Escolas Médicas do Brasil

ENADE 2007 : Cursos de medicina são reprovados

 02/05/2008

 

Cursos de medicina são reprovados

 

Universidade Severino Sombra, Centro de Ensino Superior de Valença e Centro Universitário de Volta Redonda estão na lista.

SUL FLUMINENSE - Os três únicos cursos de medicina da região apresentaram baixo desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e serão submetidos a um processo de supervisão pelo Ministério da Educação (MEC). De acordo com o MEC, o curso de medicina da Universidade Severino Sombra, em Vassouras, do Centro de Ensino Superior de Valença e do Centro Universitário de Volta Redonda foram reprovados no Enade e no conceito Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que compara o desempenho de calouros e formandos.

Todos os cursos da região tiveram conceito 2 no ENADE (antigo Provão) e no IDD. O conceito é o segundo mais baixo possível nos dois sistemas, onde a nota mais alta é 5.

A Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), mantenedora do Centro de Ensino Superior de Valença (Cesva), divulgou uma nota informando que ainda não recebeu nenhum documento oficial ou relatório do MEC acerca do fato e que dessa forma a instituição considera difícil e leviana qualquer manifestação sem que antes seja feita cuidadosa avaliação dos referidos resultados. Ainda segundo a nota, a inclusão da Faculdade de Medicina de Valença entre os cursos sob supervisão do MEC gerou surpresa e frustração ao Cesva. A faculdade informou também que continua a intensificar os esforços e medidas que visam, sobretudo, dotar as suas unidades de ensino superior da qualidade que sempre foi almejada em mais de 40 anos de existência.

Segundo Assessoria de Comunicação do Centro Universitário de Volta Redonda, a universidade vai se manifestar sobre o caso somente na próxima semana, devido à ausência do reitor, que está no Nordeste, representando a instituição.

A Universidade Severino Sombra também divulgou nota esclarecendo que a instituição, confiante na experiência adquirida em quase 40 anos de existência e certa da colaboração e comprometimento de sua equipe acadêmica e administrativa, vai transpor esses momentos difíceis com medidas que resgatem seu papel de destaque no universo das escolas médicas.

OUTRAS FACULDADES
No Rio, além dos cursos das universidades da região foram reprovados no exame mais três cursos de medicina. São eles: Centro Universitário Serra dos Órgãos, em Teresópolis; e as unidades da Universidade Iguaçu em Itaperuna e Nova Iguaçu.

Em todo o país, 17 cursos estão sob supervisão por tirarem notas 1 ou 2. Na lista de pior desempenho, quatro cursos estão em universidades federais: Alagoas (Ufal), Amazonas (Ufam), Bahia (UFPA) e Pará (UFPA). Ao todo, 103 cursos em instituições públicas e privadas foram avaliados. Segundo o ex-ministro da Saúde Adib Jatene, presidente da comissão criada para avaliar a qualidade do ensino de medicina, existem 175 escolas de medicina no Brasil.

Segundo o MEC, agora as instituições reprovadas terão um prazo para justificar o mau rendimento e apresentar propostas para melhorar a atuação. Caso seja necessário, visitas de consultores serão realizadas. Se nada disso der resultado, escolas superiores poderão ser fechadas.

 


TAGS