Escolas Médicas do Brasil

III Extensão Universitária 2009 / Monte Negro

 08/01/2009

 

 

III EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA  2009 / Monte Negro

 

Foi num clima de muita alegria e entusiasmo que os acadêmicos de medicina participaram da III Extensão Universitária 2009/Monte Negro, antecipando o início do ano letivo. O evento é resultado da parceria da Universidade de São Paulo (USP) com seu núcleo avançado de pesquisa, localizado no município de Monte Negro, o Instituto de Ciências Biomédicas(ICB5-USP), a Faculdade São Lucas (FSL) e a Prefeitura Municipal de Monte Negro.

Participaram da extensão, acadêmicos de medicina do 3º ao 8º período de da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Faculdade São Lucas. As atividades aconteceram no período do dia 12 ao dia 16 de janeiro de 2009. Os acadêmicos conheceram o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB5-USP) apresentado pelo professor Dr. Luís Marcelo Aranha Camargo, próprio fundador do Instituto e Coordenador do curso de medicina da Faculdade São Lucas.

Os acadêmicos de medicina ficaram hospedados no alojamento do ICB5-USP onde realizavam suas refeições. As atividades eram no período integral e foram realizadas aproximadamente 200 consultas, 20 biópsias e procedimentos cirúrgicos simples. A maioria dos pacientes eram oriundos de Buritis, Campo Novo, Ariquemes, Monte Negro e Cacaulândia. A diversidade de patologias e a grande freqüência de casos com doenças infecciosas (hanseníase, tuberculose, hepatites, AIDS e micoses profundas) marcou o atendimento.

Após as atividades da tarde os alunos reuniam-se e faziam um balanço sobre os casos interessantes do dia, bem como a discussão de um caso clínico apresentado pelo Dr. Luís Marcelo, onde discutiam hipóteses diagnósticas, quadro clínico, diagnóstico diferencial e tratamento. Durante estas reuniões, esboçou-se o projeto de elaboração do Guia Ambulatorial Básico de Urgências e Emergências Clínicas, sob coordenação acadêmica dos alunos Fábio Roza (FSL) e Claudio Pilon (UNIR)

A III EXTENSÃO UNIVERSITARIA 2009 foi considerada por todos os participantes excepcional, visto que além de contar como um diferencial para a formação do currículo e aprimorar a relação médico-paciente os acadêmicos puderam ver na prática que a medicina pode e deve ser praticada e ser altamente resolutiva, com uma formação médica generalista, mesmo sem a posse de tecnologias avançadas.

 



TAGS