17/07/2008
Coimbra
Medicina "rouba" avaliação de docentes
A direção da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra apropriou-se de um esquema de avaliação de docentes que os alunos faziam. Agora, já nem há "professor do ano".
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No virar do milênio, o NEM - Núcleo de Estudantes de Medicina - estrutura representativa dos estudantes, no âmbito da Associação Acadêmica de Coimbra - resolveu pôr em prática uns "Inquéritos Pedagógicos". Trata-se de um questionário de avaliação, distribuído entre os alunos. A idéia foi, desde logo, sistematizar e formalizar a opinião que os estudantes têm sobre as cadeiras da Licenciatura em Medicina. O objetivo foi acabar com uma certa tradição de "fama aparente", associada às características das cadeiras, seus aspectos positivos e negativos, e também às características da leccionação dos professores, regentes ou assistentes.
Até 2005, os alunos sempre trataram os inquéritos. Quanto aos resultados, sempre foram divulgados, publicamente, no âmbito das Jornadas Pedagógicas do NEM. Na ocasião, dando seqüência ao apuramento da melhor cadeira de cada ano, era entregue o prémio de "melhor professor". A última vez que tal sucedeu foi em 2006, em referência ao ano letivo 2005/06.
A princípio, a iniciativa tinha nula ou escassa intervenção da direção da faculdade. Esta, porém, depressa se apercebeu dos riscos e, por isso, tratou de abordar o NEM para o estabelecimento de uma espécie de parceria, através do então DEM (Departamento de Educação Médica), agora denominado Direção de Educação Médica. A colaboração era expressa, essencialmente, no tratamento de dados.
Só que, logo após as referidas jornadas de 2006, a faculdade foi mais longe e tratou de "apoderar-se" dos inquéritos, a aplicar no ano letivo 2006/07. Segundo a presidente do NEM, este foi mesmo impedido de levá-los a cabo, tendo o DEM chegado ao ponto de tentar proibir o NEM de sugerir perguntas novas, ou alterar outras, ao mesmo tempo em que lhe negava o acesso aos resultados. Neste contexto, os representantes dos alunos decidiram reagir.
Assim, no âmbito de um processo participado e sempre comunicado aos colegas, o NEM fez questão de participar na alteração das questões. Só que as propostas feitas à Direção de Educação Médica apenas em parte foram atendidas. Para, além disso, perguntas houve cujos resultados não foram, sequer, disponibilizados aos alunos.
Grelha codificada
Ainda assim, os inquéritos foram postos em prática e os alunos responderam em relação a cadeiras do ano letivo anterior. Quanto aos resultados, vieram a ser "divulgados" de forma absolutamente inédita, através de uma grelha, codificada, sem que fosse possível, mesmo aos alunos do NEM, saber a que cadeira corresponde cada código.
O DIÁRIO AS BEIRAS solicitou cópia desta grelha, mas a faculdade negou, alegando ser necessária autorização do Conselho Científico. Deste modo, os estudantes perceberam que os inquéritos tinham saído do seu controlo, passando a ser uma bandeira do DEM. Mas, o NEM/AAC voltou a reagir e tratou de informar a Direção de Educação Médica de que iria levar a cabo os seus próprios inquéritos.
Inês Mesquita, presidente do núcleo, admite que vá incluir novas questões, nomeadamente em relação à utilidade das aulas teóricas. O objetivo, agora, é trabalhar com uma amostragem de 50 alunos por ano, estando as perguntas em fase de conclusão, para serem distribuídos em Setembro. A análise e os respectivos resultados serão publicados em Outubro.
Faculdade lacônica
No início deste conturbado processo, procuramos contatar a Faculdade de Medicina, para esclarecer o problema levantado com os inquéritos pedagógicos. Após vários desencontros e tentativas, foi solicitado o envio de um conjunto de questões, por escrito. As respostas chegaram, também por escrito, subscritas por Júlio Leite, diretor da Direção de Educação Médica da Faculdade de Medicina, e são as que, a seguir, se reproduzem:
P - O que distingue os dois processos avaliativos?
R - A Direção de Educação Médica tem coordenado a auto-avaliação na escola, com base em inquérito pedagógico que se encontra em fase de implementação experimental.
P - O que caracteriza a "grelha" adotada pela Direção de Educação Médica para a avaliação?
R - Este é apenas um dos métodos de avaliação do ensino superior.
P - Por que deixou de ser entregue a distinção de "Professor do ano"?
R - Os prêmios aos melhores docentes têm sido propostos pelo NEM (Núcleo de Estudantes de Medicina), de acordo com os seus critérios.
P - Quando vão ser tornados públicos os resultados deste ano?
R - Durante este ano, não houve ainda qualquer tomada de posição sobre este assunto.
Por responder ficou, entretanto, a seguinte questão: Que resultados foram obtidos nas avaliações dos dois últimos anos letivos?