Escolas Médicas do Brasil

MEC publica as notas do Enem 2012

 01/01/2013

28/12/2012

Consulta aos resultados do Enem 2012, realizado nos dias 3 e 4 de novembro, foi liberada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira (28). Alguns candidatos tiveram acesso antecipado à nota do Enem nesta quinta-feira (27)

(Crédito: Shutterstock.com)

(Crédito: Shutterstock.com)

Candidatos podem consultar nota individualmente pela internet

 

 

A consulta aos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 foi liberada nesta sexta-feira (28). Para conferir o boletim de desempenho, os participantes devem acessar o site do Enem e informar número de CPF e senha. Caso o participante tenha perdido a senha é possível recuperá-la na própria página do Enem.

 

» Confira o gabarito oficial do Enem 2012
» Notícias sobre o 1º dia de provas do Enem 2012
» Notícias sobre o 2º dia de provas do Enem 2012
» Tudo sobre o Enem 2012

 

O boletim do Enem 2012 apresenta o desempenho do candidato nas quatro áreas avaliadas (linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza), além da correção e nota da redação.

 

Nesta quinta-feira, alguns candidatos tiveram acesso antecipado à nota do Enem. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC), durante um período de entre 20 e 30 minutos, o sistema ficou aberto à consulta individual enquanto os técnicos do MEC faziam o processo de homologação do sistema. De acordo com a assessoria, "alguns alunos", com seu número de inscrição e senha, conseguiram ver apenas a sua nota da prova de redação.

 

O Enem 2012 foi aplicado nos dias 3 e 4 de novembro para 4,17 milhões de candidatos.

 

Notas do Enem 2012 no Sisu


No processo seletivo para o primeiro semestre de 2013, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) usará como critério a nota de cada candidato no Enem 2012. As inscrições serão realizadas entre os dias 7 e 11 de janeiro. Por enquanto, o sistema está disponível apenas para consulta. Nele, o candidato pode pesquisar as vagas oferecidas pelas instituições. A primeira chamada do Sisu será em 14 de janeiro de 2013, e a segunda, em 28 de janeiro de 2013.

 

Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu referente à primeira edição de 2013 o estudante que tenha participado da edição do Enem e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de redação. O estudante poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga. Ao se inscrever no processo seletivo do Sisu, o estudante deverá especificar em ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição, local de oferta, curso, turno.

 

Pelas regras publicadas no Diário Oficial União, os alunos de escolas públicas serão divididos em dois grupos, segundo a renda familiar: menor ou maior que 1,5 salário mínimo por pessoa. Esses grupos são separados em mais dois subgrupos, de acordo com a autodeclaração do candidato da cor da pele: os que são pretos, pardos ou indígenas e os demais.

 

A reserva de vagas também se estenderá à lista de espera das instituições, que podem ainda aplicar regras de programas próprios de ações afirmativas, desde que os 50% definidos pela lei continuem assegurados.

 

Caso não haja aprovados suficientes para preencher as vagas destinadas a algum dos subgrupos previstos, elas poderão ser oferecidas aos demais subgrupos, na seguinte ordem de prioridade: primeiro, ao que possui a mesma faixa de renda, depois, a qualquer renda, priorizando os pretos, pardos e indígenas. Se o preenchimento não se der mesmo assim, as vagas são disponibilizadas aos demais candidatos.

 

Lei das cotas

O candidato também deverá especificar a modalidade de concorrência. Ele poderá concorrer às vagas reservadas pela Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, a chamada Lei das cotas. Pela lei, as instituições federais de ensino superior devem reservar pelo menos 12,5% das vagas de cada curso e turno para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Deste percentual, metade das vagas é para estudantes com renda família de até 1,5 salário mínimo. E ainda há um percentual para estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

 

O Sisu disponibilizará a nota de corte para cada instituição, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência, a qual será atualizada periodicamente conforme o processamento das inscrições efetuadas. Não haverá cobrança de taxa de inscrição às vagas ofertadas pelo Sisu.

 

 

 



TAGS