07/12/2022
A certificação leva em consideração mais de 80 indicadores em sua avaliação
A faculdade de medicina FACERES de São José do Rio Preto (SP), recebeu o Certificado do Selo de Qualidade do Conselho Federal de Medicina.
A instituição foi reconhecida através de um processo de avaliação externa, norteado por indicadores de qualidade e áreas de excelência a serem compartilhadas com outras instituições de ensino.
O curso é avaliado a partir de aspectos como o seu contexto e política institucional, projeto pedagógico, programa educacional, corpo docente e discente e ambiente educacional.
O curso de medicina da FACERES, criado em 2012, atinge com essa certificação um patamar alcançado por poucas escolas médicas do Brasil: reconhecida pelo MEC, ABEM, CFM, AHA (Associação Americana de Cardiologia), Colégio Americano de Cirurgiões e Federação Internacional de Escolas Médicas.
Em 2022, a FACERES foi credenciada pelo convênio internacional ERASMUS+, o maior programa de intercâmbio da Europa. O programa European Region Action Scheme for the Mobility of University Students – (Plano de Ação da Comunidade Europeia para a Mobilidade de Estudantes Universitários). Um plano de gestão de diversas administrações públicas, que apoia e facilita a mobilidade acadêmica dos estudantes e professores universitários através do mundo inteiro.
Para o diretor da faculdade, as certificações sinalizam que o trabalho está na direção correta. “É um parâmetro de que estamos no caminho certo para oferecer uma formação médica de excelência”, finaliza Dr. Toufic.
O resultado da avaliação externa é validado pela apresentação de evidências e pela visita de uma equipe de avaliadores externos.
Dr. Toufic Anbar Neto, diretor da faculdade diz que esse selo de qualidade é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela coordenação, professores e administrativo da instituição. “Estamos sempre em busca da excelência, os próximos passos são o reconhecimento por outras entidades científicas estrangeiras e a inclusão no teste de progresso europeu”.
A qualificação leva em consideração mais de 80 indicadores em sua avaliação, entre eles gestão, estrutura física, recursos educacionais e qualificação docente.