07/08/2008
Plantão | Publicada em 06/08/2008 às 13h36m
Demétrio Weber - O GloboBRASÍLIA - O ministro da Educação, Fernando Haddad, divulgou nesta quarta-feira os conceitos preliminares dos cursos das áreas de saúde, agrárias e serviço social que mostram que 25,1% deles foram reprovados. Haddad disse que o conceito preliminar é um avanço no sistema de avaliação e que somente cursos de má qualidade temem a novidade.
- Prejudica a imagem dos ruins (cursos). Só se preocupa com a avaliação quem não faz um bom trabalho - disse o ministro.
Segundo ele, as faculdades de boa qualidade não temem o novo conceito porque ganharão visibilidade. O ministro classificou de erro grosseiro as criticas de associações de universidades privadas que condenaram a divulgação pública dos resultados preliminares antes que as instituições pudessem apresentar recurso.
- Quem faz um bom trabalho vai ser favorecido por um bom conceito. Nosso papel é resguardar o direito dos estudantes.
Nos próximos 30 dias, os cursos poderão apresentar recursos. Ao final deste período todos que permanecerem com conceito preliminar 1 ou 2 serão avaliados, in loco, por comissões enviadas pelo MEC.
As comissões terão poder para aumentar a nota dos cursos. Ao final, as faculdades que receberem conceito definitivo 1 ou 2 deverão assinar termo de compromisso com o MEC, comprometendo-se a tomar providencia para melhorar a qualidade do ensino no prazo de um ano. Entre as medidas exigidas pelo ministério poderão estar a contratação de novos professores, a redução do número de vagas oferecida de nos vestibulares e a revisão currículos.