14/02/2007
Autorizado o curso de medicina da São Camilo
Com investimento de R$ 1,2 milhão, curso visa a formação do médico generalista e humanista e terá início no segundo semestre de 2007
O Centro Universitário São Camilo, referência em educação no país, recebeu a aprovação do Ministro do Estado da Educação, Fernando Haddad, para abrir o curso de Medicina, no campus Ipiranga. No total, serão oferecidas 100 vagas anuais de, no máximo, 50 alunos por turma.
O início das aulas está previsto para o segundo semestre de 2007.
“Durante um ano e meio fizemos todas as adaptações necessárias e exigidas pelo Ministério da Educação para receber essa aprovação”, afirma o Dr. Christian de Paul Barchifontaine, reitor do Centro Universitário São Camilo.
A instituição investiu cerca de R$ 1,2 milhão na construção de laboratórios especializados
(como o de anatomia, biotério, entre outros), no desenvolvimento de projetos diferenciados e na aquisição de materiais e estruturação da biblioteca. Além disso, a São Camilo possui 32 hospitais em todo o Brasil, o que lhe confere um grande know-how na área.
Um dos diferenciais do curso de Medicina da São Camilo será o foco na formação do médico generalista e humanista. A partir do primeiro semestre do curso, o aluno irá acompanhar os procedimentos médicos nos centros de saúde da Prefeitura e nos hospitais do SUS, com o intuito de vivenciar toda a rotina desses estabelecimentos, conhecendo o Programa Saúde Família do Governo do Estado (o qual volta sua atenção para a saúde básica da população brasileira) e aprendendo a lidar com o paciente como um todo e, não apenas, com a doença. Para isso, a São Camilo está firmando também parceria com alguns hospitais do SUS.
Outra diferencial é o ensino por meio do PBL (Problem Based Learning). Com o método de Aprendizado Baseado em Problemas, o ensino será totalmente centrado no aluno. “Sem dúvida, essa é uma proposta inovadora no mercado de ensino. Vamos oferecer o aprendizado com base clínica. Várias das disciplinas serão usadas de forma integrada”, acrescenta o reitor.
10% das vagas para Norte e Nordeste
O Centro Universitário São Camilo vai destinar 10% do total de vagas abertas para o curso de Medicina às pessoas que residem ou trabalham em municípios do Norte e Nordeste do país, especialmente nas regiões que tenham Hospitais São Camilo.
Durante os seis anos de curso, a São Camilo vai permitir que esses alunos estudem gratuitamente na instituição e, também será responsável pela despesa dos mesmos com hospedagem em São Paulo. “Para viabilizar esse projeto vamos fazer um acordo com os alunos para que depois de formados, eles trabalhem, no mínimo, por seis anos (mesmo período do curso), nos Hospitais São Camilo de suas regiões”, afirma o Dr. Christian de Paul Barchifontaine.
Sobre o Centro Universitário São Camilo - mantido pela União Social Camiliana, fundada em 1954 pelos Padres Camilianos, é sinônimo de credibilidade, confiança e referência no ensino superior em saúde do país. Além da graduação, o Centro Universitário São Camilo oferece também cursos de pós-graduação Lato Sensu (especializações na área da saúde, gestão e educação, incluindo o MBA em Gestão de Planos de Saúde e Gestão de Promoção de Saúde e Qualidade e Controlaria e Finanças de Vida nas Organizações) e Stricto Sensu (Mestrado em Bioética).