Escolas Médicas do Brasil

Em Itaúna (UI) , novo curso de medicina

 26/10/2007

Novo curso de medicina 

Universidade de Itaúna (UI), na Região Centro-Oeste do estado, aprovou no Conselho Estadual de Educação, a homologação para oferecer o curso de medicina

O decreto que autoriza a instalação da faculdade na cidade, a 85 quilômetros de Belo Horizonte, deve ser assinado hoje. Em novembro, a universidade já recebe a primeira turma e para fevereiro está previsto o início das atividades da segunda turma dos futuros médicos. A reitoria comemora a implantação do curso, uma vez que a UI já oferecia vários da área de saúde, como enfermagem, fisioterapia, odontologia, educação física, ciências biológicas, bioquímica e farmácia.

De acordo com o reitor da Universidade de Itaúna, Faiçal David Chequer, foram investidos R$ 12 milhões em estrutura. Um prédio com 10 laboratórios necessários ao ensino foi construído e professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) foram contratados. “Cada turma será composta por 50 alunos. Um vestibular específico para o curso será feito no início de novembro, com as aulas começando ainda naquele mês”, anuncia Faiçal.

Segundo ele, a instalação do curso beneficiará toda região Centro-Oeste. A universidade firmou convênio com as prefeituras de Itaúna e Mateus Leme para que as unidades de saúde daqueles municípios recebam os estudantes da UI. “Os convênios têm duração de 18 anos. A Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Meira também será beneficiada”, completa o reitor, dizendo ainda que a universidade negocia com outros três municípios da região – não revelados – para que os alunos e as atividades do curso de medicina possam favorecer a comunidade.

Faiçal explica que a UI contará com moderno projeto pedagógico. Segundo ele, o objetivo é formar médicos generalistas, direcionados à saúde pública. “Outra grande vantagem é que, através das parcerias com administrações municipais, todos os médicos, durante a residência, já estarão inseridos no mercado de trabalho”, afirma o reitor. Informações sobre o vestibular pelo (37) 3249-3000.

Fonte: Estado de Minas - Belo Horizonte - MG


TAGS