Escolas Médicas do Brasil

Universidade Federal de JF agenda criar curso de medicina em Valadares

 07/03/2010

15 de fevereiro de 2010

Publicada em: 22 de fevereiro de 2010 - Visualizada pela 67º vez

 

Veículo: Hoje em Dia

Editoria: Minas

Universidade Federal de JF agenda 1º vestibular em Valadares

Unidade oferecerá cinco cursos, incluindo Medicina e Odontologia, e terá hospital universitário

Ana Lúcia Gonçalves – Da Sucursal

GOVERNADOR VALADARES – A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai instalar um campus em Governador Valadares, no Leste do Estado. A procura pelo terreno, que deverá ter entre 50 e 60 hectares, começará depois do Carnaval. O primeiro vestibular está previsto para dezembro deste ano, com ofertas de vagas para os cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Direito e Economia. A proposta é transformar o Hospital Municipal (HM), que enfrenta sérios problemas com a falta de médicos e outros profissionais de saúde, em hospital universitário ou das clínicas, só existentes na capital.

“Essa é uma vitória histórica para o nosso município. Vai promover desenvolvimento e gerar cidadania por meio do conhecimento e inclusão das pessoas da nossa cidade e região”, disse a prefeita Elisa Costa (PT), contando que esse sonho está sendo construído há cinco anos, quando começou seu mandato como deputada estadual. Ela fez um apelo para que empresários ou proprietários de terrenos em GV façam a doação da área onde o campus da UFJF deverá ser construído. Até que ele fique pronto, as aulas serão ministradas em locais provisórios, que já estão sendo estudados.

A expectativa é que no futuro esse campus avançado se torne uma universidade autônoma. A instalação desse campus complementa a oferta de educação de nível superior gratuita, já oferecida na cidade por meio do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET), que já oferece cursos de graduação e pós-graduação na área tecnológica para mais de 700 alunos.

Segundo a prefeita, outras sugestões de universidades foram apresentadas, mas a UFJF foi escolhida por causa da tradição de cursos na área da saúde, que são importantes para a cidade e o Vale do Rio Doce, que tem carências profissionais nesta área.

Cursos com identidade na cidade

“Encontramos identidade na história da cidade com os cursos que poderão ser ofertados”, disse, explicando que esses cursos iniciais farão parte de um plano de trabalho que será estabelecido em reunião com o Ministério da Educação, em Brasília, após o Carnaval. “Já vamos procurar locais provisórios que ofereçam condições para que esses cursos sejam instalados”, disse. A vinda da UFJF foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Fernando Haddad, em visita à cidade na última terça-feira, e os detalhes divulgados ontem pela prefeita.

“Se a gente quer mudar a vida das pessoas, transformar a realidade de Valadares e do Vale do Rio Doce, um dos projetos estruturantes é a educação. E estamos cuidando dela desde a educação infantil até a universidade”, disse a prefeita, que lançou na última quinta-feira, no Teatro Atiaia, a Escola de Tempo Integral, programa para formação integral de crianças em toda a Rede Municipal de Ensino, que tem hoje 50 escolas e cerca de 3 mil alunos.

As crianças ficarão na escola oito horas por dia. Elisa Costa assegura que esse é um dos principais caminhos para o desenvolvimento de GV. “Se queremos abrir caminhos para a atração de empresas, precisamos ter um povo qualificado para recebê-las”.

Ainda de acordo com a prefeita, esse conjunto de iniciativas – com um campus de uma universidade federal e escolas de tempo integral – estrutura um legado para as futuras gerações. Depois de detalhar as oportunidades oferecidas em GV por meio dos cursos superiores de graduação e pós-graduação gratuitos, o secretário de Planejamento, Jaider Batista, pontuou que em um desses elos, a atual administração resolveu problemas que enfrentava para a formação de professores por meio da UAB; e no outro, a formação tecnológica oferecida pelo IFET. Agora resolverá outro na área da saúde, por meio da UFJF.

“A UFJF, ao indicar que tinha interesse de implantar o seu segundo campus avançado em Valadares, conseguiu aprovação do Conselho Universitário para essa iniciativa e indicou, no entendimento dela, quais seriam os primeiros cursos para Valadares. Ao anunciá-los, não estamos afirmando que serão exatamente esses, mas são os cinco que ela apresentou ao Ministério da Educação e para a prefeita, como aqueles que está mais pronta para oferecer”, disse. Segundo ele, o curso de Medicina é uma das excelências da universidade e o esforço do Governo municipal agora é providenciar instalações para que, em dezembro deste ano, além dos vestibulares da UAB e IFET, seja também realizado o da UFJF.

“É essencial para esse Governo a área da saúde. Formar profissionais que cuidem da saúde da nossa região é prioridade. Ter uma universidade aqui, com cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia não somente atende a isto, mas implica em mudanças no modo como vemos o nosso Hospital Municipal que, provavelmente, neste desenho deve vir a se transformar em hospital universitário, das clínicas. Isto dá a abrangência do que está nas mãos do Governo”, avaliou.

O reitor da UFJF, Henrique Duque, esteve em Valadares para acompanhar o pronunciamento de Lula e Haddad sobre a instalação do campus da UFJF.


TAGS