Escolas Médicas do Brasil

UFPI - amplia cotas sociais de 5% para 20%

 10/07/2008

Universidade Federal amplia cotas sociais de 5% para 20%

Serão oferecidas 1000 vagas para alunos oriundos de escolas públicas.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) anunciou hoje(8) a ampliação das vagas destinadas aos alunos oriundos de escolas públicas já para o próximo vestibular da instituição de ensino superior. As chamadas cotas sociais serão ampliadas de 5% para 20% no ano de 2009.

Desde 2006, a UFPI trabalhava com a meta de 5%, que correspondia a 247 vagas das 5.840 disponibilizadas na capital e interior. A partir da próxima seleção, a universidade vai passar a oferecer 1 mil vagas para alunos de escolas públicas, comprovadamente de baixa renda.
Segundo informou o pró-reitor de Ensino de Graduação da UFPI, Newton Freitas, desde de 1996 a universidade vem observando que os alunos oriundos de escolas públicas conseguem um bom desempenho no boletim. Pesquisas feitas junto a alunos de cursos considerados como "de elite", como Medicina e Direito, mostraram que 85% dos alunos que entraram com cotas sociais têm notas superiores a 6, a média da instituição.

"Isso mostra que os alunos querem apenas uma oportunidade para ingressar no curso. Eles são esforçados e sempre conseguem notas boas. Esses jovens estudam igual ou mais que os alunos vindos de colégios particulares", concluiu o pró-reitor, complementando ainda que quatros alunos de Medicina da UFPI vindos de escolas públicas têm médias superiores a 8,5.

Flash de Conceição Santos(direto da Ufpi)
Záira Amorim(Da Redação)
redacao@cidadeverde.

TAGS