05/05/2007
FAG ainda mais perto do curso
Após a visita de consultores nomeados pelo MEC (Ministério da Educação) para a avaliação final das condições de ensino, a FAG (Faculdade Assis Gurgacz), de Cascavel, está ainda mais perto da autorização do seu curso de Medicina. A previsão é de que o parecer final seja emitido dentro de 60 dias. Se autorizada, a FAG inicia imediatamente a construção de um hospital, com 120 leitos, no seu próprio campus.
Na avaliação dos consultores, a estrutura física da faculdade foi apontada como plenamente adequada para receber o novo curso. Isso porque a FAG é considerada uma instituição com "vocação" para a área da saúde, já que oferece outros nove cursos na área. Muitos laboratórios e mesmo o corpo docente já disponíveis podem atender as necessidades básicas do curso de Medicina. Da equipe de professores já vinculados a FAG, por exemplo, cerca de 150 são profissionais da saúde.
O coordenador pedagógico do projeto do curso de Medicina, professor Afonso Cavalheiro Neto, explica que a última verificação in loco do MEC teve como foco justamente a estrutura física da instituição, o hospital e a aceitação da comunidade, neste caso expressa por meio de documentos e depoimentos encaminhados por diversas entidades e órgãos de saúde da região.
"Temos tudo o que foi exigido e ainda fomos apontados como referência", observa Afonso. "Agora temos de aguardar", completa, afirmando que, se autorizada, a nova opção de graduação será oferecida já no vestibular do meio do ano.