Nova universidade federal do Sul do Brasil

Notícias Diárias de Erechim

Assessoria/Editoria

ENSINO SUPERIOR

Comunidade escolhe nome da nova universidade federal do Sul do Brasil

Nesta sexta-feira (14/03), os municípios dos três estados do Sul realizam seminários para escolher o nome da universidade federal que vai atender o norte gaúcho, oeste catarinense e sudoeste do Paraná, na região denominada pelo governo federal de Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul.

No Rio Grande do Sul a atividade ocorre em Erechim, no Alto Uruguai (Seminário Nossa Senhora de Fátima, das 9 às 17 horas). Em Santa Catarina, o debate será em Chapecó, que será a sede da universidade. No Paraná o seminário ocorre em Laranjeiras do Sul. Em Cerro Largo, nas Missões, o tema será aprofundado no dia 17.

Na pauta dos seminários também está a estrutura curricular em ciclos; áreas e cursos; acesso à Universidade (cotas) e gestão. Estarão presentes integrantes dos comitês municipais do Movimento Pró-universidade, representantes de movimentos sociais, escolas, entidades, prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias.

"Construída com as opiniões da comunidade, a instituição terá como missão a formação de cidadãos para potencializar o desenvolvimento regional", observa o deputado Ivar Pavan, que integra a Coordenação do Movimento Pró-universidade. O fato de ser multicampi e construída com a participação popular são condições que favorecem o cumprimento da meta, destaca o parlamentar que se dedica a consolidação da universidade na região Norte do estado que não tinha ensino superior federal.

As áreas de ensino

Entre as áreas pré-definidas estão Ciências Agronômicas e Veterinárias, Ciências Humanas, Ciências Médicas e da Saúde, Engenharias e Computação, Ciências Socialmente Aplicáveis e Licenciaturas. A área de Ciências Agronômicas e Veterinárias serão ministradas em todas as unidades, sendo que a sede de Chapecó terá outras duas áreas e os campi de Erechim, Cerro Largo e Laranjeiras do Sul terão mais uma área.

No dia 19, ocorre outro Seminário, em Chapecó, com a presença do Secretário de Ensino Superior do MEC, Ronaldo Mota, para socialização e aprofundamento do trabalho feito e preparação da próxima fase.

(13.03.2008)