventos na área da sustentabilidade, compliance, Era do Impacto, Visual Law e Design Thinking. Se sustenta em quatro pilares: 1) Marketing Jurídico e Marketing 4.0; 2) novas tecnologias e novas abordagens do direito; 3) o Direito 4.0 e a sociedade ecossistêmica; 4) Pesquisa científica sobre Direito e Novas Tecnologias. O presente projeto faz parte do terceiro pilar.

O NPD nasceu do canal de diálogo científico no Instagram @direitoerede. Junto com outro canal (@bethania.adv) realizou (entre os meses de maio e agosto de 2020) curso que abrange o direito além da lei ou da jurisdição, a partir de estudos da sociedade da informação, do pluralismo jurídico e do empreendedorismo social. O presente é o terceiro curso realizado pelo NPD, que realizou também a I Semana de Marketing e Design para Advogados no início do mês de julho.


Coordenador deste curso
João Paulo Anderson: Publicitário e Bacharel em Direito. Mestrando em Direito no Uninter, prof. Orientador Celso Luiz Ludwig. Pesquisador na área do Pluralismo Jurídico da Sociedade da Informação. Especialista em Direito Administrativo e Gestão da Saúde. Pós-Graduando em Direito Médico. Empreende na área da educação jurídica, coordenando o projeto Novos Profissionais do Direito, e é editor do canal de diálogo científico @direitoerede. Já trabalhou como Assistente de Promotoria na área da proteção à saúde no MPPR.


Professoras:
Amanda Malucelli: Anfitriã de Aprendizagens. Nos últimos anos vem se dedicado a investigar o "aprender em comunidade" e facilitando ambientes de aprendizagem em processos de transformação individual, organizacional e social. Graduada em Comunicação Social, certificada em Gestão de Projetos para o Desenvolvimento (PMD), nas Ferramentas de Transformação Cultural, como consultora pelo Barrett Values Centre (UK). É membro do Instituto Nhandecy, facilitadora de Comunicação Não-Violenta, Gaia Education e Multiplicadora ODS. Atua e participa de comunidades de praticantes como a CNV, Art of Hosting, Teoria U, Instituto Integral Brasil, Design Thinking, Sociocracia, Educação Gaia, entre outras. Atuou em organizações e consultorias de Desenvolvimento Humano e de Talentos e coordenou programas como o Jovens Profissionais do Desenvolvimento da ONG Sociedade Global e a Extensão em Empreendedorismo Social na PUC-PR, de 2013 a 2016, ambos os programas premiados pelo Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável na categoria Educação.

Thaís Falabella: Formada em Design de Produto e mestre em Design, Inovação e Sustentabilidade ambos pela UEMG. Atualmente é UX Research no Banco Inter, trabalha também como professora de pós graduação na PUC e é Líder Local do IxDA. Foi líder técnica UX e Research na Sympla, corresponsável pela implementação e liderança do Setor de Experiência do Usuário (UX) na PUC Minas Virtual, mentora de design de negócios na Mooca, trabalhou como Agente Local de Inovação no SEBRAE e Community Leader do InovAtiva Brasil.


No que acreditamos

Acreditamos que profissionais das diversas áreas do conhecimento, em multidisciplinariedade, podem desenvolver soluções inovadoras para problemas sociais por meio de acesso a metodologias que proporcionem um novo olhar sobre os Direitos Fundamentais. A partir do conceito de Sociedade em Redes de Manuel Castells, a sociedade não mais aceita modelos hierárquicos e piramidais, se tornando flexível e instável. Isso requer uma mudança do paradigma social. As redes se tornam a lógica topológica das novas instituições, tal como o SUS. Requer ainda, do profissional, a capacidade de aprender e trabalhar de maneira complexa, não linear.

Dentre as diversas abordagens e métodos existentes, acreditamos que o Design Thinking e a Teoria U podem ser duas que se complementam. Ainda, se adequam a um pensamento Novo-Paradigmático, na epistemologia de Maria José Esteves de Vasconcellos, quando há a substituição dos pressupostos da simplificação, estabilidade e objetividade pelos pressupostos da complexidade, instabilidade e intersubjetividade.

Considerando a pandemia que enfrentamos e suas ramificações desconhecidas a longo prazo em relação a encontros pessoais, decidimos realizar o curso no formato on-line. É um bom desafio explorar as possibilidades de trazer as metodologias de forma virtual.

O curso 

Público: Advogados; Profissionais da Saúde; Profissionais da Gestão em Saúde; Estudantes de Direito e da Saúde.


Objetivos:

  1. Transmitir a teoria e a prática das abordagens de inovação Design Thinking e Teoria U, para que possam, além de utilizadas neste curso, ser replicadas pelos alunos em suas organizações;
  2. Observar as possíveis necessidades de usuários dos serviços de saúde, através das ferramentas do Design Thinking e da Teoria U;
  3. Co-criar possíveis soluções, com a participação dos alunos e de profissionais das áreas afins à proteção da saúde;
  4. Criar protótipos aplicáveis e replicáveis;
  5. A médio prazo, criar uma comunidade composta por alunos, ex-alunos, professores e organizações parceiras atuantes na Era de Impacto.


Metodologia

A metodologia do curso envolve 7 módulos, sendo: a) 2 aulas teóricas, que conceituam a Sociedade em Redes, a Sociedade 4.0, o Design Thinking, a Teoria U e o Sistema de Saúde brasileiro; e b) 5 aulas práticas, em que os alunos e professores passarão por processos de observação, idealização e prototipagem de possíveis soluções.

Módulo 1 - Introdução à Sociedade da Informação

  • Sociedade da Informação
  • Horizontalização das relações
  • Novo contrato social
  • Economia Eco-cêntrica
  • Pensamento Sistêmico
  • O SUS - Da hierarquia às Redes de Atenção à Saúde (Portaria MS n.4.279/2010)

Módulo 2 - Design e Design Thinking

Módulo 3 - Jornadas e Métodos de Observação Módulo 4 - Teoria U

Módulo 5 - Jornadas e Métodos de Coparticipação

Módulo 6 - Jornadas e Métodos de Prototipagem

Módulo 7 - Montagem de protótipos

Contato

João Paulo: (41) 99206-3979; joaop_anderson@hotmail.com; novosprofissionaisdireito@gmail.com