A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) realizou um estudo sobre o número de estudantes no ensino clínico e concluiu que a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra é a escola que tem mais alunos por tutor, avança a agência Lusa.
O estudo sobre rácios tutor-aluno nas Escolas Médicas Portuguesas foi realizado relativamente ao ano lectivo 2010/2011, tendo para tal recolhido o número de alunos por tutor nas disciplinas clínicas das oito Escolas Médicas nacionais.
Em comunicado, a direcção da ANEM revela ter concluído que existem escolas em que o rácio médio é significativamente superior ao das restantes.
A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra tem em média 17 alunos por tutor, seguida do ICBAS, com 10 alunos por tutor, e da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, com nove alunos por tutor.
Nas escolas que apresentam rácios mais baixos, constata-se que, muitas vezes, esses são conseguidos graças a protocolos com vários hospitais, descentralizando os estudantes de um determinado local de ensino e de tutores sem ligação contratual à instituição de ensino.
A ANEM concluiu ainda que o aumento do numerus clausus e a imposição legal de que o número de vagas para o concurso especial de acesso ao curso de medicina por titulares do grau de licenciado passe de 5% para 15% constituíram factores de agravamento dos rácios.
Segundo Manuel Abecasis, presidente da ANEM, “o excessivo número de estudantes por tutor compromete o ensino verdadeiramente clínico, sendo substituído algumas vezes por aulas teórico-práticas, em que o contacto com os utentes é reduzido, baseando-se em discussão de casos clínicos e dificultando o desenvolvimento do profissionalismo médico e de capacidades de comunicação”.