Escolas Médicas do Brasil

Quatorze federais já aderiram ao Reuni

 24/10/2007

 

23/10/2007 16:40

Os conselhos universitários das universidades federais de São João Del Rei (UFSJ) e Rural da Amazônia (Ufra) também aderiram ao Programa de Reestruturação e Expansão das Instituições Federais de Ensino Superior (Reuni). O anúncio foi feito nesta terça-feira, 23, pelos reitores das duas universidades. As outras 12 universidades que já tinham aderido ao programa são as federais do Amazonas, Bahia, Brasília (UnB), Grande Dourados, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, São Carlos, São Paulo, Tocantins e Viçosa.

De acordo com o reitor Marco Aurélio Leite Nunes, a Federal Rural da Amazônia vai ofertar mais quatro mil vagas e praticamente dobrar o número de cursos, passando de cinco para nove. A Ufra tem hoje cerca de dois mil alunos na graduação.  “Também vamos abrir dois cursos noturnos: licenciatura em informática e ciências”, afirma. Estudantes, docentes e sindicato participaram da discussão sobre o Reuni, que durou dois meses. “A comunidade acadêmica entendeu que o Reuni é muito importante para a Ufra, principalmente por ela ser uma universidade pequena”, explica Nunes. “Precisamos ampliar nossa massa crítica. Sem isso é muito difícil crescermos.”

A Federal de São João Del Rei vai ofertar mais 12 novos cursos, cinco deles noturnos. O total de cursos vai passar de 31 para 43 e, dos noturnos, de 21 para 26. “Ampliaremos o número de vagas de 3.600 para 5.800 alunos”, comemorou o reitor Helvécio Luiz Reis. Para ele, o programa consolida a universidade pública e aumenta o espírito de motivação da comunidade acadêmica. Com o Reuni, a UFSJ poderá crescer 45% em cinco anos — sem o programa, a expansão seria de 20% da universidade. “Vamos fortalecer também a pós-graduação, por meio da contratação de professores doutores”, declara.

As universidades federais podem apresentar ao Ministério da Educação, até o próximo dia 29, propostas de reestruturação e expansão para o Reuni. Os projetos devem prever investimento em custeio, contratação de pessoal, aquisição, instalação e manutenção de equipamentos, construção e recuperação de instalações físicas das instituições.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação Superior

 

TAGS