Professor Daniel Egg - por JC Simões

25/03/2013

Dr. João Carlos Simões.

O Professor Daniel Egg por João Carlos Simões

A história do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba e da Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná são inseparáveis da memória histórica  que representa o Dr. Daniel Egg. Ele nasceu em Curitiba no dia 17 de março de 1918, filho de Carlos Egg e Estela Egg. Graduou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil em 1944. Voltando a Curitiba, foi assistente de Anatomia na UFPR de 1945 a 1966. Em viagem de estudo fez estágio de cirurgia nos Estados Unidos, sendo instrutor de anatomia na Universidade da Califórnia em 1957.

Quando da inauguração do Hospital Evangélico, em 5 de setembro de 1959, foi seu primeiro diretor e assim prosseguiu até a sua morte em 31 de janeiro de 1988. Desde a inauguração o hospital já possuía um corpo de acadêmicos  que residiam no Hospital ainda em obras e que participavam de atividades no centro cirúrgico e nas enfermarias de indigentes. Particularmente, entrei como acadêmico do Hospital em junho de 1967, oportunidade em que conheci o dr. Daniel Egg. Num desses encontros, conversando comigo, dizia que eu precisava  aprender uma coisa da prática médica por dia – no final de um  ano – seriam 365 coisas novas da medicina que teria aprendido! Sendo assim, tudo que aprendi e deixei de aprender devo ao Hospital  Evangélico de Curitiba!

No primeiro editorial do Boletim do HUEC, publicado em janeiro de 1960, referiu o seu sonho de constituir ali uma verdadeira escola. E, assim, se revelou um visionário obstinado e verdadeiro: “   Abriu o Hospital suas portas no dia 5 de setembro de 1959, funcionado parcialmente e pondo em atividade 35 dos seus 120 lietos, onde 75% serão para os indigentes. É intenção do Hospital, transformá-lo numa verdadeira Escola, abrindo assim mais um campo para os médicos e acadêmicos de nossa terra, iniciando o mais breve possível reuniões científicas, aulas, cursos de enfermagem e medicina de urgência com  a publicação de tudo o que se fizer através de um boletim trimestral, do qual este é o primeiro número.”

A fundação da Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná (FEMPAR) acabou se concretizando em 1968, com o apoio de vários médicos da instituição, professores, políticos e da  SEB. O Dr. Daniel Egg foi o diretor da FEMPAR até a sua morte. Em 2 de Janeiro de 1969 iniciaram-se  as aulas para 45 estudantes, excedentes do vestibular de 1967 da UFPR, que não haviam conseguido  vagas. A aula inaugural foi proferida pelo governador Paulo Pimentel no dia 9 de Janeiro de 1969. Em 1971 teve início a ampliação do Hospital com a construção de um pentágono de 5 andares sobre o edifício primeiro que lembrava uma estrela – aliás, tinha o nome de “ estrela da saúde” na época da sua inauguração. Em 20 de março de 1962 faz um relatório no qual fala da instalação de uma ala para atendimento de queimados, com a colaboração da secretária de Saúde – Serviço esse que se tornaria em referência no sul do País.

A residência médica do Evangélico foi fundada em abril de 1975, também sob a inspiração do Dr. Daniel Egg. O Pronto Socorro Municipal do Evangélico foi inaugurado em 1978 e, seu primeiro diretor, foi o Dr. Sérgio Brenner.

Estes são pequenos fragmentos da contribuição e legado que o professor Daniel Egg deixou nos seus mais de 30 anos de dedicação e trabalho no Hospital e na Faculdade de Medicina. Existem poucas imagens que o homenageiam na FEPAR – a única, eu mesmo fixei na parede do laboratório de experimental, na época que era professor titular de Técnica Operatória. A sua imagem marcante de médico e professor de anatomia, com seu avental branco, impecável, onipresente, paira sobre os tijolos do hospital que ajudou a construir e a sua voz, séria e forte, aconchegante e acolhedora,  ecoa na antiga FEMPAR, ali na Princeza Isabel. Sua postura séria, severa às vezes, digna e ética são exemplos marcantes e ficarão nos corações dos médicos e professores do HUEC e do curso de Medicina da FEPAR para sempre.

João Carlos Simões é Médico graduado pela UFPR em 1972, foi acadêmico residente do HEC de 1967 a 1972, professor Titular do Curso de Medicina  Faculdade Evangélica desde 1974, médico do Corpo Clínico do Evangélico desde 1973, editor da Revista do Médico Residente.