Alunos de Medicina devem passar por testes de progresso, avaliam entidades

05/09/2010

Alunos de Medicina devem passar por testes de progresso, avaliam entidades
Data: 03/09/2010

A realização de avaliações periódicas de aproveitamento dos cursos de Medicina, pelos alunos, foi o assunto discutido na reunião da Comissão de Ensino Médico, realizada nesta sexta-feira (03/09). O encontro tratou sobre as deliberações do Fórum de Ensino Médico, ocorrido em julho, no Conselho Federal de Medicina (CFM) e também sobre os resultados das discussões relativas ao tema durante o II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2010, nesta semana.

Além dos membros da Comissão, participaram do encontro o presidente da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (ABRAHUE), Carlos Alberto Justo, e o diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Paulo Roberto Wollinger. Para implementar esse tipo de avaliação, o representante do MEC solicitou às entidades uma proposta informando o que deve ser avaliado com o teste de progresso, qual a infra-estrutura ideal, corpo docente e qualidade do ensino desejáveis para as escolas médicas. Wollinger declarou que "o apoio das entidades médicas é fundamental para poder implementar essa avaliação".

De acordo com o coordenador da Comissão e 1º vice-presidente do CFM, Carlos Vital Corrêa Lima, as entidades elaborarão uma proposta de avaliação dos egressos dos cursos de Medicina, que "deve ser feita durante a formação, de maneira a configurar justificativas educacionais", justificou o vice-presidente.

Fonte: CFM