08/08/2007
O Conselho Regional de Medicina (Cremesp) promoverá exame de avaliação dos estudantes de sexto ano de medicina do Estado de São Paulo. Ribeirão Preto está entre as cidades que serão avaliadas. Atualmente há 31 escolas médicas no Estado.
As inscrições gratuitas podem ser feitas de 6 de agosto a 6 de setembro pela internet no site www.cremesp.org.br ou até 5 de setembro, pessoalmente, nas sedes das delegacias regionais do Cremesp.
O exame terá caráter experimental e será organizado pela Fundação Carlos Chagas, em duas etapas. A primeira etapa contará com uma prova teórica com questões nas áreas de Pediatria, Ortopedia, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Saúde Pública, Saúde Mental, Bioética e Ciências Básicas. Já a segunda prova irá simular situações clínicas e problemas práticos, englobando questões nas áreas de Pediatria, Clínica Médica, Cirurgia, Saúde Mental, Ginecologia, Obstetrícia e Bioética.
A primeira fase do Exame do Cremesp 2007 será realizada em 23 de setembro nas seguintes cidades: Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Catanduva, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São Paulo, Sorocaba e Taubaté. A segunda etapa do Exame será realizada em 7 de outubro, somente na capital.
A avaliação é restrita ao Estado de São Paulo e não tem similaridade com o “exame de ordem” da OAB. A participação no Exame do Cremesp não é obrigatória, é opcional e não é um pré-requisito para a habilitação do médico ao exercício profissional da medicina. O estudante aprovado no Exame do Cremesp recebe um certificado, que pode ser útil no currículo pessoal e no mercado de trabalho.
O índice de reprovação no Exame do Cremesp cresceu 7% (de 31% em 2005 para 38% em 2006). O resultado demonstrou que há sérias deficiências no ensino médico no Estado. A situação pode ser ainda pior se considerado o caráter opcional do exame, o que em tese faz com que os alunos melhor preparados ou que cursaram melhores faculdades demonstrem maior interesse em participar da avaliação.