Escolas Médicas do Brasil

Enfermeiros podem prescrever medicamentos em Vila Velha - ES

 07/10/2008

Enfermeiros podem prescrever medicamentos em Vila Velha

27/09/2008 - 00h00

César Fernandes
cfernandes@redegazeta.com.br

A tradicional figura do enfermeiro ganha novas funções nos postos de saúde de Vila Velha. A partir de agora, eles podem atender, avaliar e prescrever medicamentos. A normalização da consulta de enfermagem foi divulgada ontem, no Diário Oficial do Estado e já está em vigor.

Fórum do leitor: Você acha que enfermeiros podem medicar seus pacientes?

A secretária de Saúde do município, Márcia Andriolo, informou que grande parte da equipe de enfermeiros da administração municipal foi renovada, recentemente, e que, em pouco tempo, todos estarão aptos para exercer as novas atribuições.

Polêmica
Apesar de já publicada, a prática ainda não vem sendo adotada em alguns postos de saúde do município. Em um deles, um enfermeiro que preferiu não se identificar, relatou que um atendimento prévio é feito no posto, mas ainda não tem conhecimento da autorização que permite que ele prescreva medicamentos.

As novas funções dos enfermeiros não foram bem- aceitas pelos pacientes. Muitos afirmam que não querem abrir mão da opinião do médico. "Posso até receber um pré-atendimento, mas ficaria muito inseguro com um remédio prescrito por um enfermeiro. Cada um deve fazer o seu papel dentro do hospital", observou o pintor Edvaldo Clério.

A enfermeira Tânia Mara Ribeiro explica que, na sua profissão, essas ações estão regulamentadas. "O enfermeiro é capacitado para executar qualquer procedimento, e isso inclui atendimentos, avaliações e prescrição".

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) informou que o município tem autonomia para promover a mudança, e que os enfermeiros são capacitados para fazer esse tipo de procedimento. Acrescentou que todas as medidas dispostas na portaria estão dentro da lei.

Profissionais já estão capacitados

A informação é da secretária de Saúde do município, que garante estar os enfermeiros aptos para função
A divulgação da normalização da prescrição de medicamentos por enfermeiros de Vila Velha foi divulgada ontem e já pode entrar em vigor no município. Segundo a secretária de Saúde do município, Márcia Andriolo, grande parte da equipe foi renovada, e os profissionais estão aptos para realizar os procedimentos.

"Fizemos uma nova edição do protocolo do Ministério Público, adaptando-as às necessidades do município", completou. De acordo com a secretária, os profissionais estão amparados por lei e são capacitados na graduação, por isso não há o que temer.

"Eles estão prontos para isso, e têm essa permissão. Os pacientes estão em ótimas mãos e, com o tempo, irão se acostumar. Não estamos diminuindo médicos nem substituindo, é um apoio para agilizar os atendimentos".
Em casos de tratamento preventivo e curativo, os profissionais poderão prescrever medicamentos, solicitar exames e fazer encaminhamentos, desde que os procedimentos sejam realizados em formulário padrão da Secretaria de Saúde Municipal, com data, assinatura e identificação - carimbada - com número de inscrição no Conselho Regional de Enfermagem do Estado (Coren) e nome completo do enfermeiro.


TAGS