Escolas Médicas do Brasil

O Sistema de educação superior - veja como as Instituições estão organizadas

 07/04/2008

Segundo a legislação em vigor, as Instituições de Educação Superior estão organizadas da seguinte forma:

 

Universidades

São instituições pluridisciplinares, públicas ou privadas,  de formação de quadros profissionais de nível superior, que desenvolvem  atividades regulares de ensino, pesquisa e extensão.

Universidades Especializadas 

São instituições de educação superior, públicas ou privadas, especializadas em um campo do saber como, por exemplo, Ciências da Saúde ou Ciências Sociais, nas quais são desenvolvidas atividades de ensino e pesquisa  e extensão , em áreas básicas e/ou aplicadas.

Centros Universitários

São instituições de educação superior, públicas ou privadas, pluricurriculares,  que devem oferecer ensino de excelência e oportunidades de qualificação ao corpo docente e condições de trabalho à comunidade escolar.

Centros Universitários Especializados

São instituições de educação superior, públicas ou privadas, que atuam numa área de conhecimento específica ou de formação profissional, devendo oferecer ensino de excelência e oportunidades de qualificação ao corpo docente e condições de trabalho à comunidade escolar.

Faculdades Integradas e Faculdades

São instituições de educação superior públicas ou privadas, com propostas curriculares em mais de uma área do conhecimento, organizadas sob o mesmo comando e regimento comum, com a finalidade de formar  profissionais de nível superior, podendo ministrar cursos nos vários níveis (seqüenciais, de graduação, , de pós-graduação e de extensão) e modalidades do ensino. 

Institutos Superiores ou Escolas Superiores

São instituições de educação superior, públicas ou privadas, com finalidade de  ministrar cursos nos vários níveis (seqüenciais, de graduação, de pós-graduação e de extensão).

 

Centros de Educação Tecnológica

São instituições especializadas de educação profissional, públicas ou privadas, com a finalidade de qualificar profissionais em cursos superiores de educação tecnológica para os diversos setores da economia e realizar pesquisa e desenvolvimento tecnológico de novos processos, produtos e serviços, em estreita articulação com os setores produtivos e a sociedade, oferecendo, inclusive, mecanismos para a educação continuada.

 
 

TAGS