Escolas Médicas do Brasil

UNESC - avaliada pela ABEM

 05/09/2010

CURSO DE MEDICINA É AVALIADO COMO AVANÇADO PELA CAEM/ABEM

 

 

 

A Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) na sua vocação institucional tomou a iniciativa de promover a avaliação das tendências de mudanças nas escolas médicas, criando a Comissão de Avaliação das Escolas Médicas (CAEM).

A Caem implantou o projeto, financiado pelo Ministério da Educação "Avaliação da Tendência de Mudanças no Curso de Graduação das Escolas Médicas Brasileiras", aprovado em março de 2006, teve a participação de 33 escolas médicas do Brasil.

Este projeto teve 3 momentos, sendo o primeiro momento a aplicação de um questionário de auto-avaliação com 5 eixos e 17 perguntas respondidos por alunos, professores e componentes da comunidade local (profissionais do serviço de saúde pública, líderes de associações de bairros, entre outros). Esse instrumento foi aplicado em 2006 e 2008 no UNESC. As respostas eram, então, enviadas à comissão da CAEM responsável pelo projeto e de acordo com as respostas as escolas eram classificadas como segue abaixo:

TIPOLOGIA / SIGLA
Avançada = A
Inovadora com tendência avançada = Ia
Inovadora com tendência tradicional = It
Tradicional = T

Em um terceiro momento, o UNESC recebeu a visita de dois avaliadores da CAEM (final de 2008). Em 2009 nós participamos da oficina de sistematização dos resultados das escolas no Rio de Janeiro. 

A nossa instituição recebeu a tipologia Avançada no que diz respeito à implementação de mudanças na escola para contemplar as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação de medicina, pelo Ministério de Educação, em vigor desde novembro de 2001 (ME/CNE, res. no.4, 2001).

 


TAGS