Escolas Médicas do Brasil

Governo Federal pretende construir faculdades de Medicina no interior do Amazonas

 18/05/2011

 

Governo Federal pretende construir faculdades de Medicina no interior do Amazonas

Alexandre Padilha participou em Manaus da abertura do ´Dia D' de Mobilização contra a Gripe, neste sábado

Manaus, 30 de Abril de 2011

TAYANNA MARTINS

O ministro Alexandre Padilha acompanha grupo de mulheres indígenas da etnia tikuna, em Manaus, durante abertura da campanha

O ministro Alexandre Padilha acompanha grupo de mulheres indígenas da etnia tikuna, em Manaus, durante abertura da campanha (Antônio Menezes)

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou neste sábado (30) em Manaus, durante a abertura do "Dia D" de Mobilização contra a gripe, que o governo federal está elaborando um plano para montar faculdades de formação de médicos em municípios do interior dos Estados brasileiros.

O Estado do Amazonas faz parte dessa iniciativa do governo federal.

Padilha também anunciou a implantação de um programa especial de residência médica para amenizar o problema de falta de especialistas nos locais.

Segundo o ministro, o Amazonas tem uma média de 1,5 médicos para cada mil habitantes, uma situação preocupante que é enfrentada por grande parte do País.

De acordo com o ministro, o mais grave no Amazonas é que grande parte dos especialistas se concentra somente na capital.

Reunião

"Me reuni com o ministro da Educação, Fernando Haddad, na última semana para iniciarmos a definição do plano, que deve ser posto em prática ainda neste ano", afirmou.

Padilha apontou ainda que a medida é para resolver o problema da carência em pelo menos 15 anos.

Na ocasião, o governador do Amazonas, Omar Aziz, destacou que incentivar a formação de novos médicos e o deslocamento de profissionais de outros países é uma prioridade do governo.

"Vamos ter que buscar profissionais na Colômbia, Venezuela, onde for preciso para suprir essa demanda até que nossos médicos se formem, é um processo demorado", disse.


 


TAGS