07/05/2008
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
CAPÍTULO III
DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
Art. 16. A duração mínima e máxima prevista para o curso de Medicina é de 6 (seis) e 9 (nove) anos, respectivamente.
Art . 17. Para obter o grau de Médico, o estudante deverá cumprir um total de 8.246 (oito mil, duzentas e quarenta e seis) horas relativas ao currículo pleno proposto.
§ 1º Os conteúdos curriculares, segundo os eixos de conhecimento estabelecidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Medicina, estão no anexo III;
§ 2º A distribuição da carga horária total segundo atividades pedagógicas e séries consta do anexo IV.
Art. 18. O currículo pleno do curso de Medicina, implantado a partir do ano letivo de 1998, passa a vigorar com a seguinte seriação:
Universidade Estadual de Londrina
RESOLUÇÃO CEPE n° 22/2005 *
Reformula o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Medicina, a ser implantado a partir do ano letivo de 2005.
CONSIDERANDO a Lei nº 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
CONSIDERANDO a Resolução CNE/CES Nº 04, de 07 de novembro de 2001, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina;
CONSIDERANDO que o artigo 54 do Regimento Geral da UEL estabelece que o Sistema Acadêmico dos Cursos de Graduação será definido nos respectivos Projetos Pedagógicos;
CONSIDERANDO que cada curso de graduação tem um currículo pleno, organizado de acordo com a legislação em vigor, devendo ser cumprido integralmente pelo estudante, a fim de que possa qualificar-se para a obtenção de um grau acadêmico;
CONSIDERANDO os pronunciamentos contidos no processo nº 20941, de 03 de agosto de 2004.
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO aprovou e eu, Reitora, sanciono a seguinte Resolução:
Art. 1º Fica aprovado, nos termos da presente Resolução, o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Medicina cujas bases estruturativas vêm sendo desenvolvidas desde o ano letivo de 1998, com as adequações decorrentes das análises e discussões ocorridas em 2004 pelo Colegiado do Curso e Conselho de Centro do CCS.
CAPÍTULO I
DAS DIRETRIZES DO CURSO
Art. 2º O Curso de Medicina parte da compreensão de que o estudante de hoje deve ser preparado para ser o profissional e o cidadão que participará dos processos de construção do conhecimento e, portanto, as atividades docente-assistenciais são centradas no estudante, visto como sujeito da aprendizagem e no professor como facilitador do processo de ensino-aprendizagem, enfocando o aprendizado baseado em problemas e orientado para a comunidade.
Art. 3o O Curso de Medicina está fundamentado na pedagogia da interação, possibilitando o aperfeiçoamento contínuo de conhecimentos, habilidades e atitudes dos estudantes; facilitando o desenvolvimento do seu próprio método de estudo, aprendendo a aprender, a selecionar criticamente os recursos educacionais mais adequados e a trabalhar em equipe.* com alterações introduzidas pela Res. CEPE n. 348/05)2
Art. 4º O Curso de Medicina está fundamentado nas seguintes diretrizes:
I. estruturação modular, viabilizando a interdisciplinaridade;
II. ensino centrado nas necessidades de aprendizagem dos estudantes;
III. currículo nuclear comum a todos os estudantes e a oportunidade de práticas eletivas, cuja função é permitir uma certa individualização do currículo;
IV. ensino baseado na pedagogia da interação, com os conteúdos das ciências básicas e clínicas desenvolvidas de forma integrada e em torno dos problemas prioritários de saúde da população;
V. garantia de contato do estudante de medicina com as realidades de saúde e socioeconômicas da comunidade desde o primeiro ano do curso;
VI. adoção da avaliação formativa;
VII. terminalidade do curso em seis anos.
Art. 5º O curso de Medicina utiliza metodologias ativas de ensino-aprendizagem e em especial a Aprendizagem Baseada em Problemas.
Art. 6º Os objetivos do curso e o perfil do concluinte constam dos anexos I e II, respectivamente, da presente Resolução.
CAPÍTULO II
DO SISTEMA ACADÊMICO
Art. 7º O Sistema Acadêmico a ser adotado pelo Curso de Graduação em Medicina, a partir do ano letivo de 2005, será o Seriado Anual com as seguintes características:
I. Módulos dispostos em séries anuais, atendendo ao princípio de hierarquização e ofertados nas seguintes modalidades:
a) Módulos com oferta em bloco;
b) Módulos anuais;
II. Estágios Supervisionados;
III. Módulos de Atualização.
Art. 8º O currículo do Curso de Graduação em Medicina é constituído por um conjunto de Atividades Acadêmicas distribuídas nas seguintes categorias:
I. Módulos temáticos interdisciplinares, desenvolvidos através das seguintes atividades pedagógicas:
a) Seção tutorial;
b) Prática de laboratório e discussão de casos clínicos;
c) Palestras ou conferências;
d) Estudo orientado;
e) Avaliação.II. Módulos de habilidades clínicas e atitudes;
III. Módulos de interação entre ensino, serviços de saúde e comunidade;
IV. Módulos de atualização;
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V. Estágios do Internato.
§ 1º Todos os módulos e estágios são obrigatórios.
§ 2º O estudante poderá, por opção, cumprir as Atividades Acadêmicas Complementares previstas regimentalmente.
Art. 9º As diretrizes pedagógicas do currículo estão inseridas no desenvolvimento de cinco tipos de atividades acadêmicas.
§ 1º Os módulos temáticos interdisciplinares devem ser desenvolvidos, da 1ª à 4ª séries, em grupos de 8 (oito) a 10 (dez) estudantes e um professor, com duração de 4 (quatro) a 6(seis) semanas, utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas.
§ 2º Os módulos de Habilidades Clínicas e Atitudes, em número de quatro, devem ser desenvolvidos da 1ª à 4ª séries, de oferta anual, contemplando procedimentos laboratoriais e médico-cirúrgicos, semiologia e comunicação médico-social.
§ 3º Os módulos de interação entre ensino, serviços e comunidade, em número de quatro, devem ser desenvolvidos da 1ª a 4ª série, de oferta anual, contemplando práticas de introdução à pesquisa científica e conteúdos teórico-práticos de atenção à saúde na comunidade e na rede de serviços de saúde de menor complexidade tecnológica.
§ 4º Os módulos de atualização, em número de três, devem ser desenvolvidos da 2ª à 4ª séries, com duração de duas a quatro semanas, contemplando oportunidades de diversificação para o estudante, pois ocorrem através da vivência de conteúdos e práticas não ofertadas regularmente pelo currículo.
§ 5º Os estágios do internato, em número de 35, devem ser desenvolvidos nas 5ª e 6ª séries, em grupos de seis estudantes, com duração de 2 a 12 semanas, contemplando atividades teórico-práticas decorrentes da responsabilização pelo atendimento dos pacientes, sempre orientados por docentes-preceptores e supervisores de cada estágio.
Art. 10. O ano acadêmico é constituído por 2 (dois) períodos letivos regulares - semestres - e 2 (dois) períodos especiais entre os períodos letivos regulares, com as seguintes características:
I. cada período letivo tem a duração mínima de dias de trabalho escolar efetivo, exigidos pela legislação vigente;
II. os períodos especiais, como no caso de internato médico da 5ª e 6ª séries, destinam-se a assegurar o melhor aproveitamento da aprendizagem, uma vez que nestas séries o processo é centrado na prestação de serviços desenvolvidos principalmente no Hospital Universitário.
III. os períodos letivos regulares e especiais têm duração prevista em Calendário Escolar.
Art. 11. O estudante, em sua matrícula inicial, será inscrito em todas as atividades acadêmicas previstas na primeira série do curso.
Art. 12. As matrículas subseqüentes deverão ser renovadas anualmente pelo estudante, conforme Calendário Escolar.
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Art. 13. Será matriculado na série subseqüente o estudante promovido na forma prevista na presente Resolução.
Art. 14. Módulos essenciais são aqueles que não podem ser cursados em regime de dependência.
Parágrafo único. São considerados essenciais todos os módulos da 4ª série.
Art. 15. A matrícula em disciplinas especiais e eletivas previstas para as atividades acadêmicas complementares far-se-á independentemente da série.
CAPÍTULO III
DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
Art. 16. A duração mínima e máxima prevista para o curso de Medicina é de 6 (seis) e 9 (nove) anos, respectivamente.
Art . 17. Para obter o grau de Médico, o estudante deverá cumprir um total de 8.246 (oito mil, duzentas e quarenta e seis) horas relativas ao currículo pleno proposto.
§ 1º Os conteúdos curriculares, segundo os eixos de conhecimento estabelecidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Medicina, estão no anexo III;
§ 2º A distribuição da carga horária total segundo atividades pedagógicas e séries consta do anexo IV.
Art. 18. O currículo pleno do curso de Medicina, implantado a partir do ano letivo de 1998, passa a vigorar com a seguinte seriação:
Universidade Estadual de Londrina
1ª Série
6MOD101 Introdução ao Estudo da Medicina (COL) B 10 80 40 54 6 1906MOD102 Concepção e Formação do Ser Humano
(BIO/CIF/MOR/HIT/GIN)
B 10 34 44 62 6 156
6MOD103 Metabolismo (BIO/BIQ/MOR/CIF/HIT/MED) B 12 36 44 58 6 156
6MOD104 Funções Biológicas (CIF/MED/MOR/HIT/BIQ) B 22 34 52 68 6 182
6MOD105 Mecanismos de Agressão e Defesa
(MIB/MED/PAT/LAC/CIF)
B 16 34 52 74 6 182
6MOD106 Abrangência das Ações de Saúde ( DSC/SOC/ PED) B 8 16 32 45 3 104
6MOD107 Habilidades Clínicas e Atitudes I (LAC/MED/CIR/PED) A 22 104 - - 6 132
6PIN100 Práticas de Interação Ensino, Serviços e Comunidade I
(DSC/MED/LAC/SOC)
A 20 82 - - - 102
TOTAL 120 420 264 361 39 1204
2ª Série
CARGA HORÁRIA
CÓDIGO NOME Oferta Teor. Prát. Tut. E.Or. Av. Tot.
6MOD201 Doenças Resultantes da Agressão ao Meio Ambiente
(MED/PED/LAC/DSC/PAT/MIB)
B 8 16 28 49 3 104
6MOD202 Nascimento, Crescimento e Desenvolvimento (PED/CIF/GIN) B 12 24 44 70 6 156
6MOD203 Percepção, Consciência e Emoção (MED/CIF/MOR/HIT) B 12 34 44 60 6 156
6MOD208 Atualização II (COL) B 30 30 - - - 60
6MOD204 Proliferação Celular (BIO/LAC/PAT/MOR/MED/CIR) B 14 28 52 82 6 182
6MOD205 Locomoção e Preensão (CIR/MED/MOR) B 8 24 28 38 6 104
6MOD206 Processo de Envelhecimento (MED/CIF/SOC/PAT) B 14 28 52 85 3 182
6MOD207 Habilidades Clínicas e Atitudes II (MED/LAC/CIR/PED) A 22 108 - - 6 136
6PIN200 Práticas de Interação Ensino, Serviços e Comunidade II (DSC/MED) A 44 88 - - - 132
TOTAL 164 380 248
6
3ª Série
CARGA HORÁRIA
CÓDIGO NOME Oferta Teor. Prát. Tut. E.Or. Av. Tot.
Tot.
6MOD301 Dor (MED/CIR/CIF/MOR) B 14 28 56 78 6 182
6MOD302 Dor Abdominal, Diarréia, Vômitos e Icterícia (MED/CIR/MIB/LAC/PAT) B 14 28 56 81 3 182
6MOD303 Fadiga, Perda de Peso e Anemias (MED/PED) B 10 20 36 61 3 130
6MOD308 Atualização III (COL) B 30 30 - - - 60
6MOD304 Problemas Mentais e de Comportamento (MED) B 8 16 28 49 3 104
6MOD305 Perda de Sangue (MED/CIR) B 10 20 36 61 3 130
6MOD306 Febre, Inflamação e Infecção (MED/MIB/PAT) B 11 20 36 60 3 130
6MOD307 Habilidades Clínicas e Atitudes III (MED/CIR/LAC/PED) A 22 104 - - 6 132
6PIN300 Práticas de Interação Ensino, Serviços e Comunidade III
(MED/DSC/PED/GIN)
A 66 66 - - - 132
TOTAL 185 332 248 390 27 1182
4ª Série
CARGA HORÁRIA
CÓDIGO NOME Oferta Teor. Prát. Tut. E.Or. Av. Tot.
6MOD401 Saúde da Mulher, Sexualidade Humana e Planejamento Familiar (GIN) B 13 24 44 72 3 156
6MOD402 Manifestações Externas das Doenças e Iatrogenias (MED/CIR/LAC) B 10 20 36 61 3 130
6MOD408 Atualização IV (COL) B 30 30 - - - 60
6MOD403 Desordens Nutricionais e Metabólicas (MED/BIQ) B 8 16 28 49 3 104
6MOD404 Distúrbios Sensoriais, Motores e da Consciência (MED/CIR) B 12 24 36 55 3 130
6MOD405 Dispnéia, Dor Torácica e Edemas (MED/CIR/LAC) B 12 24 44 73 3 156
6MOD406 Emergências (MED/CIR) B 13 24 44 72 3 156
6MOD407 Habilidades Clínicas e Atitudes IV (MED/CIR/GIN/PED) A 22 104 - - 6 132
6PIN400 Práticas de Interação Ensino, Serviços e Comunidade IV
(CIR/MED/PED/GIN)
A 16 116 - - - 132
TOTAL 136 382 232 382 24 1156
6MOD301 Dor (MED/CIR/CIF/MOR) B 14 28 56 78 6 182
6MOD302 Dor Abdominal, Diarréia, Vômitos e Icterícia (MED/CIR/MIB/LAC/PAT) B 14 28 56 81 3 182
6MOD303 Fadiga, Perda de Peso e Anemias (MED/PED) B 10 20 36 61 3 130
6MOD308 Atualização III (COL) B 30 30 - - - 60
6MOD304 Problemas Mentais e de Comportamento (MED) B 8 16 28 49 3 104
6MOD305 Perda de Sangue (MED/CIR) B 10 20 36 61 3 130
6MOD306 Febre, Inflamação e Infecção (MED/MIB/PAT) B 11 20 36 60 3 130
6MOD307 Habilidades Clínicas e Atitudes III (MED/CIR/LAC/PED) A 22 104 - - 6 132
6PIN300 Práticas de Interação Ensino, Serviços e Comunidade III
(MED/DSC/PED/GIN)
A 66 66 - - - 132
TOTAL 185 332 248 390 27 1182
7
5ª Série
CARGA HORÁRIA
CÓDIGO NOME Oferta Teor. Prát. Tut. E.Or. Av. Tot.
6EST511 Estágio Supervisionado em Anestesiologia (CIR) B 15 30 - - 45
6EST512 Estágio Supervisionado em Clínica Médica I (MED) B 30 135 - - 165
6EST513 Estágio Supervisionado em Dermatologia (MED) B 15 30 - - 45
6EST514 Estágio Supervisionado em Ginecologia e Obstetrícia (GIN) B 30 210 - - 240
6EST515 Estágio Supervisionado em Moléstias Infecciosas (MED) B 30 135 - - 165
6EST516 Estágio Supervisionado em Pediatria (PED) B 60 255 - - 315
6EST517 Estágio Supervisionado em Pronto Socorro Pediátrico e Sala de
Hidratação (PED)
B 30 120 - - - 150
6EST518 Estágio Supervisionado em Pronto Socorro Tocoginecológico (GIN) B 15 90 - - 105
6EST519 Treinamento em Pronto Socorro Pediátrico (PED) B - 240 - - 240
6EST520 Treinamento em Pronto Socorro Tocoginecológico (GIN) B - 240 - - 240
6EST521 Estágio Supervisionado em Psicossomática (MED) B 10 20 - - 30
6EST522 Estágio Supervisionado em Deontologia e Bioética (MED) B 34 - - - 34
TOTAL 269 1505 -
86ª Série
CARGA HORÁRIA
CÓDIGO NOME Oferta Teor. Prát. Tot.
6EST523 Estágio Supervisionado em Cardiologia, Cirurgia Cardíaca e Atividades em Radiologia (MED/CIR) B 15 75 90
6EST524 Estágio Supervisionado em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Atividades em Radiologia (CIR) B 15 60 75
6EST525 Estágio Supervisionado em Clínica Cirúrgica (Angiologia) (CIR) B 15 60 75
6EST526 Estágio Supervisionado em Clínica Cirúrgica (Cirurgia Plástica) (CIR) B 15 60 75
6EST527 Estágio Supervisionado em Clínica Cirúrgica (Oftalmologia) (CIR) B 15 60 75
6EST528 Estágio Supervisionado em Clínica Cirúrgica (Otorrinolaringologia) (CIR) B 15 60 75
6EST529 Estágio Supervisionado em Clínica Médica II (Hematologia) (MED) B 15 60 75
6EST530 Estágio Supervisionado em Clínica Médica II (Reumatologia) (MED) B 15 60 75
6EST531 Estágio Supervisionado em Clínica Médica II (Sistema Local de Saúde) (MED) B 15 60 75
6EST532 Estágio Supervisionado em Clínica Médica II (Unidade de Terapia Intensiva) (MED) B 15 60 75
6EST533 Estágio Supervisionado em Endocrinologia (MED) B 15 60 75
6EST534 Estágio Supervisionado em Gastroenterologia e Atividades em Radiologia (MED) B 15 60 75
6EST535 Estágio Supervisionado em Nefrologia e Atividades em Radiologia (MED) B 15 75 90
6EST536 Estágio Supervisionado em Neurologia e Neurocirurgia e Atividades em Radiologia (MED/CIR) B 15 75 90
6EST537 Estágio Supervisionado em Ortopedia e Traumatologia e Atividades em Radiologia (CIR) B 15 60 75
6EST538 Estágio Supervisionado em Pneumologia e Cirurgia Torácica e Atividades em Radiologia
(CIR/MED)
B 15 75 90
6EST539 Estágio Supervisionado em Pronto Socorro Cirúrgico (CIR) B 15 105 120
6EST540 Estágio Supervisionado em Pronto Socorro Médico (MED) B 15 105 120
6EST541 Estágio Supervisionado em Urologia e Atividades em Radiologia (CIR) B 15 60 75
6EST542 Treinamento em Pronto Socorro Cirúrgico (CIR) B - 240 240
6EST543 Treinamento em Pronto Socorro Médico (MED) B - 240 240
6EST544 Estágio Supervisionado em Psiquiatria (MED) B 30 15 45
6EST545 Estágio Supervisionado em Correlação Anátomo-Clínica (LAC) B - 68 68
TOTAL 225 1493 1718
Universidade Estadual de Londrina
Art . 19. O estudante deverá cumprir 960 (novecentas e sessenta) horas correspondentes aos Treinamentos em Pronto Socorro Pediátrico, Pronto Socorro Tocoginecológico, Pronto Socorro Médico e Pronto Socorro Cirúrgico, em caráter obrigatório, que substituirão as Atividades Acadêmicas Complementares.
Art. 20. O estudante poderá, por opção, cumprir, além das Atividades previstas no artigo anterior, outras Atividades Acadêmicas Complementares.
Art. 21. Na Atividade Especial - Estágio Supervisionado em Clínica Médica II, ofertada na 6ª série do curso, o estudante fará opção por uma das seguintes áreas: Sistema Local de Saúde, Reumatologia, Unidades de Terapia Intensiva ou Hematologia.
Art. 22 Na Atividade Especial - Estágio Supervisionado em Clínica Cirúrgica, ofertada na 6ª série do curso, o estudante fará opção por uma das seguintes áreas: Angiologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia ou Cirurgia Plástica.
Art. 23 Para ingressar no Internato Médico o estudante deverá ter integralizado o currículo até a 4ª série do curso, inclusive dependências.
Art. 24 Para ingressar na 6ª série o estudante deverá ter integralizado todos os estágios locados na 5ª série do curso.
Art . 25 As ementas do currículo pleno do curso de Medicina que passa a vigorar a partir do ano letivo de 2005, constam do anexo V da presente Resolução.
CAPÍTULO IV
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Art. 26. A avaliação do aproveitamento escolar será feita por atividade acadêmica, através do uso conjugado de modalidades de avaliação integradas entre si e relacionadas diretamente com os objetivos do Curso de Graduação em Medicina, a saber:
I. avaliação diagnóstica - realizada no início do curso, período letivo ou unidade de ensino, com o intuito de verificar se os estudantes possuem os prérequisitos necessários e imprescindíveis às novas aprendizagens;
II. avaliação formativa - realizada durante todo o decorrer do período letivo, com o intuito de verificar se os estudantes estão atingindo os objetivos previstos;
III. avaliação somativa - realizada no final do Módulo, período letivo, unidade de ensino ou curso e consiste em classificar os estudantes de acordo com níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.
Art. 27. A avaliação do estudante é realizada através da utilização dos seguintes técnicas: I. auto-avaliação - realizada pelo estudante sobre o seu próprio desempenho englobando conhecimentos, atitudes e habilidades;
II. avaliação interpares - realizada pelos membros do grupo sobre o desempenho de cada um dos participantes;
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III. avaliação do professor/tutor – realizada por escrito e oralmente pelo professor para identificar as atitudes, comportamentos e habilidades dos estudantes e avaliar o progresso de cada um;
IV. avaliação cognitiva - é a avaliação do conhecimento adquirido, realizada ao final de cada Módulo e Estágio do Internato;
V. avaliação prática em multi-estações - é a avaliação do conhecimento teóricoprático, realizada ao final de cada Módulo Temático Interdisciplinar e, quando pertinente , é organizada através do rodízio de estudantes por várias estações, a intervalos determinados;
VI. avaliação baseada no desempenho clínico - mede habilidades específicas e atitudes - o método utilizado é denominado Exame Clínico Estruturado por Objetivo e é organizado com base em um número variado de estações com emprego de diversos materiais e recursos: exames laboratoriais, peças anatômicas, pacientes, imagens, vídeos, entre outros;
VII. portfólio – técnica que permite o acompanhamento do estudante e verifica o e permitindo estabelecer um plano de atividades para o enfrentamento dessas debilidades.
VIII. avaliação por meio de relatórios e/ou trabalhos científicos - realizada ao longo dos Módulos PIN, podendo também ser adotada em outros Módulos ou estágios a critério das instâncias pertinentes;
IX. Exame Final - aplicado aos estudantes que alcançarem média igual ou superior a 3,0 (três) e inferior a 6,0 (seis) com os resultados das demais avaliações.
Art. 28. A avaliação do estudante é realizada da seguinte forma:
§ 1º Nos módulos temáticos terá uma média final composta pelas notas I e II:
I. Nota I: obtida através das avaliações do estudante, pelo tutor, realizadas durante o módulo, com peso 4 (quatro), havendo um escore de 1 a 7 com o seguinte significado:
1 2 3 4 5 6 7
Péssimo Ruim Fraco Médio Bom Ótimo Excelente
A conversão do escore obtido, previsto no inciso I, para nota é feita pela sua multiplicação por 10/7 (dez sétimos):
Método Escore Periodicidade Peso
Avaliação pelo Tutor 1 a 7 No mínimo em três tutoriais 4
II. Nota II: obtida através da avaliação cognitiva (teórica e prática), distribuídas de acordo com a natureza dos módulos temáticos, com peso total 6 (seis):
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Método Escala de Pontuação
Periodicidade Peso Peso
Avaliação cognitiva teórica 0 -10 Final do Módulo Variável
Avaliação cognitiva prática 0 - 10 Final do Módulo Variável
1 + 2 = 6
III. Média Parcial da avaliação do estudante no módulo temático = ( nota I X 4) +
(nota II X 6) /10.
Inciso I: Os pesos e o escore poderão ser analisados periodicamente e alterados após aprovação da Comissão de Avaliação e Colegiado do curso de Medicina.
§ 2º Avaliação nos Módulos de Habilidades e Atitudes: a avaliação nesses módulos obedecerá a pesos e cronogramas próprios, estabelecidos por cada um deles, respeitando-se as características próprias de cada série, sendo a nota finalcalculada pela média ponderada das notas parciais: uma decorrente do Exame Clínico Estruturado por Objetivos com peso 5 (cinco), outra decorrente de avaliações de relatórios de atividades práticas desenvolvidas pelo estudante com peso 3 (três) e outra de avaliações do professor, do desempenho do estudante durante as atividades do módulo, com peso 2 (dois); é necessário um mínimo de 4 (quatro) avaliações complementares à nota do Exame Clínico Estruturado por Objetivos por período.§ 3º Avaliação nos Módulos PIN: a avaliação nesses módulos obedecerá a pesos e cronogramas próprios, estabelecidos pelo módulo em cada série, sendo a nota final calculada pela média ponderada das notas parciais, decorrentes de teste(s) cognitivo(s), e/ou trabalho/relatório da pesquisa ou outras atividades desenvolvidas durante o ano letivo; e, após análise, outros instrumentos de avaliação formativa e somativa poderão ser introduzidos.
§ 4º Avaliação nos Módulos de Atualização: a avaliação nesses módulos será feita conforme estabelecido em regimento próprio do Colegiado de Medicina a este da monografia exigida, com peso 3, a do orientador da atividade do módulo, com peso 5 e a do coordenador do módulo, com peso 2.
§ 5º Avaliação nos Estágios do Internato Médico é realizada da seguinte forma:
I. a verificação do desempenho do interno será realizada através da observação sistemática por parte dos preceptores e professoressupervisores, constituindo a nota de conceito;
II. a nota para aprovação constará de conceito e prova cognitiva, que somados em igualdade, determinarão a média final.
Art. 29. A verificação da freqüência a todas as atividades acadêmicas constitui aspecto obrigatório para a aprovação do estudante.
§ 1º É obrigatório o cumprimento de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência.
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§ 2º As verificações de freqüência, para efeito de cumprimento das disposições legais, são realizadas por meio das pautas acadêmicas e impressos específicos.
§ 3º No caso de estudo orientado, atividade pedagógica de natureza especial, a verificação de freqüência se dará de forma indireta, considerando que o ensino orientado é pautado pelos objetivos de aprendizagem definidos nas sessões tutoriais e a participação do estudante, neste tipo de atividade, será medida por intermédio das sessões tutoriais, assim definidas:
I. semana-padrão dos módulos temáticos - quando existem duas sessões tutoriais, com 4 horas-aula cada e dois ou três períodos destinados ao estudo orientado num total de 8 a 12 horas-aula;
II. a ausência em uma sessão tutorial equivalerá ao lançamento de faltas de 4 horas-aula mais 4 ou 6 horas-estudo orientado, em um total de 8 ou 10 faltas, conforme a programação do módulo.
Art. 30. Considerar-se-á aprovado no módulo o estudante que obtiver média final igual ou superior a 6,0 (seis) e freqüência de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista.
Art. 31. A reprovação do estudante no módulo, após a publicação da média parcial, ocorre:
I. por falta (RF = Reprovado por Falta) quando não cumpre 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência;
II. por nota (RN = Reprovação por Nota), quando obtém média parcial inferior a 3,0 (três);
III. por falta e por nota (RFN = Reprovação por Falta e por Nota), se estiver simultaneamente, nas duas condições anteriores.
Art. 32. O estudante terá direito a Exame Final quando obtiver média parcial no módulo igual ou superior a 3,0 (três) e inferior a 6,0 (seis).
§ 1º O Exame Final será realizado conforme o Calendário Escolar.
§ 2º Será aprovado, após a realização do Exame Final, o estudante com média igual ou superior a 6,0 (seis), extraída aritmeticamente entre a média parcial e a nota do exame respectivo.
§ 3º Em caso de não comparecimento ao Exame Final, a nota respectiva a ser atribuída ao estudante é 0,0 (zero).
§ 4º Está vedada a participação no Exame Final ao estudante que, após a publicação da média parcial do módulo, obtiver média parcial inferior a 3,0 (três).
Art. 33. A reprovação do estudante por nota no módulo, após a realização do Exame Final, ocorre se o mesmo não atingir média final igual ou superior a 6,0 (seis), extraída aritmeticamente entre a média parcial e a nota do exame respectivo.
13
Art. 34. Considerar-se-á aprovado no estágio do Internato Médico, o estudante que
obtiver média final igual ou superior a 6,0 (seis) e freqüência de, no mínimo, 75%
(setenta e cinco por cento) da carga horária prevista.
§ 1º O estudante terá direito a Exame Final quando obtiver média parcial no estágio
do Internato Médico igual ou superior a 3,0 (três) e inferior a 6,0 (seis).
§ 2º Será aprovado, após a realização do Exame Final, o estudante com média igual
ou superior a 6,0 (seis), extraída aritmeticamente entre a média parcial e a nota
do exame respectivo.
§ 3º Em caso de não comparecimento ao Exame Final, a nota respectiva a ser
atribuída ao estudante é 0,0 (zero).
§ 4º Está vedada a participação no Exame Final ao estudante que, após a publicação
da média parcial do estágio do Internato Médico, obtiver média parcial inferior a
3,0 (três) ou que não cumprir a freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por
cento) às atividades.
CAPÍTULO V
SISTEMA DE PROMOÇÃO
Art. 35. A freqüência a quaisquer atividades acadêmicas constitui aspecto obrigatório para
a aprovação do estudante.
§ 1º É obrigatório o cumprimento de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) de
freqüência.
§ 2º É vedado o abono de faltas
Art. 36. É promovido para a série subseqüente o estudante reprovado, por nota ou por
falta, em até 2 (dois) módulos temáticos, que serão cursados em regime de
dependência.
Art. 37. O regime de dependência é permitido ao estudante reprovado por nota ou por
falta em até 2(dois) módulos temáticos, desde que a reprovação não ocorra
simultaneamente por nota e por insuficiência de freqüência;
Art. 38. Fica com a matrícula retida na série o estudante que:
I. reprovar por nota ou por falta em mais de 2 (dois) módulos temáticos;
II. reprovar por nota e por falta, simultaneamente, em um ou mais módulos;
III. reprovar em atividade acadêmica considerada essencial.
IV. reprovar em módulo(s) temático(s) cumprido(s) em regime de dependência,
independente de aproveitamento na série de matrícula.
V. não integralizar todas as atividades acadêmicas da 1ª à 4ª série, inclusive
dependências, para que possa ingressar no Internato Médico na 5ª série.
VI. não integralizar todos os estágios locados na 5ª série para ingressar na 6ª
série.
14
CAPÍTULO VI
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO - PEDAGÓGICO
Art. 39. A avaliação do curso deve buscar a melhoria das condições de ensinoaprendizagem
e ser capaz de identificar as suas potencialidades e fragilidades.
Art. 40. O Sistema Integrado de Avaliação do curso envolve a participação de
professores, estudantes, funcionários técnico-administrativos e de gestores de
saúde envolvidos com atividades do curso e engloba as seguintes dimensões:
I. projeto político-pedagógico;
II. desenvolvimento da abordagem pedagógica e processo de ensinoaprendizagem;
III. desenvolvimento das práticas nos cenários de ensino-aprendizagem;
IV. desenvolvimento do corpo docente;
V. desenvolvimento do corpo discente;
VI. desenvolvimento do corpo técnico-administrativo,
VII. infra-estrutura;
VIII. desenvolvimento da gestão;
IX. acompanhamento de ex-alunos
Art. 41. As técnicas de avaliação utilizadas pelos professores e pelos estudantes
contemplam a avaliação das palestras, dos problemas de ensinoaprendizagem,
dos tutores, dos módulos e os testes de progresso.
Parágrafo único. O teste de progresso, realizado anualmente, envolve todos os
estudantes matriculados no curso, sendo aplicado simultaneamente nas seis
séries e tendo seus resultados a finalidade de construir as curvas de
crescimento cognitivo propiciadas pelo currículo.
Art. 42. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as
disposições em contrário.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, 09 de março de 2005.
Profª Lygia Lumina Pupatto
Reitora
15
ANEXO I DA RESOLUÇÃO CEPE Nº
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Promover a formação geral do médico como profissional competente nas suas
atribuições técnico-científicas e como cidadão consciente das suas responsabilidades
sociais.
Objetivos Específicos
• Formar um profissional apto a resolver a grande maioria dos principais problemas desaúde encontrados na população;
• Aprimorar a relação médico-paciente, aumentando a responsabilidade acadêmica eo compromisso social;
• Integrar o ciclo básico com o clínico e a teoria com a prática;
• Melhorar os sistemas de avaliação do processo de ensino-aprendizagem e dopróprio curso;
• Valorizar a visão bioética e humanista da medicina;
• Estimular a compreensão do paciente como ser biopsicossocial;
• Contribuir para o desenvolvimento de práticas multi-profissionais de ensino,pesquisa e assistência, atuando articuladamente com os demais cursos de
graduação do CCS e com os serviços de saúde;
• Participar das iniciativas desenvolvidas no campo da educação médica, em âmbitonacional e internacional;
• Capacitar o estudante para a produção do conhecimento e para a educaçãopermanente em saúde de forma crítica, contínua e reflexiva.
16
ANEXO II DA RESOLUÇÃO CEPE NºPERFIL DO CONCLUINTE
O médico formado com base neste currículo possuirá características que o
predisporá a:
• Exercer a medicina com postura ética e visão humanística para o paciente, suafamília e comunidade, observando os aspectos sociais, culturais, psicológicos e
econômicos relevantes do contexto, baseados nos princípios da bioética e de
forma crítica e reflexiva;
• Estar estimulado e capacitado para a prática da educação permanente, compreponderância da auto-aprendizagem;
• Exercer a medicina utilizando procedimentos diagnósticos e terapêuticosvalidados cientificamente;
• Ter capacitação para identificar quais novos conhecimentos e habilidades sãonecessários para a resolução de novos problemas e assumir novas
responsabilidades; buscar informações utilizando recursos adequados e analisar
essas informações criticamente, atitude indispensável frente à sobrecarga de
informações e da transitoriedade de conhecimentos teóricos e técnicos;
• Dominar os conhecimentos formadores do embasamento científico de naturezabiopsicossocial subjacentes à prática médica;
• Ter domínio dos conhecimentos sobre fisiopatologia dos principais sinais esintomas, dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos necessários à
prevenção, tratamento e reabilitação das doenças de maior prevalência e dos
aspectos da saúde ao longo do ciclo biológico: saúde individual da criança,
adolescente, adulto e do geronte com as peculiaridades de cada sexo; saúde da
família e da comunidade; doenças crônico-degenerativas; neoplasias malignas;
causas externas de morbi-mortalidade; doenças mentais e psicossociais; doenças
infecciosas e parasitárias; doenças nutricionais; doenças ocupacionais, ambientais
e iatrogênicas;
• Ter capacitação para utilizar recursos semiológicos e terapêuticos para prestaratenção integral à saúde, nos níveis primário, secundário e terciário;
• Utilizar procedimentos semiológicos e terapêuticos conhecendo critérios deindicação e contra-indicação, limitações, riscos, confiabilidade e sua validação
científica;
• Atuar dentro do sistema hierarquizado de saúde obedecendo aos princípiostécnicos e éticos da referência e contra-referência;
• Saber atuar em equipe multiprofissional, assumindo quando necessário o papel deresponsável técnico da mesma, relacionando-se com os demais membros em
bases éticas;
• Ter uma visão social do papel do médico e aceitar engajar-se em atividades depolítica e de planejamento em saúde;
17
• Informar e educar seus pacientes, familiares e comunidade em relação àpromoção da saúde, prevenção, tratamento e reabilitação das doenças, usando
técnicas adequadas de comunicação;
• Conhecer as principais características do mercado de trabalho onde deveráinserir-se, procurando atuar em termos dos padrões locais, buscando o seu
aperfeiçoamento dentro da política de saúde vigente;
• Utilizar ou administrar equipamentos e recursos com efetividade, pautado emconhecimentos validados cientificamente.
18
ANEXO III DA RESOLUÇÃO CEPE Nº
CONTEÚDOS CURRICULARES SEGUNDO OS EIXOS DE CONHECIMENTO
ÁREAS DE
CONHECIMENTOS
PALAVRASCHAVES
CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DO ESTUDANTE % da carga
horária total
1. Bases moleculares
e celulares dos
processos normais
e alterados
Bases
moleculares e
celulares
Construção dos conhecimentos básicos
para identificar processos normais e
alterados e relacioná-los com os aspectos
da saúde ao longo do ciclo biológico,
aplicando-os aos problemas de sua prática.
16,1
2. Bases morfo
funcionais dos
processos normais
e alterados
Processos
fisiológicos
Permite a compreensão dos processos
fisiológicos dos seres humanos, com o
embasamento científico necessário para a
prática médica, capacitando o estudante à
promoção da saúde.
18,9
3. Determinantes
sociais (culturais,
ecológicos,
psicológicos) e
econômicos do
processo saúdedoença
na esfera
individual e coletiva
Processo
saúde-doença
Possibilita ao estudante uma visão social
do papel do médico, capacitando-o para
engajar-se em atividades de política e
planejamento de saúde, e para orientar
seus pacientes, familiares e comunidade
em relação à promoção de saúde,
prevenção, tratamento e reabilitação das
doenças.
4,8
4. Propedêutica
médica e
compreensão ética,
psicológica e
humanística da
relação médicopaciente
Propedêutica
médica
Preparo para exercer a medicina com
postura ética e visão humanística para com
o paciente, sua família e a comunidade,
bem como com os demais membros de
equipes multiprofissionais, facilitando a
inserção do médico no mundo do trabalho e
sua atuação no sistema hierarquizado.
9,7
5. Diagnóstico e
conduta
terapêutica nas
doenças
Diagnóstico e
terapêutica
Capacita ao exercício da medicina
utilizando procedimentos diagnósticos e
terapêuticos, à utilização e administração
de equipamentos e recursos, e à
interpretação de exames laboratoriais e de
imagens, essenciais para uma prática
médica responsável e validada
cientificamente, considerando os critérios
de prevalência, letalidade, potencial de
prevenção e importância pedagógica.
48,5
Todos os eixos = MOD205 + MOD305 + MOD405 2,18
19
ANEXO IV DA RESOLUÇÃO CEPE NºNÚMEROS ABSOLUTOS E PERCENTUAIS DA CARGA HORÁRIA CURRICULAR DO
CURSO DE MEDICINA DA UEL, SEGUNDO ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EXISTENTES
E SÉRIES.
Teor. Prát. Tut. E.O. Avaliação Total
Série
N % N % N % N % N % N %
1a 120 10,0 420 34,9 264 21,9 361 30,0 39 3,2 1204 100,0
2a 164 14,0 380 31,3 248 20,5 384 31,7 36 2,5 1212 100,0
3a 185 16,1 332 28,1 248 21,0 390 33,0 27 1,8 1182 100,0
4a 136 12,3 382 33,0 232 20,1 382 33,0 24 1,5 1156 100,0
Sub-
Total
605 12,7 1514 32,1 992 20,8 1517 31,9 126 2,6 4754 100,0
5a 269 15,2 1505 84,8 0 - 0 - 0 - 1774 100,0
6a 225 13,0 1493 86,9 0 - 0 - 0 - 1718 100,0
Subtotal
494 14,1 2998 85,9 0 - 0 - 0 - 3492 100,0
TOTAL 1099 13,3 4512 54,7 992 12,0 1517 18,4 126 1,5 8246 100,0
20
ANEXO V DA RESOLUÇÃO CEPE Nº
EMENTÁRIO DO CURRÍCULO PLENO DO CURSO DE MEDICINA, A SER IMPLANTADO
A PARTIR DO ANO LETIVO DE 2005.
1ª Série
6MOD101 Introdução ao Estudo da Medicina
Capacitação para o modelo pedagógico em vigência, conhecimento dos recursos de
aprendizado disponíveis na UEL, conhecimento básico introdutório ao curso de medicina.
6MOD102 Concepção e Formação do Ser Humano
Morfologia e fisiologia dos órgãos reprodutores masculino e feminino; Concepção, fertilização,
desenvolvimento embrionário e fetal, teratogenia. Aspectos psico-sociais da gestação.
6MOD103 Metabolismo
Processos metabólicos (absorção, transporte e excreção) a nível celular e de órgãos.
6MOD104 Funções Biológicas
Conhecimentos sobre o organismo humano e suas relações com o meio ambiente, sobre os
mecanismos envolvidos com a homeostase e com as várias adaptações que o corpo
humano sofre.
6MOD105 Mecanismos de Agressão e Defesa
Reação do organismo a agentes físicos, químicos e biológicos. Cicatrização. Mecanismos
de lesão físicos e biológicos.
6MOD106 Abrangência das Ações de Saúde
Políticas de saúde. Epidemiologia. Modelo assistencial. Saúde e Sociedade (Papel do
Estado). Medicina Social e Coletiva. Avaliação de novas tecnologias em saúde.
6MOD107 Habilidades Clínicas e Atitudes I
Treinamento para o estudante ser capaz de: utilizar biblioteca; acessar informações via
internet; identificar sintopias; verificar com proficiência os sinais vitais; demonstrar
conhecimentos na capacidade de realizar o exame físico – inspeção e apalpação, percussão e
ausculta – em adulto normal; identificar as fases do exame físico geral e segmentar;
reconhecer a importância da comunicação verbal e não verbal na relação médico – paciente;
diferenciar as reações do paciente frente à doença; reconhecer atitudes adequadas e
inadequadas frente ao paciente; saber avaliar as próprias emoções frente a diferentes
situações; reconhecer a importância do toque (contato físico); desenvolver a capacidade de
observar e ouvir; formular perguntas abertas de comunicação simples; dominar a técnica de
lavagem de mãos; técnicas de aplicação de injeções IM e SC; realização de curativos simples;
realização das técnicas do suporte básico de vida (BLS); realizar procedimentos de apoio
diagnóstico de acordo com normas de biossegurança; utilização básica de proteção individual
(EPIs); descarte de materiais químicos e biológicos; conhecer os símbolos associados aos
riscos; utilização correta de equipamentos de radioproteção; condutas proibidas durante
21
atividades médicas em ambiente hospitalar e laboratorial; dosagens de glicemia, hemoglobina
e urinálise por fita; identificar as estruturas anatômicas normais nos exames de imagem
(radiologia convencional, ultrassonografia, tomografia e ressonância nuclear magnética);
reconhecer o traçado eletrocardiográfico normal.
6PIN100 Práticas de Interação Ensino, Serviços e Comunidade I
Área de abrangência e de influência da UBS; territorialização com identificação de áreas de
risco; organização comunitária.
2ª Série
6MOD202 Nascimento, Crescimento e Desenvolvimento
Processo de nascimento e crescimento físico e mental.
6MOD203 Percepção, Consciência e Emoção
Aspectos anatômicos, histológicos, fisiológicos e farmacológicos do Sistema Nervoso
Central, Periférico e dos órgãos dos sentidos.
6MOD206 Processo de Envelhecimento
O processo de envelhecimento suas manifestações em diferentes níveis: da célula ao
indivíduo na sociedade.
6MOD204 Proliferação Celular
Mecanismos de proliferação celular normal e anormal. Processos hiperplásicos, préneoplásicos
e neoplásicos benignos e malignos: etiopatogenia e correlação com a prática
clínica e pesquisa.
6MOD205 Locomoção e Preensão
Sistema locomotor, postura e movimento. Metabolismo energético, fisiologia do exercício, anatomia
funcional e relação entre carga e desempenho. Doenças do aparelho locomotor. Trauma.
6MOD201 Doenças Resultantes da Agressão ao Meio Ambiente
Agravos à saúde decorrentes de alterações nas condições ambientais do campo e da
cidade; doenças transmissíveis de veiculação hídrica.
6MOD208 Atualização II
Atualização dos conhecimentos da área médica, com temas a serem definidos.
6MOD207 Habilidades Clínicas e Atitudes II
Treinamento para o estudante ser capaz de: demonstrar conhecimentos em realizar uma
anamnese completa (queixa e duração, HMA, interrogatório sobre os diversos aparelhos,
antecedentes pessoais e familiares; perguntas abertas – queixa e duração, perguntas
fechadas – interrogatório sobre os diversos aparelhos, antecedentes); obter dados
antropométricos da criança e da gestante; demonstrar proficiência na realização do exame
físico em adultos, crianças e RN normais; conhecer instrumentos e técnicas para exames
físicos especializados: ginecológicos, obstétrico, retal, otorrinolaringológico e oftalmológico;
executar entrevistas com indivíduos nas diferentes fases do ciclo vital: gestante, mãe – filho,
22
adolescente, adulto e idoso; compreender o paciente no seu contexto social, cultural e
familiar; comportar –se adequadamente em sala cirúrgica assistindo um ato cirúrgico.
Conhecer técnicas de antissepsia; conhecer técnicas de monitorização; saber paramentarse;
realizar punção venosa; manusear equipamentos básicos em laboratório: centrífuga
microscópio óptico, microcentrífuga e banho – maria; realizar exames de: microhematócrito;
tipagem sangüínea, teste de gravidez, líquido amniótico, análise macroscópica, teste de
Clemens, células alaranjadas; exames a fresco de secreção vaginal, secreção uretral
masculina e esperma; diagnosticar: artrose, osteoporose, DPOC; calcificações em placas
ateromatosas, atrofia cerebral; mediante exames de imagem; diagnóstico eletrocardiográfico
das sobrecargas e dos bloqueios.
6PIN200 Práticas de Interação Ensino, Serviços e Comunidade II
Atenção primária à saúde: organização, funcionamento e relações entre as Unidades
Básicas de Saúde e níveis secundários e terciários de atenção. Introdução à metodologia
científica. Epidemiologia e estatística aplicada à saúde. Ações e intervenções em equipes
multiprofissionais de saúde.
3ª Série
6MOD301 Dor
Anamnese. Dor como mecanismo de defesa e sintoma de doença. Fatores que influenciam
a dor. Aspectos biopsicossociais. Fisiologia da dor. Dor aguda e crônica, referida e irradiada.
Tratamento da dor.
6MOD302 Dor Abdominal, Diarréia, Vômitos e Icterícia
Dor abdominal aguda e crônica: caracterização, fisiopatologia e classificação. Icterícias:
fisiopatologia e classificação. Diarréia: caracterização, fisiopatologia e classificação.
Epidemiologia, diagnóstico diferencial e principais patologias envolvidas.
6MOD306 Febre, Inflamação e Infecção
Mecanismos de termorregulação e suas alterações patológicas. Reações inflamatórias
infecciosas e não infecciosas. Manifestações clínicas das doenças febris. Vínculos entre
febre, inflamação e infecção.
6MOD304 Problemas Mentais e de Comportamento
Principais transtornos mentais e de comportamento: epidemiologia, classificação,
etipatogenia, quadro clínico, diagnóstico diferencial, evolução, tratamento e prevenção.
Princípios de neuroanatomia, neurotransmissores e neuroimagem. Dependência de
psicoativos: diagnóstico, condutas terapêuticas e reabilitação psicossocial.
6MOD305 Perda de Sangue
Fisiologia da coagulação. Distúrbios da Hemostasia. Principais causas de sangramentos.
Mecanismos compensatórios locais e sistêmicos da perda de sangue. Condutas
terapêuticas frente à perda de sangue: manejo, bloqueio do sangramento, estabilidade
hemodinâmica. Condutas terapêuticas transfusionais e não tranfusionais.
23
6MOD303 Fadiga, Perda de Peso e Anemias
Fisiologia do sistema hematopoiético. Fisiopatologia, diagnóstico diferencial e condutas
terapêuticas em doenças que cursam com sinas e sintomas de fadiga, perda de peso e/ou
anemia. Fatores biopsicossociais que influenciam a fadiga, perda de peso e anemias.
6MOD308 Atualização III
Atualização de conhecimentos teórico-práticos em temas de interesse da área médica.
6MOD307 Habilidades Clínicas e Atitudes III
Treinamento para o estudante ser capaz de: executar com proficiência a anamnese e o
exame físico para a consulta médica de clínica geral da criança, do adolescente, da mulher,
do adulto e do idoso, nas doenças de maior prevalência; praticar a correlação clínica de
casos mais simples; desenvolver uma atitude facilitadora da comunicação frente aos
diversos padrões de comportamento dos pacientes; saber orientar/educar família e
comunidade; manusear instrumental cirúrgico básico conhecendo suas características e
indicações de uso; executar algumas técnicas de coleta de material biológico para exames
laboratoriais que requeiram métodos especiais; realização das técnicas do suporte
avançado de vida – ACLS; conhecer técnicas e manusear instrumentos utilizados em
procedimentos de baixa complexidade de urgência (assistência ventilatória, uso de
monitores, desfibrilador, realização do ECG); realizar imobilizações, tamponamentos,
suturas, drenagens e sondagens; conhecer a rotina de realização dos exames de laboratório
de maior utilidade na prática médica geral; saber diferenciar exames de urgência e rotina,
como são obtidos os resultados e tempo de realização dos exames; conhecer os principais
interferentes nos exames mais comuns; diagnosticar: úlceras gastroduodenais,
colecistopatias litiásicas, pneumoperitônio, obstrução intestinal, pneumonias e sinusites.
6PIN300 Práticas de Interação Ensino, Serviços e Comunidade III
Atenção ambulatorial na rede básica de saúde. Papel do médico nas equipes de saúde da
família. Habilidades clínicas básicas. Conduta clínica em patologias de maior prevalência
loco-regional. Cuidados de saúde para pacientes acamados no domicílio. Atuação em
equipe multiprofissional de saúde.
4ª Série
6MOD401 Saúde da Mulher, Sexualidade Humana e Planejamento Familiar
Problemas reprodutivos e irregularidades durante a gravidez e parto e problemas
relacionados com a sexualidade humana, contracepção.
6MOD404 Distúrbios Sensoriais, Motores e da Consciência
Aspectos anatômicos, histológicos, fisiológicos, farmacológicos, semiológicos e clínicos dos
distúrbios da sensibilidade, motricidade e da consciência.
24
6MOD405 Dispnéia, Dor Torácica e Edemas
Desordens respiratórias, cardiovasculares, renais e fatores contribuintes de seu
desenvolvimento. Fisiopatologia e exame físico das características básicas dos quadros
clínicos. Epidemiologia das principais patologias envolvidas. Tratamento e reabilitação.
6MOD403 Desordens Nutricionais e Metabólicas
Distúrbios nutricionais primários e secundários. Noções básicas de suporte nutricional.
Doenças endócrinas e metabólicas mais freqüentes.
6MOD402 Manifestações Externas das Doenças e Iatrogenias
Doenças dermatológicas mais freqüentes. Manifestações externas das doenças sistêmicas,
Iatrogenias mais prevalentes.
6MOD406 Emergências
Situações e patologias que constituem riscos agudos à integridade física e/ou mental dos
indivíduos e que requerem imediata intervenção médica. Epidemiologia de acidentes e
envenenamentos. Envenenamentos por animais peçonhentos (toxicologia).
6MOD408 Atualização IV
Atualização dos conhecimentos da área médica, com temas a serem definidos.
6MOD407 Habilidades Clínicas e Atitudes IV
Treinamento para o estudante ser capaz de: executar com proficiência a anamnese e o
exame físico de uma consulta de clínica geral, incluindo o atendimento nas especialidades
médicas em patologias mais prevalentes e/ou com risco de vida; correlação clínica com
casos clínicos mais complexos; discutir com o paciente a sua situação clínica; saber
informar diagnóstico; saber informar planos de tratamento e prognóstico; obter o
consentimento informado; aprender a comunicar más notícias; conduzir o manejo de
pacientes e famílias em situações difíceis (reabilitação de seqüelados, dementes,
incapacitados, pacientes agressivos, sedutores, terminais, familiares em luto); executar
algumas técnicas de coleta de material biológico para exames laboratoriais que requeiram
métodos especiais; executar drenagens, retiradas de corpos estranhos e procedimentos
cirúrgicos de baixa complexidade (traqueostomia, drenagem de pneumotórax); cuidados
com ostomias em geral; conduzir um parto eutócico; cuidados no puerpério não complicado;
realização de técnicas de reanimação cardiopulmonar: básica e avançada pediátrica –
PALS; realizar as técnicas do suporte avançado de vida no trauma – ATLS; diagnosticar:
Artrites e artroses, fraturas e luxações, artroses piogênicas, AVCI, AVCH, cardiomegalias,
pneumotórax e derrame pleural; diagnóstico das alterações eletrocardiográficas da isquemia
miocárdica e de algumas arritmias.
6PIN400 Práticas de Interação Ensino, Serviços e Comunidade IV
Desenvolvimento de habilidades em semiologia, raciocínio clínico e condutas terapêuticas.
25
5ª Série
6EST511 Estágio Supervisionado em Anestesiologia
Pré-anestesia. Clínica de anestesia geral. Princípios gerais dos bloqueios anestésicos.
Princípios gerais de assistência ventilatória. Cuidados com pacientes inconscientes.
Reanimação cardiorrespiratória.
6EST512 Estágio Supervisionado em Clínica Médica I
Diagnóstico sindrômico funcional e etiologia das afecções prevalentes dos aparelhos
respiratório, digestivo, cardiovascular e alterações secundárias do Sistema Nervoso Central.
Principais distúrbios metabólicos e do equilíbrio ácido-básico. Princípios de Farmacologia
aplicados à Clínica Médica. Afecções gerontológicas e terapêutica medicamentosa no idoso.
Intoxicações e envenenamentos. Reações alérgicas. Cuidados intensivos e semi-intensivos.
Interpretação de exames complementares (laboratoriais e de imagem).
6EST513 Estágio Supervisionado em Dermatologia
Semiologia cutânea. Principais infecções bacterianas cutâneas. Micoses superficiais e
profundas, dermatozoonoses e dermatoviroses. Câncer cutâneo. Eczemas. Eritemas.
Prurido e Prurigo. Alopecia. Dermatoses bolhosas. Farmacodermias.
6EST514 Estágio Supervisionado em Ginecologia e Obstetrícia
Princípios gerais em Ginecologia Geral e Especializada e Obstetrícia Geral e de Alto Risco.
Patologias benignas e malignas ginecológicas. Gestação e desenvolvimento. Trabalho de
parto prematuro e a termo. Parto normal e cesárea.
6EST515 Estágio Supervisionado em Moléstias Infecciosas
Moléstias infecciosas causadas por vírus, bactérias, fungos, protozoários e helmintos: Aids.
Caxumba. Cólera. Coqueluche. Criptocosose. Dengue. Difteria. Endocardite infecciosa.
Esquistossomose mansônica. Estafilococcias. Estreptococcias. Febre tifóide e paratifóide.
Hanseníase. Hepatite por vírus. Herpes zóster. Leptospirose. Malária. Meningites
purulentas, meningites virais e meningoencefalite tuberculosa. Doenças meningocócicas.
Mononucleose infecciosa. Paracoccidioidomicose. Parasitoses intestinais. Poliomielite.
Raiva. Rubéola. Sarampo. Sepse. Shiguelose. Sífilis. Tétano. Toxoplasmose. Tuberculose.
Varicela – zóster.
6EST516 Estágio Supervisionado em Pediatria
Prematuridade. Hipermaturidade. Disfunção placentária. Toco-traumatismos. Anoxia
neonatal. RN: normal, reanimação, distúrbios respiratórios, doença hemorrágica,
hipoglicemia, convulsão. Icterícias. Infecções congênitas.. Granuloma de coto umbilical.
Oftalmia neonatorum. Pré e pós-operatório em cirurgia pediátrica de urgência e emergência.
Más formações cirúrgicas externas. Patologias congênitas cirúrgicas do pescoço. Afecções
cirúrgicas das regiões umbilicais e inguino-escrotal. Anomalias congênitas
urológicas.Tumores abdominais. Empiemas. Queimaduras. Vitaminas e desnutrição
proteico-calórica. Anemias carenciais e hemoliticas. Doenças cardíacas e reumáticas.
Cardiopatias congênitas. Doenças hemotológicas e distúrbios de coagulação. Septicemia.
Patologias pulmonares em Pediatria. Infecção das vias aéreas superiores. Doenças dos
aparelhos digestivo e urinário. Afecções dermatológicas na infância. Parasitoses intestinais.
26
6EST517 Estágio Supervisionado em Pronto Socorro Pediátrico e Sala de Hidratação
Emergências e urgências de afecções pediátricas dos aparelhos digestivo, respiratório e
vias aéreas, cardiovascular, genito-urinário, osteo-muscular e hematológico. Intoxicações na
infância. Causas de desidratação. Condutas de hidratação.
6EST518 Estágio Supervisionado em Pronto Socorro Tocoginecológico
Emergências e Urgências das principais patologias ginecológicas e obstétricas.
6EST519 Treinamento em Pronto Socorro Pediátrico
Treinamento em plantões noturnos no atendimento de situações de emergência e urgências
pediátricas.
6EST520 Treinamento em Pronto Socorro Tocoginecológico
Treinamento em plantões noturnos no atendimento de situações de emergências e
urgências tocoginecológicas.
6EST521 Estágio Supervisionado em Psicossomática
Anamnese. Exame Físico e de Estado Mental. Relação Médico-Paciente. Transtorno Mental
devido a uma Condição Médica. Fatores Psicológicos afetando uma Condição Médica –
Psiconeuroendocrinoimunologia. Estresse. Transtornos de Humor. Terapias Biológicas e
Psicológicas. Doença e Qualidade de vida.
6EST522 Estágio Supervisionado em Deontologia e Bioética
Conceitos fundamentais em Bioética. Tópicos de interesse médico em Deontologia e
Bioética: pesquisa em seres humanos, reprodução humana, transplantes, terminalidade,
morte, aborto, eutanásia, suicídio assistido. Código de Ética Médica. Relação médicopaciente.
Erro médico. Comissão de ética em pesquisa e bioética. Bioética global.
6ª SÉRIE
6EST523 Estágio Supervisionado em Cardiologia e Cirurgia Cardíaca e Atividades em
Radiologia
Insuficiências cardíaca e coronariana. Valvulopatias. Doença reumática. Endocardiopatias.
Miocardiopatias. Urgências em Cardiologia. Arritmias cardíacas. Pericardiopatias.
Eletrocardiografia. Radiologia clinica. Teste ergométrico. Ecocardiografia. Eletrocardiografia
dinâmica. Hemodinâmica. Indicações de tratamento cirúrgico em coronariopatias,
valvulopatias, bradiarritmias, patologia da aorta e cardiopatias congênitas.
6EST524 Estágio Supervisionado em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Atividades em
Radiologia
Cirurgias eletivas e de urgência do aparelho digestivo.Suporte nutricional. Resposta
metabólica ao trauma. Propedêutica armada em cirurgia do aparelho digestivo:
paracenteses, sondagens, biópsias, endoscopias altas e baixas. Fisiopatologia, diagnóstico
e tratamento das doenças cirúrgicas eletivas e de urgência do aparelho digestivo. Doenças
do aparelho digestivo e oncologia. Cirurgia laparoscópica: indicações, metodologia,
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complicações. Doenças proctológicas: hemorróidas, fissuras, fistulas, abscessos, hérnias
abdominais. Doenças da tireóide – paratireóide. Doenças cirúrgicas cervicais.
6EST525 Estágio Supervisionado em Clínica Cirúrgica (Angiologia)
Angiologia e cirurgia vascular: anatomia e fisiologia vascular. Exame vascular. Métodos
diagnósticos (invasivos e não invasivos). Varizes. Trombose venosa. Hipertensão venosa
crônica. Linfedema. Insuficiência arterial crônica. Obstrução aguda. Trauma vascular.
Aneurismas arteriais. Doenças arteriais inflamatórias.
6EST526 Estágio Supervisionado em Clínica Cirúrgica (Cirurgia Plástica)
Cirurgia plástica em enfermaria, ambulatório, centro cirúrgico e sala de pequena cirurgia.
Cirurgia reparadora: queimaduras, seqüelas de queimaduras, enxertos, retalhos,
deformidades congênitas e tumores de pele.
6EST527 Estágio Supervisionado em Clínica Cirúrgica (Oftalmologia)
Anatomia do globo ocular e fisiologia. Semiologia ocular. Métodos diagnósticos em
Oftalmologia. Manuseio de aparelhos em Oftalmologia. Urgências em Oftalmologia.
6EST528 Estágio Supervisionado em Clínica Cirúrgica (Otorrinolaringologia)
Semiologia e diagnóstico dos processos patológicos que comprometem a
otorrinolaringologia e região cérvico-facial. Tratamento preventivo, clínico, cirúrgico e
reabilitação dos principais processos patológicos: má formações, corpo estranho,
traumatismo, processos inflamatórios, tumorais, degenerativos, metabólicos, vasculares,
endócrinos, iatrogênicos, psíquicos e psicossomáticos em Otorrinolaringologia.
6EST529 Estágio Supervisionado em Clínica Médica II (Hematologia)
Fundamentos de eritropoiese, hemostasia e reposição hemoterápica. Noções do cuidado ao
paciente oncológico, através de atendimento ambulatorial e intra-hospitalar - diagnóstico,
tratamento e complicações. Propedêutica clínica e laboratorial necessária para o diagnóstico
das doenças hematológicas.
6EST530 Estágio Supervisionado em Clínica Médica II (Reumatologia)
Semiologia em Reumatologia. Conhecer as doenças mais freqüentes: osteoartrite,
reumatismo de partes moles, artrites microcristalinas, fibromialgia, lombalgias e cervicalgias,
osteoporose, doenças reumáticas da infância e da adolescência. Saber reconhecer
patologias e encaminhar ao especialista; artrite reumatóide e outras colagenoses, vasculites,
artrite séptica. Ter noções básicas de interpretação laboratorial e radiológica. Saber realizar
artrocentese, infiltração articular. Farmacologia aplicada à reumatologia. Saber indicar
procedimentos ortopédicos, fisioterapia e terapia ocupacional.
6EST531 Estágio Supervisionado em Clínica Médica II (Sistema Local de Saúde)
Noções práticas de administração, epidemiologia e planejamento em saúde. Clínica geral
em atenção primária à saúde: UBS, Hospitais Locais ou em serviços municipais de saúde .
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6EST532 Estágio Supervisionado em Clínica Médica II (Unidade de Terapia Intensiva)
Noções do cuidado ao paciente criticamente enfermo através do estágio na UTI I.
Fundamentos de Humanização, Ética e Bioética, monitorização neurológica, hemodinâmica,
respiratória, equilíbrio ácido-básico e hidroeletrolítico.
6EST533 Estágio Supervisionado em Endocrinologia
Ambulatório de Endocrinologia: diagnóstico, tratamento e prevenção das endocrinopatias
mais freqüentes. Enfermaria de endocrinologia: assistência nas internações e interconsultas.
Urgências e Emergências em Endocrinologia: conduta e encaminhamento.
6EST534 Estágio Supervisionado em Gastroenterologia e Atividades em Radiologia
Princípios teórico-práticos em Gastroenterologia. Propedêutica armada utilizada:
paracentese, biópsia hepática e biópsia peritoneal, esofagogastroduodenoscopia,
colonoscopia, laparoscopia, colangiopancreatografia e retossigmoidoscopia. Suporte
nutricional enteral e parenteral.
6EST535 Estágio Supervisionado em Nefrologia e Atividades em Radiologia
Função renal normal, metabolismo da água e dos eletrolitos. Metabolismo do Ht.
Regulação renal do equilíbrio ácido-básico. Glomerulopatias primárias. Rins e doenças
sistêmicas. Hipertensão arterial. Infecção urinária. Insuficiência renal aguda e crônica.
Diuréticos. Rins e drogas.
6EST536 Estágio Supervisionado em Neurologia e Neurocirurgia e Atividades em
Radiologia
Semiologia neurológica; anatomia e fisiologia. Patologias neurológicas mais freqüentes:
quadro clínico, fisiopatologia, diagnóstico diferencial e conduta terapêutica. Patologias
neurológicas clínica e cirúrgica. Neuropediatria. Patologias neurológicas de urgência.
Treinamento em punção e exames liquórico. Noções básicas sobre eletroencefalografia:
técnicas e interpretação eletromiografia. Noções básicas sobre exames neurorradiológicos.
6EST537 Estágio Supervisionado em Ortopedia e Traumatologia e Atividades em
Radiologia
Semiologia do aparelho locomotor incluindo história clínica e exame físico. Hipótese
diagnóstica e exames complementares nas patologias específicas. Lesões traumáticas do
aparelho locomotor. Afecções não traumáticas do aparelho locomotor. Imobilizações de
urgências, enfaixamento, talas gessadas e trações.
6EST538 Estágio Supervisionado em Pneumologia e Cirurgia Torácica e Atividades
em Radiologia
Métodos diagnósticos em Pneumologia e Cirurgia de Tórax. Pneumonias. Doenças
obstrutivas respiratórias crônicas. Enfisema e Tuberculose pulmonar. Micoses pulmonares.
Diagnóstico diferencial dos derrames pleurais. Biópsia de pleura. Drenagem de tórax:
bronquioectasia. Abscesso pulmonar. Carcinoma brônquico. Tumores benignos e malignos
do mediastino. Embolia pulmonar. Traumatismos torácicos. Fisioterapia respiratória.
Pneumopatias intersticiais.
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6EST539 Estágio Supervisionado em Pronto Socorro Cirúrgico
Atuação em Pronto Socorro Cirúrgico em área de emergência e enfermaria de pré e pósoperatório.
Instrumentação em Emergências cirúrgicas em Pronto Socorro e em cirurgias de
emergências. Dissecção de veias sob supervisão. Acompanhamento de pacientes
internados e/ou em observação: história clínica, exames complementares, evolução diária,
controle e conduta terapêutica.
6EST540 Estágio Supervisionado em Pronto Socorro Médico
Patologias de emergência e urgência. Síndrome convulsiva. Hipertensão intra-craniana,
coma neurológico.Meningite. Cefaléia. Distúrbios neuro-vegetativos. Intoxicações e
envenenamentos por animais peçonhentos. Gastroenterites agudas. Abdome agudo.
Pancreatite aguda. Hepatopatias crônicas descompensadas. Hemorragia digestiva alta,
colecistite aguda. Hepatite viral. Doenças neoplásicas. Insuficiência cardíaca congestiva.
Angina de peito. Infarto agudo do miocárdio. Arritmias cardíacas.
6EST541 Estágio Supervisionado em Urologia e Atividades em Radiologia
Atividade em pré e pós-operatório: instrumentador, 2o. auxiliar, 1o. auxiliar ou cirurgião,
dependendo da complexidade do ato e pós-operatório. Avaliação, evolução, prescrição e
demais atribuições inerentes ao pré e pós-operatório. Atendimento ambulatorial de casos
novos, elaboração de hipóteses diagnosticas, solicitação de exames complementares e
discussão de conduta terapêutica e/ou cirúrgica. Pronto Socorro: atendimento aos pacientes
portadores de patologias urológicas de urgência.
6EST542 Treinamento em Pronto Socorro Cirúrgico
Treinamento em plantões noturnos no atendimento de situações de emergências e
urgências cirúrgicas.
6EST543 Treinamento em Pronto Socorro Médico
Treinamento em plantões noturnos no atendimento de situações de emergências e
urgências médicas.
6EST544 Estágio Supervisionado em Psiquiatria
Anamnese. Exame do Estado Mental.Relação Médico-Paciente.Transtorno de Humor e
Neuróticos, relacionados ao estresse e somatoforme. Esquizofrenia.Transtornos Mentais e
de Comportamento decorrentes do uso de substâncias psicoativas. Transtornos Mentais
Orgânicos-Terapias Biológicas e Psicológicas.
6EST545 Estágio Supervisionado em Correlação Anátomo-Clínica
Correlações entre aspectos morfológicos e os achados clínico-laboratoriais. A ética nas
relações da anatomia patológica com as demais disciplinas.
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