05/02/2010
Faculdade de medicina da Unirio deve ser instalada na cidade 0 prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB) recebeu em seu gabinete na manhã de ontem a reitora da Universidade Federal do Estado do Rio (Unirio), Malvina Tânia Tutmam, para discutir a instalação da universidade em um prédio ao lado do futuro Hospital Regional do Médio Paraíba, no Roma II. No local serão ministrados cursos de medicina, enfermagem e nutrição. Tudo indica, se for aprovado pelo Ministério da Educação, que até o primeiro semestre de 2011 o prédio já esteja em funcionamento. As obras podem começar no ano que vem. Segundo o novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Jessé de Hollanda Cordeiro Júnior, nomeado também na tarde de ontem (matéria na página 6), o objetivo de buscar a parceria com a Unirio é facilitar o acesso de quem sonha em se formar nos cursos, mas não tem condições financeiras para sustentar uma faculdade particular. “É um sonho muito antigo. Sabemos que muitos cidadãos querem cursar a faculdade de medicina, por exemplo, mas não têm R$ 2,3 mil para pagar todo mês”, ressalta.
Para que as obras sejam iniciadas, uma reunião ainda esta semana pode acontecer com o ministro da Educação, Fernando Haddad, em Brasília. Caso sejam aprovadas, as obras devem ser iniciadas em março de 2010. “Queremos programar o vestibular já para o segundo semestre do ano que vem, para que no início de 2011 já tenham turmas formadas para iniciarem os cursos”, conta Jessé. Malvina, acompanhada de professores das habilitações que estão dentro do projeto, se mostrou bastante otimista: “Essa ideia de interiorização já havia sido tentada logo que assumimos a reitoria, no final de 2004. Tentamos fazer isso com a Região dos Lagos, mas naquela época não foi possível”, conta Malvina, frisando a importância do apoio num conjunto de prefeituras. “Vocês vieram nos propor exatamente o que queremos”, completou.
Segundo Neto, há 90% de chance de tudo acontecer. “Ninguém de nós imaginava que em tão pouco tempo esse sonho poderia se concretizar. Já queremos ter 180 alunos aprovados no segundo semestre do ano que vem. Em média, 60 alunos para cada curso”, detalhou o prefeito, acrescentando que a região carece de universidade pública.
O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato (PMDB), também participou da reunião e aprovou o projeto. “Hoje, todo o país têm encontrado dificuldade em cursar uma faculdade de medicina. Quando se trata de uma pública, apresentamos uma solução para aqueles que encontram essa dificuldade”, dispara.
Como se o projeto já estivesse aprovado, Jessé e Malvina pré-decidiram qual será o nome do Campus. “Pensamos em Escola de Ciências da Saúde”, disse Jessé. Já Malvina pensou em Instituto de Ciências da Saúde, ou Instituto Integrado de Saúde.