Escolas Médicas do Brasil

Alguns itens exigidos no Documento do MEC para os cursos de medicina

 30/07/2008

Metodologia
(1)

Quando a metodologia definida para desenvolver as atividades do curso está plenamente comprometida com a interdisciplinaridade, com o desenvolvimento do espírito científico e com a formação de sujeitos autônomos e cidadãos.
Estágio supervisionado
(1)

Quando o estágio supervisionado ou equivalente está previsto na matriz curricular do curso e seu período de realização, nos dois (2) últimos anos, bem como os espaços de realização são plenamente adequados e suficientes.
Atividades práticas de ensino
(1)

Quando estão previstas plenas formas de formação real nas áreas: clínica médica, cirurgia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, saúde coletiva, e elas são, em sua totalidade, supervisionadas pelos docentes das respectivas disciplinas.
Composição do NDE (Núcleo docente estruturante)
(1)

Quando o NDE é composto pelo coordenador do curso e por, pelo menos, 30% dos docentes previstos para os três primeiros anos, com contrato de trabalho já firmado com a IES, participação plena na elaboração do Projeto Pedagógico do Curso e clara responsabilidade com a implantação do mesmo.
Titulação do NDE
(3)

Quando 100% do NDE possui titulação acadêmica obtida em programas de pós-graduação stricto sensu devidamente reconhecidos pela Capes/MEC ou revalidada por instituição credenciada, e, destes, pelo menos, 80% são doutores.
Formação acadêmica do NDE

Quando, pelo menos, 80% do NDE possui graduação em medicina.
Titulação, formação acadêmica e experiência do coordenador do curso
(1)

Quando o coordenador possui graduação em medicina,  doutorado na área e experiência de magistério superior e de gestão acadêmica de, no mínimo, quatro (4) anos.
Titulação
(10)

Quando, pelo menos, 80% dos docentes previstos para os três primeiros anos do curso têm titulação obtida em programas de pós-graduação stricto sensu devidamente reconhecidos pela Capes/MEC ou revalidada por instituição credenciada, e, destes, pelo menos, 60% são doutores. [Observar o disposto no critério de análise 1 a respeito de professor graduado].
Regime de trabalho
(5)

Quando, pelo menos, 80% dos docentes indicados para os três primeiros anos do curso têm previsão de contratação em regime de tempo parcial ou integral e, destes, 50% de tempo integral. [Considerar apenas as horas destinadas para as atividades da Mantida à qual pertence o curso).
Tempo de experiência de magistério superior

Quando, pelo menos, 70% dos docentes previstos para os três (3) primeiros anos do curso têm, pelo menos, quatro (4) anos de experiência acadêmica no ensino superior.
Número de vagas por docente equivalente a tempo integral no curso

Quando a relação vagas/docente equivalente a tempo integral, previstos para os 3 primeiros anos do curso, for, no máximo, de 20/1.
Pesquisa e produção científica
(5)

Quando o projeto do curso prevê o desenvolvimento de pesquisa, com participação de estudantes (iniciação científica), cujo objeto de investigação contemple a atuação em serviço e atenção básica, e os docentes previstos para os três (3) primeiros anos do curso têm em média, nos últimos três (3) anos, pelo menos cinco (5) produções por docente.
Unidades hospitalares de ensino
(5)

Quando a IES conta com unidade(s) hospitalar(es) de ensino, própria(s) ou conveniada(s), por um período mínimo de dez anos, certificada(s) como Hospital de Ensino pelo MEC/MS (Port. 2.400/2007) e com residência médica em funcionamento, e que atenda(m) majoritariamente pelo SUS, com infra-estrutura básica constituída por: ambulatórios (pelo menos de clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia e cirurgia), unidades de internação (pelo menos de clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia e cirurgia), centros cirúrgico e obstétrico, unidades de urgência e emergência (clínica, cirúrgica e traumatológica), UTI pediátrica e de adultos, laboratórios de exames complementares (pelo menos imagens, laboratório clínico e anatomia patológica), e serviço de arquivo e documentação médica, possibilitando condições plenas de formação do estudante de medicina.
Biotério

Quando o biotério atende plenamente as necessidades práticas do ensino e da pesquisa.
Laboratórios de ensino
(1)

Quando o curso dispõe de laboratórios (pelos menos, o de anatomia, histologia,bioquímica, farmacologia, fisiologia/biofísica e técnica operatória) com espaço físico, equipamentos e material de consumo, plenamente adequados para o funcionamento do curso.
Comitê de ética em pesquisa
(1)

Quando existe o comitê de ética em funcionamento, homologado pela CONEP e pertencente à própria Instituição de Educação Superior.


TAGS