Escolas Médicas do Brasil

UFPB inaugura o Centro de Ciências Médicas

 30/05/2008

 

UFPB inaugura o Centro de Ciências Médicas

30/05/2008 às 13:11

Aumentar tamanho da fonte Reduzir tamanho da fonte
 

O Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) será inaugurado segunda-feira (2), às 9h, quando completa 10 meses de sua criação. O CCM surge do desmembrado do Centro de Ciências da Saúde e é o oitavo na estrutura do Campus I da UFPB.

A cerimônia de inauguração será realizada no auditório professor Lindberg Farias, do Hospital Universitário Lauro Wanderley e contará com a presença de várias autoridades da área de saúde e da comunidade universitária da UFPB.

O Centro de Ciências Médicas funcionará provisoriamente no antigo auditório do HU, que recentemente passou por reforma para se adequar às novas funções. Ainda este ano começará a construção da sede própria ao lado do HU.

Segundo a diretora do centro Tereza Helena Tavares, a criação do CCM era um pleito antigo do curso de Medicina para ter de volta a sua identidade, gerir seus recursos e aplicá-los em prol da modernização das instalações, na aquisição de equipamentos, biblioteca, salas de aulas, laboratórios e recuperar, em parte, o seu patrimônio. “O curso de Medicina (antiga Faculdade de Medicina) contribuiu de forma significativa com o seu patrimônio para a instalação da própria UFPB”. Explicou Tereza Helena, acrescentando que o desmembramento do CCM à partir do Centro de Ciências da Saúde trará, com certeza, mais recursos para a área de saúde, uma vez que integram o CCS seis outros cursos, todos de manutenção muito cara e agora haverá a captação de recursos através de dois centros.

Com relação à mudança curricular dos cursos de medicina a professora Tereza Helena explicou que o novo projeto político pedagógico é moderno, inovador e que veio para atender as Diretrizes Curriculares Nacionais, que norteiam a formação médica atual. Ela afirmou que com essas mudanças a carga horária total do curso aumentará significativamente, passando das 5.490 horas para 9.200: “Teremos um internato com dois anos como a maioria das Escolas Médicas já possuem e isto possibilitará uma maior vivência prática dos nossos alunos”, adiantou Tereza Helena.

Integram o Centro de Ciências Médicas da UFPB os seguintes departamentos:

Medicina Interna - DMI;

Cirurgia - DC;

Obstetrícia e Ginecologia - DOG;

Pediatria e Genética – DPG;

Promoção da Saúde – DPS.



Fonte: UFPB

TAGS