15/12/2009
Cremesp aponta que falhas mais graves estão em áreas sensíveis, como a clínica médica
Paulo Saldaña, Especial para Estadão.edu,
e Marcela Espinosa - do Jornal da Tarde
É o terceiro ano consecutivo em que a maioria dos alunos de Medicina são reprovados no exame. Segundo o Cremesp, o diagnóstico é mais grave este ano por conta do tipo de erro cometido pelos futuros médicos. A clínica médica é uma área considerada fundamental para qualquer um que deseje ser médico.
"Nas áreas em que têm de ir melhor são justamente as que eles apresentam mais deficiências", afirma Braulio Luna Filho, coordenador do Cremesp. O conselho aponta que as faculdades em geral boicotam esse exame, que não é obrigatório como a residência, mas acaba sendo um modo de avaliar a qualidade dos cursos. Neste ano, 621 fizeram a prova; e 56% foi reprovada.
____________________________________________________________________________________________
Terça, 15 de Dezembro de 2009 - 16h55
Da reportagem
O Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) divulgou nesta terça-feira os resultados da quinta edição do Exame do Cremesp, que avalia anualmente o desempenho dos estudantes de medicina do Estado.
Dentre os 621 participantes da primeira fase, 276 alunos (44%) foram aprovados para a segunda etapa. O índice de reprovação foi de 56%.
A participação no Exame não é obrigatória e o resultado não é pré-requisito para a habilitação do médico ao exercício profissional.
Atualmente, 25 escolas médicas paulistas formam cerca de 2.600 alunos por ano. O número de participantes no Exame de 2009 representou 25% desse universo.
Segundo o Cremesp, não é possível avaliar o desempenho individual das escolas médicas, já que o número reduzido de participantes dificulta a comparação entre eles.
Ribeirão Preto
As escolas médicas de Ribeirão Preto que participaram do Exame do Cremesp de 2009 foram a Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto) e a Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).
De acordo com dados divulgados pelo Conselho, 16 estudantes da Unaerp fizeram o Exame, sendo que cinco foram aprovados (31,2%). Já da Faculdade de Medicina foram seis participantes, com a aprovação de todos (100%).